O que fazer com a ansiedade nesse tempo de pandemia

34 respostas
O que fazer com a ansiedade nesse tempo de pandemia
Olá. A ansiedade pode ter seu lado positivo na medida em que o mantém atento ao que está acontecendo, alertando para os cuidados e ações que deve produzir a fim de obter o que necessita. Porém ela é negativa quando lhe paralisa, instalando em você medo e insegurança quanto ao futuro. A melhor forma de lidar com isso é tentar manter-se presente, no momento atual e viver o agora. Procure se concentrar nas coisas boas que tem, nas possíveis soluções daquilo que busca e tente compreender o momento das coisas. Tudo tem seu tempo certo para acontecer, o melhor emprego, a compra que quer fazer, o fim da pandemia, etc. Em momentos de crise, além desta percepção do presente, uma respiração profunda e constante ajuda: Inspire contando até 7 e expire contando até 9 ( esvazie o pulmão o máximo possível) Faça até sentir-se aliviado. Tente e se precisar de ajuda, estamos aqui. Fica em paz.

Olá! A ansiedade nem sempre possui um aspecto negativo. Porém, se notar que ela tem prejudicado a sua rotina, não conseguindo realizar normalmente suas tarefas diárias e seus relacionamentos estiverem afetados por ela, seria interessante buscar ajuda profissional. No acompanhamento psicológico, o terapeuta irá auxilia-lo(a) no controle dessa ansiedade, utilizando-se de estratégias eficazes com o objetivo de que o paciente consiga dar conta de sua rotina e do seu bem-estar, principalmente nesta fase um pouco mais complicada referente à pandemia.
Olá caro leitor, a ansiedade excessiva é prejudicial quando gera dificuldades para se relacionar, realizar atividades pessoais ou profissionais, afeta a qualidade do sono e gera descompensação emocional no sujeito (quando a pessoa sente que perde o controle das própria emoções). Costuma gerar medos, angústa, frustração, impotência, insegurança, raiva, entre outros.
O ideal é buscar auxílio de um profissional especializado para entender o que está por trás desses sintomas, conseguir trabalhar alcançar a raíz do problema, curando traumas passados e ressignificando o que precisa ser visto.
É importante tentar manter hábitos saudáveis, realizar a prática de atividades físicas, alimentação saudável, evitar consumo excessivo de álcool, cigarro ou outras drogas que podem trazer uma ilusória sensação momentânea de alívio mas a longo prazo potencializam as crises de ansiedade.
Estar atento a respiração, práticas de meditação também podem auxiliar. Tente dialogar com esses sentimentos, pois nega-los ou reprimi-los os torna mais potentes.
Se precisar de auxílio, deixo-me a disposição.
Ol, natural sentir ansiedade com essa anormalidade atual.
Procure aceitar a ansiedade. A melhor maneira para isso, é identificar que é a situação do mundo inteiro, cada um pode estar sentindo ansiedade de uma maneira. Pratique treino de respiração, e procure ajuda de um psicologo cognitivo Comportamental.
Olá. Existem grupos de apoio. Que fazem um trabalho inicial gratuito.
Posso te indicar se quiser. Abraços
Olá,
Seria importante trabalhar e identificar as questões que está gerando ansiedade, a partir desse ponto tentar canalizar essa energia através do elaborar, ou seja, falar com alguem, discutir sobre.
Na atual situação estamos expostos a ociosidade e quando isto acontece corre o risco de se questionar sobre o seu projeto de vida, se está em uma zona de conforto ou não,e automáticamente isto gera ansiedade.
Depois que toda essa situação se resolver seria importante você fazer uma psicoterapia para se aprofundar melhor.
Procurar ajuda psicológica on-line; criar uma rotina diaria em casa ( hora para acordar, cuidar da alimentação, higiene pessoal, realizar tarefas domesticas, de trabalho, de estudo, hora para dormir); valorizar todos os cuidados que você está desenvolvendo para manter a sua saúde e a do seu próximo com o distanciamento social e reduzir para uma vez por dia para assistir o noticiário (jornal).
Estou realizando atendimento On-line e posso te ajudar.
Olá! A ansiedade é "natural" para um momento crítico como o que estamos vivendo, o que vai te trazer maior conforto é manejar a situação da melhor maneira possível. Evitar o excesso de informações, procurar traçar ou manter uma rotina, lembrar sempre de que você já está tomando as medidas de higiene necessárias pra se manter seguro e se possível, buscar sua terapia.

Conversar com um psicólogo vai te ajudar a manter o equilíbrio, a contar como foi sua semana, sobre suas angústias e seus medos e vai te ajudar a se lembrar que , neste momento é preciso se respeitar. Entender que o futuro é agora e o maior plano é não planejar!

Fique firme, tudo isso vai passar..
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
A ansiedade é oriunda das incertezas e inseguranças que estamos vivendo nesse momento.No quadro você não especificou de que modo sua ansiedade se manifesta : sono,mania de limpeza,sintomas físicos? o que sugiro como alguns já disseram é focar sua atenção no presente,fazer aquilo que está no seu controle,como autocuidado,higiene e buscar atividades prazerosas para minizar as tensões causadas por esse momento de pandemia.Caso ainda tenha dificuldades busque orientação psicológica!

Além dos cuidados com a saúde física, também é muito necessário cuidar do psicológico durante o período de reclusão.
Algumas dicas para o fortalecimento emocional diante o momento atual:
Primeiro, não se exponha sistematicamente ao acompanhamento das mídias negativas.
Segundo, não focar o pensamento na incerteza do futuro, mas buscar fazer coisas que produzam prazer, como: algum curso on-line gratuitos (ex: aprenda uma nova língua), escute música, faça leitura, meditação, faça atividade física usando o que tem em casa, use a criatividade. Arrume seu armário, assista filmes (de preferência filmes de amor, comédias).
Terceiro, veja como pode ser útil para outras pessoas, como aquele vizinho que se encontra no grupo de risco e não tem família para ajudá-lo.
É o momento de unir a família, aproveitar a oportunidade, não para DRs, mas para aproximação, união; jogarem juntos, ouvir os avós contarem as tradições familiares, suas histórias... (quem já mora com eles, é claro! Mas nada impede que os ouçam por telefone ou por outro meio de comunicação). Fazer tudo que traga e leve prazer. Tudo isto fará com que os hormônios, como: Serotonina, Endorfina, Dopamina, Ocitocina que são considerados os hormônios da felicidade, do amor, do afeto, das relações sejam ativados.
Quando forem a janela, que seja para respirar, para perceber a grandiosidade do universo, para contemplar a natureza, para aplaudir aqueles que estão se expondo para que a saúde, a tranquilidade do cotidiano da população se restabeleça e tudo volte ao normal
A ansiedade é uma emoção necessária e que é desencadeada geralmente para nos preparar e proteger contra situações adversas e inesperadas.
Reagimos à ansiedade, fugindo ou enfrentando o medo que ela pode nos causar.
Diante de uma pandemia, como a do novo Coronavírus não há como nem para onde fugir: fomos mundialmente atingidos!
Resta-nos responder enfrentando a ansiedade causada pelo inimigo invisível.
No caso do Covid19 é recomendado ficarmos protegidos em nossas casas e apenas por necessidades de trabalho, de sobrevivência médico-alimentares sairmos de nosso lar, porém mantendo distanciamento das pessoas, usando máscaras e higienizando com frequência as nossas mãos.
A pandemia afeta nossas relações, abala nosso emocional, provoca mudanças em nossa rotina, na economia, no comércio podendo causar angústia e stress, principalmente nas pessoas consideradas como grupo de risco, dentre eles os diabéticos, os idosos, os portadores de doenças cardíacas. Vem à tona sentimentos de solidão e rejeição ( medo de contaminação dos mais velhos com o convívio com os mais novos, receio da comunidade no contato com os profissionais de saúde que podem ser transmissores da doença).
Temos que nos responsabilizar por nossa saúde, nossa vida e também daqueles que dependem de nós, seguindo as orientações dos órgão governamentais e mundiais de saúde, mas podemos reagir aos temores nos mantendo em quarentena, nos organizando através de precauções e providências.
Podemos estabelecer uma rotina com horário de início, fim e intervalo de home office.
Alimentar-nos adequadamente, com verduras, legumes, alimentos que reduzam a produção de cortisol e favoreçam a produção de serotonina, como frutas cítricas, leite, ovos, carnes, peixes, banana, etc.
Manter limpo o ambiente no qual estamos; ao ficar em casa não passarmos o dia todo com roupas de dormir; cuidar de nosso corpo, da respiração, de nossos pensamentos...
Programar um tempo para assistir apresentações artísticas que nos tragam bem estar e nos façam sorrir; momentos do dia para ler, ouvir música, tocar um instrumento, enfim nos dedicar a um hobby e ao lazer.
Fazer em casa agora o que não fizemos antes por falta de oportunidade e tempo.
Evitar ficar só, se possível conviver com a família mas sem reclamar, revidar críticas nem oportunizar momentos de tensão.
Assistir o noticiário uma ou duas vezes ao dia é considerado o suficiente.
Aproveitar de conteúdos disponíveis gratuitamente durante a quarentena é uma possibilidade.
Manter-nos conectados através de aplicativos e redes sociais (por período limitado e questionando informações como possíveis fakenews).
Focar-nos no presente, no momento de agora. Afastar pensamentos negativos e preocupações com o futuro.
Se sentirmos necessidade não hesitarmos em procurar ajuda de profissional da área de Psicologia para extravasar a ansiedade, o stress, nos abrirmos para o autoconhecimento, para a mudança, e reavivar nossa confiança em nós, nos outros e na providência de um Ser Superior.
E sobretudo lembrar-nos de que a mente sã auxilia o corpo a manter-se saudável e portanto mais forte e preparado para reagir a possíveis ataques ao nosso organismo.

Psicóloga Carmen Bitarães
Como os colegas já disseram anteriormente, a ansiedade é adaptativa e necessária para a nossa sobrevivência. Quando ela começa a comprometer a nossa saúde física e mental, deve-se buscar ajuda profissional. Para que a entendamos, cabe algumas dicas.
O que subjaz em qualquer processo ansioso são as preocupações. Vivemos em um momento de incertezas, e distanciados do convívio presencial com os amigos e colegas. Isso cria um ambiente novo, desconhecido e favorável ao cultivo de pensamentos disfuncionais em relação ao futuro. Esses pensamentos nos levam a preocupações, que, por sua vez, causam ansiedade.
As preocupações improdutivas são aquelas que não nos levam a qualquer tomada de decisão e só nos atormentam. Se elas estão lhe incomodando, não há porque cultivá-las. Para que possamos dribla-las e ter saúde mental nessa situação é importante que mantenhamos uma rotina de atividades domésticas, respeitando horários de refeições e sono, que cultivemos os cuidados com o nosso corpo, que façamos atividade física, que tomemos sol diariamente, que evitemos ao máximo desentendimentos com as pessoas que privam da nossa companhia, que mantenhamos uma alimentação saudável, e que estejamos focados no aqui-e-agora. Devemos ter o cuidado de eleger apenas um horário do dia para obter informações acerca do que acontece no Brasil e no mundo (para que precisamos assistir a todos os noticiários da TV?). Quando vier um pensamento repentino e catastrófico, busquemos substitui-lo por alguma atividade. Em síntese, vida é movimento. Busquemos exercitar a disciplina pessoal e nos manter em atividade, por mais difícil que seja estarmos confinados. Um abraço
Se a ansiedade está atrapalhando o seu dia a dia é bom procurar ajuda. A maioria dos psicólogos estão atendendo online. Atenciosamente.
Realmente essa pandemia gera muita sensação de impotência, preocupações e revolta. Soma-se a isso a situação de isolamento social... ou de ser obrigado a trabalhar fora e se arriscar, dada a conjuntura complicada atual do país.
Para diminuir a ansiedade, que é totalmente compreensível, buscar contato e acolhimento de amigos e familiares - ainda que por meio virtual.
Tentar buscar afazeres também prazerosos que de alguma forma substituam os agora em privação, de sair, viajar, passear, aproveitar algum evento cultural, etc. Um bom livro, jogos (não eletrônicos, de preferencial, algo que perpasse interações humanas... se eletrônicos, que sejam os que exijam atividade física, o que também tem sua função de descarga da ansiedade), bons filmes, pintar, escrever etc.
Na medida do possível, fazer atividades físicas, nem que seja circular pela casa, abdominais, flexões, o que impacta também na obtenção de prazer e de se ocupar de algo com que possa lidar concretamente, o que não é o caso da pandemia.
Buscar grupos (online agora) de pares, pessoas na mesma situação, que permitam-no ouvir e desabafar sobre o problema.
Tente, não se privar, para não se alienar, e se proteger, mas não ficar numa espiral de consumo de notícias pessimistas, que, embora realistas, você não pode agir sobre (valas, caixões, alastramento, mortes, etc), a menos as que pode agir sobre, mas evitar esse consumo excessivo, que pode ser até viciante e, apenas, mais paralisante e ansiogênico.
Lembrar que o mundo já passou por outras pandemias de também muitas agruras, mas que de alguma forma, as superou ou se adaptou a lidar com, ao longo do tempo.
Buscar ajuda profissional psicanalítica, caso esteja assim o desejando, até para ter um interlocutor com a escuta profissional diferenciada para a ansiedade sobre a pandemia e outras às quais ela evoca.
Espero que o tenha ajudado de alguma forma.
Grato pela pergunta, tudo de bom a ti.
Olá! Realmente o momento atual de pandemia causa ansiedade e um desconforto muito grande em algumas pessoas. Caso você esteja vendo que está prejudicando no seu dia a dia de forma intensa, aconselho procurar atendimento psicológico para ajudá-lo diretamente. Outros conselhos válidos é preencher seu tempo com uma rotina de sono regulado, comidas saudáveis e atividades que lhe agradam. Podemos ainda complementar de forma positiva com meditação (indico o aplicativo calm para ter uma meditação guiada), manter contato por vídeo chamada com pessoas queridas e ler bons livros. Coloque em prática e com certeza verá melhoras. Espero ter ajudado.
Para muito, a pandemia está gerando e resgatando traumas. A Terapia indicada pela Organização Mundial de Saúde para tanto é a chamada Terapia EMDR, especialmente quando trabalha junto a especialidade de Dor. Leia mais na nossa página e sinta-se livre para entrar em contato e saber mais.
Olá. Em primeiro lugar, a ansiedade em si não é uma doença. Ela é utilizada para fazemos as coisas mais simples. Precisamos da ansiedade para ter energia muscular. O questão é que seu exagero, principalmente quando não é liberado em alguma atividade, se torna patológico. Você pode avaliar sua vida para saber o que você tem feito com a sua ansiedade, o que te causa mais ou menos ansiedade, e junto cm quais outras emoções e pensamentos. Muitas vezes também estão incluídas as relações. Enfim, falar com um psicólogo e ver a possibilidade isso ser trabalhado pode sim ajudar. Muitos profissionais estão disponíveis na redes sociais para falar sobre esse assunto.
Olá! Primeiro é importante identificar, para você, especificamente o que essa ansiedade que surgiu nesse período significa. O significado pode variar de pessoa para pessoa. A partir daí, re-significar isso, transformar essa dinâmica de ansiedade, com reflexões específicas e/ou técnicas psicológicas. O acompanhamento de um psicólogo (online, por exemplo) pode te ajudar nesse processo. Fico a disposição para conversar mais a respeito. Abs.
Se você está sentindo que a ansiedade está te gerando desconforto, mal-estar e prejudicando seu dia-a-dia, independente de ser motivada pela quarentena atual ou não, o mais indicado a se fazer nesse momento é procurar um atendimento psicológico para que possa te acompanhar de forma próxima e individualizada, prezando sua saúde.
Use dessa ansiedade a seu favor: o que gosta de fazer e que não pode quando está em suas atividades de costume? O que gostaria de estar fazendo neste momento e que está ao seu alcance? Algo disso de forma remota? Se for uma ansiedade que esteja realmente atrapalhando, pode iniciar um tratamento de forma on line.
Olá! Seria interessante procurar um profissional para entender quais aspectos da quarentena tem te gerado tal ansiedade e como lidar com esse momento da melhor forma possível. Boa sorte.
Tente meditar . Ou busque por um profissional que possa te atender on line .
Olá! Vários fatores podem levar à sensação de ansiedade durante a pandemia: medo de ter Covid-19 ou de alguma pessoa próxima, ter a distância das pessoas queridas, problemas financeiros gerados pela crise atual, filhos em casa e ainda as aulas on-line, falta de interação social, o próprio home office, o receio da morte, entre outras razões que causam desequilíbrio emocional.O que faz a pessoa se sentir ansiosa é uma agitação do sistema nervoso central e uma angústia que causam desconforto. "É muito parecido com o medo e, em casos mais graves, com o pânico. Entre os sinais da ansiedade, estão irregularidade do sono, insônia, apatia, dificuldade para se concentrar e tomar decisões e pesadelos frequentes", enumera o psiquiatra.
E há ainda os sintomas físicos, que provocam bastante mal-estar. "Taquicardia ou coração acelerado, sensação de falta de ar, como se o ar não chegasse aos pulmões, aperto no peito, dor de cabeça, suor excessivo, tensão muscular e cansaço são alguns dos sintomas bastante comuns em quadros de ansiedade". Em situações mais extremas, é importante procurar ajuda profissional para que a situação não seja limitante e não comprometa o dia a dia e as relações pessoais, se os sinais são moderados, é possível buscar formas para minimizar a ansiedade e ter mais qualidade de vida. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, bom dia! A ansiedade faz parte da vida, precisamos ficar atentos para quando ela deixa de ser funcional e começa a prejudicar nossas vidas. Vou te explicar... A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda psicológica. Espero ter ajudado, fique bem!
Boa noite! Existem algumas ferramentas que podem auxiliar no tratamento da ansiedade, a meditaçao é uma técnica bastante eficaz. Você pode também buscar uma terapia e ter um tratamento que te auxilie. Procure um profissional de sua confiança.
Olá! A atividade física ajuda a aliviar a ansiedade e melhora o humor, produzindo hormônios para aliviar o estresse, a meditação também pode te auxiliar. Você pode também procurar um Psicólogo. Já pensou em iniciar uma terapia? Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. No tratamento, o psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando novos meios de lidar com eles. Com isso, o indivíduo pode promover mudanças profundas no seu modo de pensar, e melhorar sua vida significativamente. A terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Olá! Como vai?
Interessante reforçar que a ansiedade é um estado normal, nos faz alerta para várias questões do nosso cotidiano e, muitas vezes, nos auxilia a funcionar melhor. Porém, caso seja uma questão pra você, seria legal levar a clínica (psicólogo). Esse profissional fará coro a sua saúde mental.

At.te
O período de pandemia tem sido muito delicado para população em geral, seja devido ao próprio Covid-19, ou todas as outras questões relacionadas ao isolamento social e sensação de risco de vida. Lidar com a ansiedade neste momento acaba sendo algo mais complexo, fazer psicoterapia pode ser um grande auxílio neste momento.
é Natural que sintamos ansiedade neste momento de pandemia, o devemos observar é se essa ansiedade nos paralisa.
Olá! É normal sentir ansiedade, principalmente em um momento tão delicado. Porém, se esta ansiedade te paralisada e está causando prejuízos disfuncionais, é necessário ajuda de um profissional da psicologia. Um abraço!
Oi, como vai voce? situações extremas trazem sintomas, como a ansiedade, e isso é normal e esperado. A ansiedade é parte integrante da nossa existência, entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos. Por apresentar sintomas físicos. Eu oriento marcar uma consulta com um Psicólogo para iniciar o seu processo terapêutico. Ressalto que, nada o impede de iniciar com a terapia. Espero ter contribuído de alguma maneira e estimo melhoras. Me coloco à disposição
Olá, como está?
Em tempos muito difíceis e complexos, sejam de pandemia ou outros tempos de crises, é importante pensar quais elementos te impressionam, angustiam e fazem pensar mais durante essas épocas, para elaborar mais aqueles pensamentos que estão pro trás deles e muitas vezes não aparecem de maneira tão clara ou direta.
Falar sobre essas angústias, elaborar as ansiedades, pensar em si e nos outros e em si com os outros, são algumas coisas a serem feitas, espero ter ajudado.
Praticar técnicas de respiração e mindfulness, auxiliam bastante e trazem resultados positivos. Com algumas sessões de Hipnoterapia, obterá resultados bem significativos.
Sugiro buscar terapia, para ter um melhor entendimento da razão da ansiedade. O fato de contrair a doença durante a pandemia, por si só pode gerar esse sentimento, porém o porquê de estar causando a ansiedade pode ser mais complexo, por isso psicoterapia poderá te ajudar a compreender melhor o que está passando.