O que fazer na luxação do ombro?

3 respostas
O que fazer na luxação do ombro?
No caso de luxação do ombro (deslocamento), o paciente deve ir imediatamente ao pronto-socorro para "reduzir" o ombro (colocá-lo de volta no lugar). Não tente fazer isso sozinho ou pedir para alguém que não seja ortopedista. O tratamento inicial é a redução, analgesia e imobilização com tipóia. Idealmente procure dentro de 15 dias um especialista em ombro para avaliar se o tratamento definitivo com ou sem cirurgia.

O tratamento da luxação aguda do ombro já foi bem explicado pelos colegas anteriormente. Existe um consenso de que após a redução da primeira luxação o paciente deve ficar 21 dias imobilizado. Nesse fase também deve ser feito radiografias(Rx) adequadas e uma RNM. No Rx pode ser visualizado fratura de uma parte do umero proximal chamado tuberculo maior e tambem pode ser identificado fratura de parte da glenoide. Na RNM pode ser identificado um rompimento do labio anterior junto com o ligamento gleno-umeral antero-inferior(lesão de Bankart) responsável pela estabilidade do ombro. Caso exista essa lesão existem alguns outros critérios que em conjunto podem indicar como melhor forma de tratar o meio cirúrgico. Caso não seja identificado nenhuma lesão ligamentar a indicação de tratamento é com fisioterapia. É importante nessa fase ser visto por um especialista em ombro para direcionar o melhor tratamento.
Numa luxação aguda, você deve ter a luxação reduzida, que nada mais é do que colocar o ombro no lugar (preferencialmente por um médico, no pronto socorro). Marque uma consulta com um especialista em ombro logo após. Se você tem menos de 20 anos, a luxação ocorreu de forma traumática e você pratica um esporte/trabalho que envolva muito esforço físico, talvez seja interessante não esperar ocorrer uma nova luxação para proceder a cirurgia. Para as pessoas que já tiveram mais de um episódio, talvez esteja indicado o procedimento cirúrgico, mas só o seu médico poderia, avaliando seu ombro e exames, dizer o que fazer.

Boa sorte!