O que fazer para paciente que possui problema ortognático (classe III) e a já perdeu toda a dentição

5 respostas
O que fazer para paciente que possui problema ortognático (classe III) e a já perdeu toda a dentição há mais de 20 anos? O que fazer? Qual é a melhor abordagem para esse problema?
Existem várias formas de tentar amenizar o seu problema, desde uma solução paleativa como o uso de próteses dentárias removíveis até uma cirurgia ortognática com a instalação de implantes dentários.

Caso você esteja jovem ou seja até uns 70 anos com condições de saúde controladas e acompanhadas por médico, pode se optar pelo procedimento cirúrgico como disse o Renato da Silva Freitas.

Nesse caso , tanto a maxila quanto a mandíbula seriam posicionadas de uma forma mais harmônica como também é possível a instalação de implantes dentários.

Faça uma consulta com seu dentista e converse com ele , pode se no seu caso procurar um Cirurgião Buco Maxilo Facial com especialização também em implantes dentários ou então um médico crânio maxilo facial.

Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante definir se a classe III se dá em função do mal posicionamento da maxila ou mandíbula, ou ambos. Investigar outras doenças relacionadas como Apnéia do Sono e Transtornos da Articulação Temporomandibular. Entender a motivação do paciente para o tratamento, que provavelmente será cirúrgico. A melhor abordagem é uma avaliação individualizada por profissional competente e ético! Há muito ganho secundário no tratamento cirúrgico e indicações tendenciosas.
Se o paciente tem motivaçao para melhorar a aparencia, o avanço de maxila e/ou o recuo da mandibula, conforme cada caso, pode ser feita. Neste caso, é necessario a confecçao de uma protese dentaria especial para estabilizaçao do segmentos. Procure um especialista para melhor avaliaçao.
Estes casos costumam ser bastante desafiadores. Minha recomendação é que se faça a reabilitação oral com implantes antes de realizar a cirurgia ortognática.
Sugiro que procure um Cirurgião Bucomaxilofacial, para um correto diagnóstico com base na análise dos tecidos da face e das articulações temporomandibulares. Para realização do procedimento de fato se fará necessário o uso de próteses dentários e/ou implantes dentários, pois a presença dos dentes é fundamental para um tratamento estável e previsível. Mas conforme sugeri anteriormente, busque um Cirurgião Bucomaxilofacial para um diagnóstico preciso!

Especialistas

Gustavo Campos

Gustavo Campos

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

João Pessoa

Agendar uma visita
Gustavo Boehmer Leite

Gustavo Boehmer Leite

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Stélio Araujo Neto

Stélio Araujo Neto

Cirurgião buco-maxilo-facial, Especialista em harmonização orofacial

Fortaleza

Agendar uma visita
Leandro Carlos Carrasco

Leandro Carlos Carrasco

Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista

Ribeirão Preto

Agendar uma visita
Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Wesley Antonio Galhardi Fornazari

Cirurgião buco-maxilo-facial

Novo Horizonte

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 192 perguntas sobre Cirurgia Ortognatica para Maxilar ou Maxilomandibular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.