O que fazer quando não há nenhuma melhora do quadro depressivo (mesmo com o uso de medicamentos e sessões
9
respostas
O que fazer quando não há nenhuma melhora do quadro depressivo (mesmo com o uso de medicamentos e sessões de psicoterapia)?
Olá, concordo com as profissionais. É preciso conversar com o seu psiquiatra e psicólogo sobre a evolução do seu tratamento. O nível da depressão também influencia o tempo de tratamento e as dores da alma levam tempo para serem curadas. É necessário verificar a forma como você tem lidado com os seus sintomas e a sua vida. Avalie se é necessário ouvir opiniões de outros profissionais. E lembre-se sempre, você é a pessoa mais especial e fazer-se ouvir é de extrema importância. Um abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! É preciso entender como está o paciente com depressao , analisar porque o tratamento não está surtindo efeito , há quanto tempo a pessoa está em tratamento . Vale lembrar que todo tratamento psicoterápico precisa de tempo e dedicação . A depressao e uma doença que vai crescendo ao longo do tempo, quando percebemos que precisamos de tratamento é porque ela( a depressao) já está conosco há um bom tempo. Então é preciso dar o tempo certo tanto para o remédio qto para terapia surtir efeito. E não desistir do tratamento nunca! Podemos avaliar e tentar mudar, mas jamais parar o tratamento.
É importante fazer uma avaliação para saber porque o medicamento e a Psicoterapia não está fazendo efeito e a quanto tempo o paciente está em tratamento. Retorne ao Psiquiatra e converse sobre para investigar possibilidade de mudança de medicamento. Espero ter ajudado!
Todo adoecimento psíquico sinaliza tanto um sofrimento quanto uma possibilidade de retomar a vida, por amadurecimento, de uma nova forma. A doença, apesar de seu doloroso sinal, indica uma possibilidade e também um valor positivo de que fracassaram as defesas mas o a pessoa pode voltar a viver e sentir que a vida vale a pena.
A psicoterapia é um apoio, para retomada das condições de recuperação, é um processo que leva tempo. Os remédio auxiliam suportar e aliviar alguns sintomas. A depressão exige um tempo de recuperação, é um sinal do corpo para que volte a cuidar de si.
É natural desejar uma recuperação rápida, entretanto retomar a força de ego (saúde) exige um cuidado prolongado. Não desista da psicoterapia
A psicoterapia é um apoio, para retomada das condições de recuperação, é um processo que leva tempo. Os remédio auxiliam suportar e aliviar alguns sintomas. A depressão exige um tempo de recuperação, é um sinal do corpo para que volte a cuidar de si.
É natural desejar uma recuperação rápida, entretanto retomar a força de ego (saúde) exige um cuidado prolongado. Não desista da psicoterapia
Como já foi dito pelos colegas, todo tratamento demanda tempo para obtermos resultados de melhora. Caso esse tempo já seja suficiente, procure outras opiniões ou mesmo troque o tratamento por outros profissionais. Às vezes um tratamento que dá muito certo para um paciente, não corresponde em outro.
O importante é não desistir.
O importante é não desistir.
Olá, o tratamento não é rápido. Se a medicação não está funcionando, volte no psiquiatra que te receitou e fale para ele isso, ele poderá mudar a dose ou a medicação. Às vezes um psicólogo ou uma abordagem não dá muito certo com a gente, nesse caso, podemos buscar outro profissional. Mas pode ser difícil perceber a melhora durante o processo psicoterapêutico, pois ela é lenta e gradativa, quem está dentro dela pode não perceber diferença. Às vezes pessoas de fora é quem percebe a nossa diferença. Se está há pouco tempo, sugiro que fique mais um tempo para ver se vai melhorar ou não. Qualquer coisa, estou à disposição.
Nenhuma melhora ? ou você está com dificuldade de reconhecer as conquistas que teve até agora no seu tratamento ? Você está fazendo a sua parte, ou está esperando que o psiquiatra e o psicólogo te "curem" por milagre ?
Um tratamento é um trabalho de colaboração, o profissional faz seu trabalho, mas espera que o paciente também faça a parte dele.
Se não perceber melhora, peça uma reavaliação da sua medicação e do seu plano psicoterapêutico, e faça uma reavaliação do qual você tem sido responsável e comprometido com seu tratamento. E se isso não for suficiente troque de profissionais. Boa sorte.
Um tratamento é um trabalho de colaboração, o profissional faz seu trabalho, mas espera que o paciente também faça a parte dele.
Se não perceber melhora, peça uma reavaliação da sua medicação e do seu plano psicoterapêutico, e faça uma reavaliação do qual você tem sido responsável e comprometido com seu tratamento. E se isso não for suficiente troque de profissionais. Boa sorte.
Tudo parte de um diagnóstico correto. Sua depressão é unipolar ou bipolar? Será que ela não é apenas um sintoma de um quadro mais amplo - por exemplo, um transtorno de personalidade? É apenas um episódio depressivo ou depressão crônica? E por aí vai. Se o psicólogo fizer o diagnóstico errado, dificilmente o tratamento vai ter os resultados esperados pelo paciente. Não desista. Procure indicações tanto de psicólogos quanto de psiquiatras renomados e se envolva nos tratamentos. Mais cedo ou mais tarde, sua depressão vai ter a atenção correta.
O acompanhamento de casos desta natureza costuma levar algum tempo, além de dedicação de todas as partes envolvidas. É fundamental informar os profissionais que realizam seu atendimento sobre essa insatisfação com a ausência de melhoras no seu quadro para, a partir disso, identificar diferentes possibilidades de acompanhamento para o caso.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
- Não sei como sair disso sozinha, achei que conseguiria mas quase um ano se passou desde que perdi o emprego que eu mais amava. Agora sinto pânico absoluto, crises de ansiedade, boca seca, tremores e até pressão alta já tive só de pensar em voltar. Não sinto vontade de nada, só levanto da cama porque…
- Estou fazendo tratamento para depressão, ansiedade e síndrome do Pânico há um pouco mais de 1 ano. Tomo sertralina, amitriptilina e risperidona. Há algumas semanas estou com oscilações no meu humor. Vai desde me sentir deprimida, sem vontade de nada, e horas q estou super bem e disposta. Pode ser recaída,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1148 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.