O que fazer em caso de depressão profunda devido ao recebimento de um exame positivo para hiv ? Como

9 respostas
O que fazer em caso de depressão profunda devido ao recebimento de um exame positivo para hiv ? Como auxiliar alguém nesse sentido?
Olá,

É uma notícia que move muitos pensamentos, sentimentos e desejos, ou mesmo promove a ausência momentânea destes elementos, enfim são muitas reações. Sabe-se hoje que é perfeitamente possível viver bem com o diagnóstico de HIV, há boas alternativas, procure se informar com o médico, serviço de saúde e até perguntar para outras pessoas que fazem tratamento. Os aspectos emocionais serão determinantes para a sequência e o Psicólogo é um profissional preparado para te auxiliar no que você disse sentir: "uma depressão profunda", por isso não deixe de procurar, fará a diferença.

Bom tratamento, um abraço.

Olá,
Realmente não é uma notícia fácil de assimilação. E provavelmente as primeiras horas serão de muita angustia.
Uma ajuda psicológica nesse caso será muito útil e também importante para a aceitação da doença, bem como todo o tratamento.
Assim como todas as Informações sobre o tratamento e a doença, ajudaram ao paciente a acalmar-se, bem como tirar muitos medos e mitos sobre todo o processo.
Sabemos que hoje existe tratamentos bem eficazes, onde o paciente tem excelente qualidade de vida. Mas se estiver deprimido não o ajudará nesse processo. Lembrando que o emocional é bastante importante para essa qualidade.
Um abraço
Olá, o diagnóstico de uma doença crônica sem perspectiva de cura atualmente pode afetar duramente a saúde emocional . Não estamos preparados para a doença. Sugiro que procure um psicólogo para organizar seus sentimentos e emoções que podem estar bastante confusos. A depressão afeta o sistema imunológico, o que dificulta o o tratamento de pessoas com Aids pois o sistema fica bastante vulnerável a infecções.Também é recomendável buscar apoio social, amigos são importantes fontes de apoio e segurança. Por fim, procure conhecer sua doença a fundo, busque informações, desfaça as crenças de quem tem uma doença crônica não pode ter uma vida normal. Há vários tratamentos de ponta para quem tem HVI positivo. Espero que tenha te ajudado. Um abraço.
Olá,

O resultado positivo para o HIV ainda é um dos mais difíceis para se receber. Tende a ser uma experiência desestruturante porque pode trazer à tona medo, culpa, ressentimentos e preconceitos. E então a pessoa pode se deparar com a "depressão profunda" que você disse.
Recomendo que você procure um psicólogo. Esse profissional é treinado para ajudar em casos de grande sofrimento. A depressão precisa de um olhar especial, ainda mais porque pode comprometer o tratamento.
Como os colegas disseram, diferentemente de anos atrás, hoje é possível ter qualidade de vida e boa saúde, se o tratamento for seguido corretamente.
Peça todo o esclarecimento possível ao médico que acompanha o caso, tire todas as dúvidas e procure conhecer pessoas que já passaram e passam pela mesma situação.

Grande abraço!
Caro sei que não é uma noticia fácil, mas acredite, milhares de pessoas vivem com o vírus, este diagnostico não é uma sentença, é preciso resignificar , trabalho com aconselhamento e acompanhamento para portadores de HVI, beijos de luz para você!
Olá e um momento muito difícil!
O melhor conselho que você pode dar e orientá-lo a fazer terapia para entender esse momento e como manter sua vida sendo portador de HIV, de forma a não desenvolver um depressao ou ansiedade .
Um grande abraço
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 230
Bom dia. O Hiv é uma notícia que desestrutura a pessoa que recebe o diagnóstico, mas é importante trabalhar na terapia, no meu caso como psicanalista, trabalhar sua pulsão de vida e seguir em frente com o tratamento psicológico e com os retrovirais.
O hiv não mata mais nos dias de hoje, a pessoa tomando as medicações tem sua vida saudável e normal, com o comprometimento com o tratamento a carga viral baixa ao ponto de ficar indetectavel e não sendo mais transmissível.
Espero ter ajudado.

Abraço.
Olá, o recebimento de um diagnóstico sempre é um momento bastante difícil, pois é necessário estabelecer um novo olhar para si e para o futuro. O tratamento de HIV, atualmente, tem todo um preparo para a pessoa viver uma vida mais próxima do que era antes, necessitando ter algumas precauções e comprometimento com a intervenção. Quando se trata de uma depressão profunda é importante ajuda de medicamentos para controlar o humor, sendo assim é essencial um acompanhamento com psiquiatra e também com psicólogo, pois este lhe ajudará a lidar com as mudanças e com os sentimentos. Não permita que este diagnóstico lhe paralise ou roube seu sentido de vida, pois com a ajuda certa, conseguirá ressignificar este momento. Abraços
Olá, vc pode auxiliar essa pessoa sendo um bom ouvinte, e também acompanhar ela a consulta com médico infectologista para que ele explique a vocês os avanços do tratamento para quem é portador do HIV, sugerir para esta pensar na possibilidade de fazer psicoterapia. Espero ter ajudado.