O que fazer quando o exame revela deficiênca miccional, além da prescrição de uma urinodinãmica

4 respostas
O que fazer quando o exame revela deficiênca miccional, além da prescrição de uma urinodinãmica para descobrir se o problema é de estreitamento da uretra, perda de contração da bexiga, ou ambos?
Disfunção miccional pode representar grande quantidade de patologias.
É preciso colher a história clínica detalhada do paciente, exames de imagem, exames de urina, contudo a urodinâmica geralmente é o exame que nos dá mais informações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
InfeliZmente a fluxometria não diferencia obstrução de problemas na contração vesical e ambos podem levar a disfunção miccional.
A urodinâmica irá sugerir ou um ou outro e , aliada a uma boa anamnese (história do paciente onde o médico tira informações ) poderemos ter pistas para tentar identificar a origem do problema (estreitamento da uretra? Crescimento da próstata?).Nos casos da obstrução , em alguns casos só descobrimos a causa da obstrução após passar a câmera , quando muitas vezes nos surpreendemos por um estreitamento da uretra, por exemplo.
Além do estudo urodinâmico pode ser realizado uma uretrocistoscopia (endoscopia urinária que permite ao urologista observar, por meio de uma câmera, a uretra e a bexiga). A urodinâmica é importante para informar se o problema está na bexiga(devido uma falha na contração), ou se existe uma obstrução ao fluxo de urina. Caso exista um obstrução o estudo urodinâmico não consegue precisar se essa obstrução é devido ao crescimento da próstata ou devido a um estreitamento na uretra. Abs.
No caso de estreitamentos da uretra, o estudo urodinâmico não deve ser realizado. Isso porque para sua realização, se faz necessário introduzir sondas através da uretra, o que é impossível no caso de estenoses.
Na suspeita de estreitamento uretral, o exame a ser realizado primeiro é a Uretrocistografia (retrograda e miccional). Na ausência de estenose, pode-se optar por progredir a investigação, realizando a urodinâmica.

Pode ser realizada a urofluxometria (parte do estudo urodinâmico), que trás algumas informações que podem direcionar o diagnóstico, porem, não sendo o exame mais recomendado para avaliação inicial de estenose.

Especialistas

Cristiano Drumond Moreira

Cristiano Drumond Moreira

Urologista, Cirurgião geral

Guarapari

Agendar uma visita
Rodrigo Fernandes

Rodrigo Fernandes

Urologista

Anápolis

Everton Gustavo Costa de Oliveira

Everton Gustavo Costa de Oliveira

Urologista, Cirurgião geral

Florianópolis

Agendar uma visita
Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Urofluxometria
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.