O que fazer para evitar essa doença ?

5 respostas
O que fazer para evitar essa doença ?
Adotar um estilo de vida intelectualmente ativo e produtivo pode corroborar como prevenção da perda da função cerebral. Portanto pesquisas tem mostrado que isso somente não define, pois pessoas extremamente ativas desenvolve em um certo período da vida alteração na performance quanto à memória verbal e funções cognitivas. Logo, a manutenção de uma vida emocionalmente saudavel e de bem estar, pode ser um grande aliado a essa prevenção. Se existe uma preocupação prévia ou histórico na família, sugiro que você procure um psicólogo para conversar sobre essa questão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caso exista histórico de outros casos de demência em sua família, é interessante procurar um acompanhamento médico como forma de prevenção. Aliar atividades físicas a uma alimentação saudável e qualidade de vida também podem atuar como forma de prevenção. Além disso, caso você tenha interesse, pode procurar um neuropsicólogo, um terapeuta ocupacional ou outro profissional habilitado que trabalhe com estimulação cognitiva, que é uma maneira de colocar seu cérebro para se exercitar e pode ajudar a retardar o aparecimento da demência e prolongar o aparecimento dos declínios cognitivos comumente esperados.
Espero ter ajudado!
Não existem respostas definitivas, mas é fato de que a idade é o maior fator de risco. Há indícios de que exercícios regulares, dietas saudáveis tenham efeitos positivos em prevenir ou retardar o desenvolvimento da demência.
Devem ser avaliado o histórico familiar, o estilo de vida, meio ambiente, evitar a obesidade, a pressão sangüínea, o açúcar e o colesterol que sao fatores de risco para a demência.
Manter o coração saudável para evitar danos no cérebro.

Att.
Monica Araújo!
Neuropsicologa.
Olá. Realize um check-up com seu médico regularmente (no mínimo a cada 6 meses); tenha uma vida saudável, sem exageros e extremismos; busque um psicoterapeuta e discuta sobre projeto de vida, de modo a garantir um envelhecimento bem sucedido. Atenciosamente, Rockson Pessoa
Tirando os fatores genéticos, medidas de qualidade de vida também são indicadas para se evitar ou pelo menos atrasar um quadro demencial, são elas: equilibrio metabolico (controle da pressão, glicose, colesterol, peso), alimentação balanceada, pratica de exercícios físicos, técnicas de meditação e equilíbrio emocional (psicoterapia), regulação do sono e manter o cérebro ativo, (através de estudos, leituras e atividades edificantes). Abraço

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Anaisa Carneiro Ruas

Anaisa Carneiro Ruas

Geriatra, Médico clínico geral

Uberlândia

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.