O que é uma tenoplastia?

2 respostas
O que é uma tenoplastia?
É a reconstrução de um tendão apos um rotura por avulsão, esmagamento ou corte, a técnica para a reconstrução dependera da quantidade de tecido perdido, podendo ser transplantado, dependendo do estado do tendão. O pós operatório é delicado pois não é indicado colocar o pé no chão então nas primeiras semanas evita-se até a deambulação mesmo que de muletas, e é analisado pelo médico e fisioterapeuta, depois de vários exames de imagem, quando já sera permitido o primeiro apoio do pé no chão, então começa gradativamente a evolução de estímulos durante a reabilitação até ser conseguido o apoio e posição anatômica do pé (amplitude neutra em pé), o uso de muletas é indispensável para a deambulação mesmo depois do apoio do pé para a marcha. As complicações envolvem dificuldade de atingir o objetivo de amplitude ideal por grande perda de tecido para a ligação correta das extremidades do tendão com até acidentes de apoio prematuro por tropeções ou deslizamentos.

Tenoplastia na mao refere-se a alguma reconstrucao de tendao secundaria a uma lesao. Geralmente isso e necessario em lesoes cronicas, ou quando ha perda de um segmento, ja que em lesoes agudas e sem perda de segmentos fazemos a "tenorrafia primaria" ou seja a sutura direta do tendao cortado.
A tecnica mais conhecida de tenoplastia na mao, envolve duas cirurgias. Na primeira o segmento de tendao lesionado eh retirado e substituido por uma protese de silicone, que permanece implantada por cerca de 1 a 2 meses ate que haja boa cicatrizacao. Sua funcao eh de manter um espaco, ou um tunel, onde o tendao reconstruido ira funcionar. Na segunda cirurgia esta protese de silicone e substituida por um enxerto de tendao, geralmente retirado do antebraco (tendao palmar longo), sem necessidade de abrir toda a area operada, mas apenas as extremidades, de forma a evitar as aderencias que podem se formar. O pos operatorio das duas cirurgias requer terapia rigorosa e com especialista em terapia da mao.