O que fazer como controlar essa ansiedade alcoólica que tenho em mim, não consigo e apresento grande

10 respostas
O que fazer como controlar essa ansiedade alcoólica que tenho em mim, não consigo e apresento grande descontrole por ela , preciso de ajuda??
Só se fala em dependentes químicos que precisam de ajuda e não daqueles que conseguem sair da dependência sem ajuda. Também existem.

Se você quer sair do álcool sem ajuda, o importante é de não se enganar a si mesm@. Pense bem quem você é, o quê você sofreu na vida, principalmente na infância, e não deixe nada para lá.

Pela sua pergunta parece que está precisando mas tem dificuldade em aceitar.

A resposta é: se você precisa, precisa. Não tem um terceiro caminho.

Por sinal, o seu vício é uma boa oportunidade para fazer a faxina da sua mente, com a ajuda de um@ profissional, psicoterapeuta ou psicanalista. Dependência química indica que a pessoa carrega consigo experiências mal digeridas da infância. Estas precisam ser lembradas e faladas para perder o poder negativo que elas tem em você.

Geralmente não é suficiente uma psicoterapia cognitivo-comportamental, pois ela lhe cree a ilusão de resolver pela mudança de comportamento. A recaida fica provável.

Sim precisa, e o quanto antes melhor. Sugiro que você Procure um grupo de ajuda chamado AA, e paralelo a isso procure fazer um acompanhamento com Psicólogo.
Em primeiro lugar quero lhe felicitar por dar os primeiros passos em busca de uma solução para o seu problema. A admissão da doença é o primeiro passo para poder lidar com ela. A negação é o melhor modo de piorar até um desfecho ruim. Minha sugestão é vc procurar um psiquiatra para que lhe ajude com medicações para que lide com a compulsão. Em segundo lugar busque Alcoolicos Anônimos em sua cidade. É um tipo de grupo de ajuda em que vc poderá contar com o valioso auxílio de pessoas recuperadas da adicção ou ainda iniciando. Com elas você aprenderá como lidar com esse problema pois são pessoas que vivem a sua realidade de adicto. Se você puder fazer uma terapia de base cognitiva, aí será muito mais fácil. Abra a mente e o coração para buscar e receber ajuda.
Abraços,
O fato de você perceber que já está fora de seu controle,
já é o primeiro passo para procurar ajuda, pesquise na sua região um psicanalista que trabalhe com as questões que envolvem o alcoolismo, com as sessões de psicanálise você se sentirá mais fortalecido e conseguirá equilibrar este estado de angústia, é importante a psicanálise, para que você possa descobrir o que te causa a dependência, assim será mais eficaz o seu tratamento.
A partir do momento que esta percebendo que não tem mais controle é a hora de pedir ajuda! Sugiro que inicialmente vá as reuniões do AA um grupo que ajuda muito e paralelamente pode estar buscando um psicólogo para que possa te ajudar nesse momento. O importante é vencer um dia de cada vez, ficar sem a bebida só por hoje!
Ter consciência de que você nao tem controle é interessante e pode se apresentar como primeiro passo para a mudanca. Toda mudanca requer muito esforco de nos. Se ha associado a consciencia o desejoda mudanca é um grande passo. Hoje a dependência do alcool implica no Brasil um dos grandes problemas de saude publica, e vc não esta só... Ha grupos como os AA que podem ser uma rede de apoio interessante, porem ainda ha a necessidade de compreender sua dependência, sua trajetoria pessoal no alcool, o psicologo te ajudara muito a ressignificar o sentido do álcool na sua existência, de modo que ele nao faca nais parte do seu projeto existencial. E possivel mudar. Bom recomeco...
O fato de você se pronunciar, em si só já é um fator significante. Normalmente esse tratamento envolve psiquiatria e psicologo. Por ser a Psicologia uma área de atuação muito grande, sugiro que um especialista em analise do Comportamento pode lhe bastante.
Sei que muitos colegas falaram isso anteriormente, mas deve-se frisar que no momento em que você reconhece que está precisando de ajuda, um grande passo está sendo dado para sua melhora. Bom, a terapia cognitivo comportamental poderia ajudar bastante, uma vez que terapeuta e pacientes trabalham juntos com o objetivo de identificar e mudar crenças que estejam lhe causando sofrimento, como por exemplo, pensamentos negativos sobre si (o que pode influenciar diretamente nessa "ansiedade alcoólica" como você mesmo destacou).
Sair deste quadro por si só é possível sim, no entanto, bastante difícil. Os grupos de apoio citados pode ser sim um primeiro passo para que haja um encontro com pessoas que partilham o mesmo estado, assim pode se fortalecer para uma busca de acompanhamento individualizado com os profissionais da Psicologia e Psiquiatria, se constatar necessidade. De o primeiro passo
Trabalho com grupo de alcoolista no CEREA, Centro de Recuperação de Alcoólatras. Grupo aberto para tratamento da doença. O remédio é dado em cada sessão através dos depoimentos dos membros do grupo que se fortalecem com suas histórias de vida, como deixaram a bebida, o que passaram quando estavam sem controle, etc. O medicamento é a conscientização, acolhimento e apoio de outras pessoas com o mesmo problema. Nesse espaço os membros fazem seus depoimentos sem ser julgados ou interrompidos. O espaço é da pessoa. Existem medicamentos químicos para a doença, mas sem a conscientização e compromisso do cuidado em relação a doença, não há como melhorar. Nesse grupo, temos pessoas que estão há 25 a 30 sem ingerir uma gota de álcool.