O que fazer no momento de uma crise de Ansiedade Patológica?

6 respostas
O que fazer no momento de uma crise de Ansiedade Patológica?
Tentar ficar calmo e procurar ajuda profissional o quanto antes, pois ansiedade patológica pode prejudicar o cotidiano de quem experimenta esse estado crônico.

Uma crise de ansiedade pode ser uma experiência bastante desafiadora, mas existem algumas estratégias que podem ajudar a aliviar os sintomas. Se lembre que cada pessoa é única e o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. É importante procurar as estratégias que melhor se adaptam a você.

Durante a crise essas práticas são frequentemente recomendadas por nós, psicólogos clínicos:

Respiração: A respiração profunda e controlada pode ajudar a acalmar o sistema nervoso. Tente inspirar lentamente pelo nariz, contando até 4, segurar por 2 segundos e expirar lentamente pela boca, contando até 6.
Concentre-se no momento presente: Se concentre em seus sentidos, como a sensação do ar na sua pele, os diferentes sons que estão a sua volta, a cor e forma de objetos próximos.
Relaxamento muscular: Deixe tenso e depois relaxe cada grupo muscular do corpo. Pode ser os pés, as mãos, as pernas... pode até mesmo começar pelos pés e ir subindo até a cabeça.
Afirmações positivas: Repita afirmações positivas para si mesmo, como "Logo isso vai passar", "Eu vou ficar bem".

O medo de ter medo é uma condição que tende a agravar os sintomas de ansiedade. Por isso, procure um profissional que possa te ajudar a aprender a gerenciar a ansiedade. Se cuide!
Durante uma crise de ansiedade patológica, busque um local tranquilo, pratique a respiração profunda, tentando inspirar pelo nariz, segurar a respiração e expirar pela boca. Distrair-se com atividades que você gosta, como ouvir música ou ler, pode ajudar. Falar com alguém de confiança sobre seus sentimentos também é útil. Se a crise se intensificar, use técnicas de ancoragem, focando em objetos ao seu redor. Se as crises forem frequentes ou intensas, procure ajuda profissional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Durante uma crise de ansiedade patológica, é importante usar técnicas de enfrentamento para ajudar a acalmar os sintomas. Algumas estratégias incluem: focar na respiração lenta e profunda, praticar o mindfulness ou meditação para permanecer presente, e tentar identificar e desafiar pensamentos distorcidos que possam estar contribuindo para a ansiedade. Também pode ser útil ter um plano de segurança, que inclua a identificação de pessoas de apoio e atividades que ajudam a aliviar a ansiedade. Procurar ajuda profissional é essencial para lhe orientar nesse processo de acordo com as suas particularidades.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 270
Olá! Aconselho que tente questionar os pensamentos ansiosos que surjam nesse momento como forma de buscar saídas para as hipóteses que geralmente são ruins, como por exemplo: a apresentação do trabalho vai dar errado! Por que daria errado, o que foi feito, planejado, organizado para dar certo? Indico também que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para lidar com essa questão. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá!

Sinto muito por vivenciar essas experiencias, de fato elas são muito impactantes e causam muito sofrimento. Por ser apenas uma primeira interação com você e mesmo não te conhecendo, destacarei algo que acho que pode te ajudar! Recomendo que observe o que está sentindo, após isso, tente respirar bem devagar, segurando o ar por 1 segundo e solte levemente. Faça repetidamente até sentir que o ápice já passou. Quero deixar claro que, assim como uma panela de pressão chega em sua temperatura máxima, e mesmo tendo muita pressão não explode, assim é esse pico do desconforto causado pela ansiedade. Ele passa!

É muito importante que faça terapia, porque ela é uma boa ferramenta para te ajudar a lidar com esse sofrimento. Atuo com a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e ela parte do princípio de que nossas emoções e comportamentos são influenciados pela maneira como interpretamos as situações. Frequentemente, essas interpretações acontecem automaticamente, sem que percebamos, mas padronizadamente. Além disso, ela tem grandes evidências científicas para tratamento de transtornos ansiosos.

Espero que fique bem. Conte comigo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180