O que eu tenho é depressão ou tristeza, como posso descobrir?

10 respostas
O que eu tenho é depressão ou tristeza, como posso descobrir?
Olá, você pode procurar um psicólogo para investigar. Caso ele ache que se trata de um caso de depressão e que seja preciso procurar um psiquiatra, ele vai indicar. Qualquer coisa, estou à disposição. Boa sorte! Abraços.

Bom dia, a tristeza é um dos sintomas da depressão. Na tristeza é comum ter um ou mais motivos concreto para tristeza, na depressão não fica tão claro o motivo da tristeza, além de ter uma perda do prazer de coisas comuns e evitar o convívio social. Mas para um esclarecimento melhor e assertivo, recomendo buscar por um psicólogo. Espero ter ajudado, abraços!
Boa tarde,
A tristeza é uma reação comum que surge na vida de qualquer pessoa, em alguns momentos, frente a abalos e incômodos da vida.
A depressão é uma perda de esperança em um nível profundo, e portanto, uma perda do sentido de viver. Nela, a pessoa não sente que está mais aproveitando os prazeres que antes gostava e o mundo parece "cinzento, sem graça".
Essa é uma diferenciação breve. Caso você esteja em dúvida se está depressiva (o) ou se a tristeza que está sentindo está te incomodando muito, é recomendável consultar um psicólogo, que, se necessário, também fará o encaminhamento para um psiquiatra para ajudar no processo.
Fico a disposição caso queira conversar mais a respeito.
Olá! Quando a tristeza está presente por mais de 2 semanas quase todos os dias, acompanhada de outros sintomas pode ser um quadro de depressão. Observe se você também tem sentido diminuição do interesse ou prazer em quase todas as áreas da vida, mudanças no apetite, alterações no sono, cansaço ou pensamentos sobre morte. De qualquer maneira, o mais indicado é buscar ajuda profissional para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, caso necessário. Abraços!
Olá minha colega Taisa Borges já explicitou bastante como pode diferenciar a tristeza da depressão mas é preciso que procure uma ajuda para ter mais certeza do que é, precisa de um olhar de fora para te ajudar a esclarecer melhor o que você tem ou sente, as vezes com facilidade nos enganamos e sem querer atrasamos nossa cura. Confie na ajuda de um psicólogo/a.
Olá, bom dia!
Embora o sentimento de tristeza esteja presente na depressão, estar triste é diferente de estar com depressão. Tristeza é um sentimento natural de qualquer pessoa, sendo gerado por situações ou lembranças desagradáveis. Porém, esse sentimento é passageiro e o motivo da tristeza é claro.
Já a depressão afeta o humor, gerando uma tristeza profunda e persistente. O motivo de se sentir dessa forma não é claro. Ocorre a perda de vontade de executar tarefas que antes traziam felicidade. Muitas vezes ocorrem a perda de confiança, alteração na qualidade do sono, diminuição da concentração, sentimentos de culpa, entre outros.
Recomendo procurar um psicólogo para uma melhor investigação e diagnóstico. Caso se faça necessário, um psiquiatra poderá ajudar, trabalhando em conjunto.
Espero ter ajudado! Estou à disposição! Um abraço.
Olá! Não é tão simples quanto às vezes parece, não é? Na literatura atual, incluindo DSM-IV e CID (manuais diagnósticos), a chave do diagnóstico diferencial para depressão é a prevalência dos sinais ou sintomas. Está se sentindo bastante triste há mais de 12 meses? Uma boa avaliação psiquiátrica deixaria claro o que vc tem, se é que tem. Por exemplo: diante de algumas perdas da vida é considerado natural e ate saudavel o surgimento da emoção: tristeza. Nao estou sugerindo aguardar 1 ano para fazer uma avaliação, obviamente. Desta forma recomendo o agendamento de uma entrevista psicológica. A maioria dos transtornos de humor tem origem emocional. Portanto, já seria possível iniciar um "tratamento" (psicoterapia) para encontrar os motivos do seu entristecimento. Espero ter ajudado...
Um psicólogo pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo com você! Busque ajuda
A ida ao psicoterapeuta e fundamental para compreender qual fenômeno está se passando com você. Ficar ciente quando isto começou se há um motivo real ou a quanto tempo você sente este mal estar são importantes para o psicoterapeuta lhe ajudar neste momento.
Olá, a diferença entre tristeza e depressão é que na primeira ela acontece depois de alguma perda, morte de um ente querido por exemplo, termino de um relacionamento, perda de emprego, já a depressão apresenta sintomas físicos, como perda ou ganho de peso, muito ou pouco sono, dificuldade em memorização, como também desanimo, apatia, falta de prazer em realizar atividades que antes eram prazerosas. Espero ter ajudado.