O que fazer quando mesmo tomando ritalina 10 a criança não entende a matéria na escola?

9 respostas
O que fazer quando mesmo tomando ritalina 10 a criança não entende a matéria na escola?
Importante retornar ao médico, mas também realizar um acompanhamento com um psicólogo para entender o que significa para essa criança a escola e o estudar. Ela tem curiosidade em aprender? quem a ajuda a estudar? como é a escola? os professores?
É uma forte medicação que não "cura" todos os problemas não. Importante ter esse olhar para a criança como um ser inserido no ambiente familiar e escolar, suas angústias e desejos.
Busque um bom psicólogo e não restrinja seu olhar a farmacoterapia. Ele é uma criança, busca nos pais um olhar afetivo e empático.

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O TDAH além de fatores neurobiológicos existem os fatores emocionais, comportamentais e sociais, dessa forma além da medicação prescrita pelo médico é aconselhável atividades psicopedagógicas e terapias de estimulação cerebral e comportamental como por exemplo a TCC.
A primeira coisa a avaliar nesse caso é a medicação, é importante ver com um psiquiatra/ neurologista se a ritalina é a melhor opção. Existem outras drogas pra tratamento de tdah que podem ser testadas, quem sabe elas podem ser mais efetivas que a ritalina no controle dos sintomas que atrapalham o estudo.
Quando a medicação já está ajustada, é importante investir em organização para o estudo da criança. É importante que essa criança estude em um lugar calmo, sem muitos estímulos que possam distraí-la. Ficar longe de celular, televisão, jogos, barulhos, isso ajuda bastante para não perder o foco. Fazer listas com tarefas também é muito importante, dívida as tarefas grandes em tarefas menores, ao invés de estudar pra prova de matemática, divida em fazer os exercícios da página tal e ler o texto tal. Também é importante recompensar a cada meta atingida, eu particularmente prefiro recompensas não financeiras, você pode dar parabéns, dizer que ela é muito capaz, muito inteligente.
Para crianças com TDAH a medicação não é a unica intervenção. É necessário a associação de um planejamento de rotina diária junto com outros profissionais que se façam necessários para cada caso, cada paciente, sendo um diferencial um processo de Avaliação Neuropsicológica para maior compreensão do quadro comportamental e sintomático. Importante se faz uma reestrutura no ambiente familiar para que todo o ambiente possa colaborar com esta criança e assim todos viverem em harmonia, afinal estamos falando de uma criança que exige maior atenção.
Muito obrigada pelo contato, Gratidão.
Prezado
Vale ressaltar que o tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade deve ser multidisciplinar, uma criança precisa ser compreendia e tratada na sua complexidade, portanto deve-se avaliar todos os aspectos e variáveis que fazem parte da vida dessa criança, escola, família, relações parentais, amizades, o brincar, o significado de estudar, o método de ensino, quem ensina, como ensina e quando ensina e principalmente os desconfortos dessa criança, o que se passa com ela, os níveis e a causa da ansiedade. O tratamento medicamentoso deve ter uma prescrição clara, objetiva direcionada para os sintomas. Sobre aprender a matéria na escola é importante entender que a aprendizagem de uma criança é parte de um “processo de ensino e aprendizagem” complexo. A farmacoterapia deve tratar os sintomas, e a criança não pode ser reduzida a isso. Sugiro solicitar a avaliação de outros profissionais e incluir outras terapias ao tratamento. Uma abordagem mais ampla é o correto.
Será que ele realmente tem TDAH? Será que ele não aprende por esse motivo ou existe outras coisas por trás disso que ninguém ainda descobriu ?
As respostas dos professionals aqui são tantas que não sei na verdade se ajuda ou atrapalha, muitas vezes o paciente no caso vc que esta perguntando deve está mais confusa ainda né ?
Enfim, boa sorte. Não desista seu filho merece sua atenção .
Abraços
Seria importante saber o porquê foi receitado ritalina e qual a relação com o que você está perguntando.
Sem estas informações, penso na hipótese de que esta criança precisa ser escutada, e os pais também, pois nem sempre a dificuldade é de ordem biológica.
O medicamento é um estimulante e tem como objetivo ajudar a criança a sustentar a atenção por um tempo maior, além de manter foco e concentração. Contudo, se a criança apresenta dificuldade na compreensão há que se pensar se há defasagem de conteúdo, déficit no processamento da informação ou outras causas. Se tiver feito avaliação neuropsicológica, possivelmente a compreensão e o processamento foram avaliados, senão, seria interessante avaliá-los. Para o processamento pode ser feito o Exame do Processamento Auditivo Central (PAC), feito por fonoaudióloga, que avaliará também a compreensão. Se for defasagem de conteúdo, precisará de avaliação psicopedagógica a fim de melhor investigação. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Existem pessoas que se relacionam com o mundo de maneira intelectual, outras de forma emocional e também existem pessoas que se relacionam de forma criativa ou da ação.
O seu filho pode ser que absorve o mundo de modo criativo, ou da ação. Por isso a forma dele apreender o universo, não é por meio dos livros, e sim, da ação. Então, para que ele aprenda matemática é necessário trabalhar somando e subtraindo ou dividindo palitos. De forma lúdica, com pessoas. Para apreender ciencias, física ou quimica, ele precisa realizar experiencias. No caso de história, ele pode absorver os eventos por meio de dramatização. No entanto, é muito importante instiga-lo, incentivar a curiosidade, para que ele tenha interesse em conhecer. Não é possivel enfiar os conteúdos a força, nem estou de acordo com o nosso sistema de ensino que padroniza os metodos de ensino e não leva em conta a via Particular de cada pessoa. Esta é a maneira mais humana de ensinar uma criança: instigando o interesse e vivencias.

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