O que fazer para acabar com o perfeccionismo e a necessidade de aprovação na ansiedade social?

17 respostas
O que fazer para acabar com o perfeccionismo e a necessidade de aprovação na ansiedade social?
Para lidar com o perfeccionismo e a necessidade de aprovação na ansiedade social, é recomendável considerar o acompanhamento psicológico. A psicoterapia pode ajudar a explorar as raízes desses padrões de pensamento e comportamento, proporcionando suporte e estratégias específicas.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Buscar um psicólogo da abordagem cognitivo comportamental ou analise do comportamento vai te ajudar a melhorar bastante dos pensamentos obsessivos. Lembrando que o trabalho do psicólogo funciona em conjunto de medicamentos para TOC receitado por um psiquiatra.
Isso vai depender de uma série de questões. Como são esse perfeccionismo e essa necessidade de aprovação? Quem você quer que te aprove? O que quer com essa aprovação?
Nós somos moldados pela internalização de experiências e relações que vivemos, então é importante investigar de onde vem e como se atualiza essa sua necessidade. Ou seja, analisar o que se repete. E isso, apesar de poder ter motivos comuns a várias pessoas, só pode ser entendido na sua história pessoal. O jeito é olhar pra ela, entender o sentido de você agir dessa forma, e criar novos sentidos para seus sintomas e a sua história. Fico à disposição se sentir que precisa de ajuda profissional para fazer essa análise
A auto-exigência por resposta se dá, geralmente, por meio do olhar e da voz. Um olhar que te olha e te interpela por uma certa imagem. Uma voz que sonoriza esse olhar e verbaliza as exigências. Tanto a vergonha quanto a culpa podem vir junto com essa cobrança. A sensação de falhar vira uma repetição e uma nova tentava. Neste caso, aconselho procurar uma análise. A depender, uma ou mais sessões por semana, nos primeiros meses, podem aliviar a pressão. Depois, seus sintomas já nem vão ser aquilo que interessa no tratamento, Não necessariamente, se precisa de medicação. Cada caso é diferente. Tome cuidado para não tomar remédios desnecessariamente e gerar uma ansiedade de melhorar da ansiedade.
Olá! Para superar o perfeccionismo e a necessidade de aprovação na ansiedade social, é fundamental adotar abordagens práticas e cognitivas. Inicialmente, desenvolver a autoconsciência é crucial; reconhecer pensamentos perfeccionistas e de busca por aprovação é o primeiro passo. Em seguida, desafiar esses padrões de pensamento distorcidos através da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ajudar a reestruturar crenças negativas sobre si mesmo. Praticar a aceitação de imperfeições e cultivar uma mentalidade de autorresponsabilidade permite uma maior flexibilidade emocional. O desenvolvimento de habilidades sociais, por meio de exposições graduais a situações sociais desafiadoras, também é eficaz. Buscar apoio profissional é fundamental e pode fornecer orientação específica e estratégias personalizadas para superar esses padrões de pensamento limitantes. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Para tratar o perfeccionismo e a necessidade de aprovação é importante compreender como isso acontece na vida do sujeito, em quais momentos aparecem e como essas questões foram construídas na história de vida da pessoa e criar formas mais saudáveis para lidar com esses desafios. Para isso, é recomendável buscar ajuda de um profissional da saúde mental. A terapia é um espaço de acolhimento e seguro que permite o cliente expressar e explorar essas questões. Caso você perceba que essas vivências estejam te causando maléficos em sua vida, não deixe de buscar ajuda. Você não precisa passar por isso sozinho(a), um profissional poderá te ajudar! Espero ter te ajudado, abraços! :)
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica - R$ 100
Você pode superar através da psicoterapia. É uma decisão e comprometimento com você mesmo. Não existem fórmulas prontas, cada caso é único e tem tratamento personalizado. Eu sugiro a você fazer psicoterapia.
Olá, espero que esteja tudo bem. Vários caminhos nos levam para esse "lugar de melhora". Entre aspas e ajustando um pouco um termo, pois somente através do atendimento profissional poderemos entender um pouco mais sobre você. Um processo de análise é de grande valia em situações como essa.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
O perfeccionismo é um tema que faz parte inconsciente coletivo e quem se identifica com ele na vida cotidiana se expressando pela busca da aprovação social é interessante descobrir quais sentimentos inconscientes estão dirigindo este comportamento e aprender a lidar com eles de uma forma funcional e produtiva. Tudo tem um lado positivo e um negativo, e esse traço de personalidade perfeccionista pode ser muito bem remanejado em seu aspecto positivo quando aprende-se a não permitir que as Sombras desse mesmo traço (como a autoexigência sobrehumana ao que se faz, necessidade de ser aprovado, baixa auto-estima entre outros) subjuguem sua psique e o seu Ser.
Sinto muito por estar passando por isso, não é fácil viver em busca da aprovação do outro.

Para lidar com o perfeccionismo e a necessidade de aprovação, é importante entender as causas dessas características e desenvolver estratégias para lidar com elas e nisso a terapia pode te ajudar muito.

Vou deixar aqui algumas reflexões que poderão te ajudar:
Quando você se sente ansioso, preste atenção aos seus pensamentos. Você está se contando (diálogo interno) que precisa ser perfeito? Você está se comparando aos outros?
Pergunte a si mesmo se esses pensamentos são realmente verdadeiros. Você realmente precisa ser perfeito para ser aceito?
Saiba que não é possível agradar a todos, e que é importante aprender a dizer não para as coisas que não são importantes para você.
Todos nós cometemos erros. O importante é aprender com eles e seguir em frente.
Em vez de se concentrar em fazer tudo perfeitamente, concentre-se em fazer o seu melhor, assim você vai agradar quem realmente importa pra você. Quem não gostar tudo bem, é a seleção natural da vida.
Espero ter ajudado de alguma forma.

Isabel Rossetti
Psicóloga clínica especialista em relacionamentos
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da fobia social - R$ 1
Seguem algumas estratégias para superar o perfeccionismo
1 – Autoconhecimento. O primeiro passo para superar essa característica é reconhecendo. ...
2 – Prioridades. ...
3 – Metas realistas. ...
4 – Prazos bem estabelecidos. ...
5 – Aceitação. ...
6 – Menos autocríticas. ...
7 – Gerenciamento de tempo. ...
8 – Aprendizado constante.

Vamos agendar uma sessão para que possamos conversar melhor e te ajudar na elaboração desses sentimentos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Caro anônimo, como alguns dos colegas mencionaram, penso que seja importante refletir sobre o que é que mantém operando este perfecccionismo e esta necessidade de aprovação, como você traz. O que exatamente esses nomes significam para você? Que lugar será que estes traços ocupam na sua vida e na sua história? Não há fórmula a ser seguida para superá-los. Caso a cena lhe incomode em demasia, você certamente fará bem ao procurar por um trabalho de análise/psicoterapia, onde poderá se debruçar sobre essa sua questão. Boa sorte na trajetória.
Entendo que o perfeccionismo e a necessidade de aprovação podem ser desafiadores de enfrentar, especialmente quando associados à ansiedade social. Na terapia, podemos explorar juntos maneiras de lidar com esses padrões de pensamento e comportamento. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz que pode ajudar a desafiar pensamentos negativos e desenvolver estratégias para lidar com esses desafios. Se você está enfrentando esses problemas, convido-o a considerar a terapia como uma opção para ajudá-lo a alcançar uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Olá! Vou ajudar com algumas dicas, mas é primordial acompanhamento psicológico, caso tenha interesse, ficarei feliz em ajudar!
Primeiramente reconheça seus padrões, esteja ciente dos momentos em que você busca a perfeição ou procura a aprovação dos outros. É importante também que você questione seus pensamentos, identifique pensamentos negativos e distorcidos relacionados ao perfeccionismo e à necessidade de aprovação. Pergunte a si mesmo se esses pensamentos são realmente verdadeiros. Estabeleça metas realistas, tente definir metas alcançáveis ​​e reconheça que ninguém é perfeito. Concentre-se no progresso e não apenas nos resultados finais. Valorize suas próprias opiniões e reconheça suas conquistas pessoais, independentemente da aprovação externa. Exponha-se gradualmente, enfrente gradualmente as situações que causa a ansiedade social, começando com desafios menores. Isso ajudará a construir confiança ao longo do tempo. Cuide de si mesmo, pratique técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, e adote um estilo de vida saudável, incluindo exercícios regulares, sono adequado e uma boa alimentação.
Lembre-se de que superar o perfeccionismo e a necessidade de aprovação leva tempo, mas com paciência, prática e suporte psicológico você pode alcançar maior liberdade e confiança em si mesmo. Espero ter ajudado. Abraços, Isabela, Psicóloga e Neuropsicóloga.
Olá,
Obrigado por compartilhar suas preocupações. O perfeccionismo e a necessidade de aprovação são desafios comuns na ansiedade social. Entender e abordar esses sentimentos é um passo importante para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida.

Primeiramente, é importante reconhecer que ninguém é perfeito e que buscar a perfeição em tudo pode ser uma fonte constante de estresse e frustração. Em terapia com um profissional da psicologia você poderá trabalhar algumas estratégias para lhe ajudar com isso como: Autocompaixão, estabelecer metas realistas, entre outras.

Recomendo fortemente procurar a ajuda de um terapeuta. Um terapeuta pode oferecer suporte, ferramentas e técnicas personalizadas para ajudá-lo a enfrentar esses desafios de maneira saudável e construtiva.
Espero ter ajudado.
Olá, Como vai?
É possível que essa sensação de que algo está errado, mesmo sem haver um motivo aparente, seja um reflexo de ansiedade, estresse ou preocupações não resolvidas. Muitas vezes, nosso corpo e mente podem enviar sinais de alerta quando estamos sob pressão emocional, mesmo que não tenhamos consciência disso.

É importante prestar atenção às suas emoções e pensamentos, e tentar identificar se existe alguma fonte de preocupação ou estresse que esteja causando essa sensação. Se essa sensação persistir e estiver interferindo na sua qualidade de vida, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para que possa te ajudar a entender e lidar com essas emoções. Lembre-se de que é normal sentir-se assim em determinados momentos, mas também é importante buscar ajuda se essa sensação persistir. Te desejo um feliz dia!!!
Lidar com o perfeccionismo e a necessidade de aprovação na ansiedade social é um desafio comum, mas há maneiras de reduzir esses padrões de pensamento e comportamento. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar:

O primeiro passo é se tornar consciente dos pensamentos perfeccionistas e da busca constante por aprovação. Identifique quando esses pensamentos surgem e questione sua validade. Pergunte-se: “Isso é realmente verdade?” ou “Essa expectativa é realista?”. Isso ajuda a desarmar a pressão interna.

Reduzir o perfeccionismo envolve ajustar suas expectativas para algo mais atingível. Estabeleça metas que sejam desafiadoras, mas alcançáveis, e permita-se cometer erros. Aceitar que ninguém é perfeito é essencial para reduzir a necessidade de aprovação externa.

Aprender a ser gentil consigo mesmo em momentos de falha ou quando as coisas não saem como planejado é uma habilidade poderosa. A autocompaixão envolve tratar-se com a mesma bondade e compreensão que você ofereceria a um amigo. Isso pode diminuir o impacto do perfeccionismo e ajudar a acalmar a ansiedade social.

Para enfrentar a ansiedade social e a necessidade de aprovação, uma técnica eficaz é a exposição gradual. Isso significa se colocar, aos poucos, em situações sociais desafiadoras, sem buscar a aprovação de todos. Com o tempo, você pode começar a perceber que é possível sobreviver a essas situações sem ser perfeito ou agradar a todos.

Parte da ansiedade social e do perfeccionismo vem do medo da crítica ou da rejeição. Reestruturar esse medo envolve entender que a crítica nem sempre é pessoal e que a rejeição faz parte da vida de todos. Ao mudar sua percepção da crítica, ela pode se tornar menos ameaçadora.

Gostaria de convidá-lo para uma sessão de psicoterapia. Juntos, podemos explorar como o perfeccionismo e a necessidade de aprovação estão impactando sua vida e trabalhar em estratégias personalizadas para superar esses desafios.

Se estiver interessado, podemos agendar uma sessão inicial para discutir suas preocupações de maneira mais detalhada.
Te convidamos para uma consulta: Transtorno de ansiedade social - R$ 150

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!