O que fazer para controlar os ataques de panico?

4 respostas
O que fazer para controlar os ataques de panico?
O melhor a se fazer é procurar uma ajuda especializada de um(a) psicólogo(a) inicialmente ou um(a) médico(a) psiquiatra, se existir na sua cidade. Porém inicialmente é importante descartar causas clínicas que possam estar causando os sintomas (doenças de tireóide são um exemplo clássico disto), cardiopatias ou outras doenças. Tendo estes diagnósticos afastados (que é o que ocorre quando o paciente chega com uma crise de pânico no Pronto Socorro, por exemplo). Um bom clínico geral, um cardiologista, um neurologista, um endocrinologista, por exemplo, conseguem fazer um tratamento adequado de síndrome do pânico, caso se sintam confortáveis no manejo do tratamento, caso não existam psiquiatras na sua região. O tratamento, na maior parte das vezes , é feito se combinando a psicoterapia com o uso de medicações (A primeira escolha costuma ser da família dos Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina). Cada caso é um caso, mas tem tratamentos bastante eficientes atualmente. Um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Procure um psicólogo logo no início, com certeza será muito bom esse acompanhamento!
Os procedimentos para a cura seria associar terapia medicamentos com a terapia psicológica. No caso do pânico a terapia psicológica é fundamental para a cura.

Dicas para ajudá-la nos momentos de crise:
-respire profundamente deixando a ar entrar e sair bem devagar pelo nariz enchendo o abdômen de ar. Respirando sempre, bem devagar.

- Técnica da Distração- Imagine um lugar de conforto, que você gosta e respirando deixe os pensamentos virem mas foque neste local

- Lembre que as crises duram pouco tempo e que passam, tente acalmar.

Existe a terapia focada no pânico, tem cura. O pânico é acompanhado de um acentuado grau de ansiedade que gera o medo. Depois de ataques de pânicos as pessoas passam a ter medo do medo de passarem por outro ataque.

é importante buscar ajuda logo no início para evitar que a pessoa desenvolva a síndrome e agorafobia.
Considero que o primeiro passo seja medicamentoso. Procure um Psiquiatra.
A noradrenalina avisa o cérebro que estamos em processo de fuga ou luta.
Durante o ataque de pânico os neurônios que produzem a noradrenalina disparam de maneira muito intensa, e os neurônios do córtex frontal, onde ocorre a consciência, interpretam este sinal como de perigo.
Os remédios inibidores seletivos de recaptação de serotonina e bezodiazepínicos vão aumentar o nível de serotonina entre os neurônios (fenda sinátipca) , acalmando-o e diminuindo a ansiedade.
Paralelo, a Terapia Cognitiva Comportamental irá ajudá-lo a identificar os pensamentos e sentimentos que tem sido gatilhos para o Pânico diante de eventos de sua vida. Muitos destes pensamentos são distorcidos, principalmente de forma catastróficas , e precisam ser ressignificados para que o cura ocorra.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.