O que faz uma pessoa chegar ao ponto de se desanimar de tudo assim do nada? A quem devo procurar?

8 respostas
O que faz uma pessoa chegar ao ponto de se desanimar de tudo assim do nada? A quem devo procurar?
O desânimo pode ter causas tanto orgânicas como psicológicas, por isso antes creio que seria interessante descartar as orgânicas, por meio de exames, como hormonais.
Então, seria adequado procurar um bom psicólogo para avaliar essa pessoa como um todo, seus porquês, sua história de vida, crises, lutos...
Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
É comum que as pessoas passem por momentos de desânimo na vida, porém a persistência desse sintoma deve ser investigada. Existem muitas causas para isso: desde causas biológicas/ hormonais, bem como causas situacionais/ambientais.
Qual foi a ultima vez que você fez um check-up médico? Você tem algo à ganhar caso opte por fazer esse check-up? Se nestes exames, não houverem alterações hormonais recomendo que busque ajuda psicoterápica para tratar aspectos emocionais e situacionais que lhe incomodam.
Recomendaria a abordagem cognitivo-comportamental. É uma terapia de curto e médio prazo e lhe trará muitos benefícios.
Fico à disposição.
Abraço.
O desânimo pode ocorrer por várias razões, por exemplo : baixo nível hormonal; problemas familiares ou profissionais; dificuldades conjugais; mudança de localidade; doença ou morte de pessoas próximas, dentre outras. Procure um (a)psicólogo para uma avaliação mais detalhada, caso necessário ele o encaminhará a outro Profissional.
O desânimo pode ser derivado de várias causas: pode ser reflexo de algum problema físico, como por exemplo, problema na tireoide e pode também ser de origem psicológica. Você deve procurar por um médico para descartar ser um problema físico, te aconselho também a procurar por um psicólogo.
Nesse caso é indicado um psicólogo ou um psiquiatra para que o profissional possa verificar junto com você esse desânimo, se ele é passegeiro, se ele surgiu ou surge como algo pontual, se você possui prejuízo ou não, se sim o quanto de prejuízo, há quanto tempo existe, etc.
Caso o profissional verifique realmente um quadro patológico de depressão (variações de nível leve, moderado e grave), poderá ser indicado também a intervenção medicamentosa por parte do médico. O transtorno depressivo é multifatorial, pode possuir base genética, assim como ser afetado pelo ambiente (trabalho, faculdade, família, finanças, história de vida, etc).
Portanto, não deixe de buscar um profissional, cuide-se.
Espero ter lhe ajudado em algo.
Vivemos numa sociedade em constantes transformações econômicas, políticas, tecnológicas que afetam a nossa forma de pensar o mundo e a nós mesmos, assim como nossas relações interpessoais. O contexto histórico, familiar, a internet, as exigências profissionais e da vida social não podem ser descartados ao pensar o(a) homem/mulher moderno(a), pois somos atravessados e vivemos mergulhados nessas questões que geram desequilíbrio psíquico, solidão, apatia, desânimo, depressão, sofrimento, etc. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação, que havendo necessidade, te encaminhará para outro especialista para excluir as causas orgânicas/e ou acompanhamento medicamentoso.
Seria interessante verificar se é "do nada mesmo". Às vezes as pessoas vão se submetendo a uma série de pressões e obrigações (sejam elas familiares e/ou profissionais) e aí quando chega um momento em que a "bateria parece que não recarrega mais" ou em que as coisas perdem o sentido. Se esse for o seu caso, procure um psicólogo ou psicanalista. É muito importante poder construir um sentido próprio para as escolhas que fazemos, nos colocarmos como protagonistas de nossa vida. Nem sempre isso é fácil. O processo terapêutico pode ser fundamental para que você consiga elencar suas prioridades e também olhar para o que resta ou falta (aquilo que não deu pra fazer, ou que não se conseguiu) de uma outra perspectiva.
Procure por especialistas como psicólogo e psiquiatra para melhor avaliação das suas questões, e sendo necessário o tratamento medicamentoso acompanhado de psicoterapia.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.