O que fazer na luxação do ombro?

3 respostas
O que fazer na luxação do ombro?
No caso de luxação do ombro (deslocamento), o paciente deve ir imediatamente ao pronto-socorro para "reduzir" o ombro (colocá-lo de volta no lugar). Não tente fazer isso sozinho ou pedir para alguém que não seja ortopedista. O tratamento inicial é a redução, analgesia e imobilização com tipóia. Idealmente procure dentro de 15 dias um especialista em ombro para avaliar se o tratamento definitivo com ou sem cirurgia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento da luxação aguda do ombro já foi bem explicado pelos colegas anteriormente. Existe um consenso de que após a redução da primeira luxação o paciente deve ficar 21 dias imobilizado. Nesse fase também deve ser feito radiografias(Rx) adequadas e uma RNM. No Rx pode ser visualizado fratura de uma parte do umero proximal chamado tuberculo maior e tambem pode ser identificado fratura de parte da glenoide. Na RNM pode ser identificado um rompimento do labio anterior junto com o ligamento gleno-umeral antero-inferior(lesão de Bankart) responsável pela estabilidade do ombro. Caso exista essa lesão existem alguns outros critérios que em conjunto podem indicar como melhor forma de tratar o meio cirúrgico. Caso não seja identificado nenhuma lesão ligamentar a indicação de tratamento é com fisioterapia. É importante nessa fase ser visto por um especialista em ombro para direcionar o melhor tratamento.
Numa luxação aguda, você deve ter a luxação reduzida, que nada mais é do que colocar o ombro no lugar (preferencialmente por um médico, no pronto socorro). Marque uma consulta com um especialista em ombro logo após. Se você tem menos de 20 anos, a luxação ocorreu de forma traumática e você pratica um esporte/trabalho que envolva muito esforço físico, talvez seja interessante não esperar ocorrer uma nova luxação para proceder a cirurgia. Para as pessoas que já tiveram mais de um episódio, talvez esteja indicado o procedimento cirúrgico, mas só o seu médico poderia, avaliando seu ombro e exames, dizer o que fazer.

Boa sorte!

Especialistas

Leonardo Roure Esteves

Leonardo Roure Esteves

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Mateus Mantovani

Mateus Mantovani

Ortopedista - traumatologista

Sorocaba

Agendar uma visita
Fabiano Rebouças Ribeiro

Fabiano Rebouças Ribeiro

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Ulysses Meireles Alves

Ulysses Meireles Alves

Ortopedista - traumatologista

Brasília

Carlos Augusto Seito

Carlos Augusto Seito

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Luxação no ombro
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.