O que é uma crise de ansiedade? O que acontece? Quem dá o diagnóstico de ansiedade?

15 respostas
O que é uma crise de ansiedade? O que acontece?
Quem dá o diagnóstico de ansiedade?
Olá, tudo bem? Quando se usa o termo "crise de ansiedade" estamos normalmente falando de um episódio, ou situação como queira chamar, caracterizado por um alto nível de ansiedade podendo ter uma elevação de batimentos cardíacos, sudorese, falta de ar, dentre outros sintomas que o indivíduo possa apresentar. Contudo, o fator de pensamentos e preocupações durante esses episódios é o que mais chama atenção, um medo de algo que possa vir a acontecer de ruim, quando na verdade a própria pessoa aumenta o tamanho e a gravidade do que possa vir a acontecer criando ideias desastrosas que não condizem com o que possa acontecer de verdade. O diagnóstico pode vir através de um profissional psicólogo ou de um psiquiatra. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia

Olá, conforme o colega apontou esses são os possíveis sintomas que caracterizam a "crise de ansiedade". São manifestações gerais que as pessoas podem perceber e posteriormente até obter algum diagnóstico. Não sei o contexto dos seus questionamentos mas acho importante destacar que para além das possíveis nomeações o essencial para o indivíduo que percebe esses momentos intensos de ansiedade é refletir sobre a particularidade da sua vivência. Essas crises são momentos de um afeto avassalador que produz efeitos sobre o corpo e sobre os pensamentos, de um modo geral, mas para cada pessoa representa determinados conflitos e desafios que só dizem respeito a ela. Então para tratar, será importante cuidar dessa singularidade.
Olá! Uma crise de ansiedade é uma resposta intensa e excessiva do corpo e mente a uma situação percebida como ameaçadora, mesmo que não haja uma ameaça real presente. Durante uma crise de ansiedade, uma pessoa pode experimentar sintomas físicos, emocionais e cognitivos intensos e incômodos.

Os sintomas físicos de uma crise de ansiedade podem incluir coração acelerado, palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, tontura, desconforto no peito, náusea ou desconforto abdominal. Os sintomas emocionais podem incluir medo intenso, apreensão, nervosismo, irritabilidade, sensação de perigo iminente ou pânico. Os sintomas cognitivos podem incluir pensamentos acelerados, preocupação excessiva, dificuldade de concentração, sensação de irrealidade ou desconexão.

O diagnóstico de ansiedade é feito por profissionais de saúde mental, como psicólogos, psiquiatras ou médicos clínicos gerais, com base na avaliação clínica dos sintomas apresentados pela pessoa. É importante que um profissional qualificado faça uma avaliação completa, considerando a história clínica, os sintomas e o impacto na vida diária da pessoa, para determinar se os sintomas atendem aos critérios diagnósticos de transtornos de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social, entre outros.

É importante destacar que a ansiedade é uma emoção normal e pode ser experimentada por todas as pessoas em determinadas situações. No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere significativamente na qualidade de vida e nas atividades diárias de uma pessoa, pode ser indicativo de um transtorno de ansiedade que requer avaliação e tratamento adequados por profissionais de saúde mental qualificados.

Espero ter te ajudado. Um forte abraço!
Quem pode fechar um diagnóstico de ansiedade é um psicólogo.
Olá! A crise de ansiedade é momentânea e acontece em episódios, mais ou menos intensos, em maior ou menor frequência, nele podem se fazer presente diversos sintomas, como taquicardia, falta de ar, náusea, tontura, entre outros. O que acontece é individual e particular de cada caso, cada paciente, o que tem que ser olhado, observado e elaborado são os fatores, pensamentos e vivências de cada um para essas manifestações. Tudo isso pode ser feito e diagnosticado em terapia, com um profissional psicólogo ou por um psiquiatra. Se cuide e estou à disposição!
Crise de ansiedade produz muitos sintomas que geram sofrimento tipo: excesso de batimentos do coração, pensamentos e sensação de que a pessoa corre risco de morte, mãos frias, angústia...etc
Muitas pessoas correm para o hospital e depois de analisadas os médicos dizem que fisicamente a pessoa está bem e que o problema é não físico e sim emocional/psicológico. Existe tratamento na psicologia clínica, psicoterapia.
A ansiedade é uma reação emocional natural que o ser humano experimenta em face da incerteza. Apesar do incômodo, ela pode trazer mensagens importantes para a pessoa que está experimentando um estado ansioso. Para melhor entender as mensagens que essa experiência tem para você, é aconselhável buscar ajuda de um(a) psicólogo(a). O diagnóstico de ansiedade pode lhe trazer alivio pela possibilidade de utilizar medicação, mas também corre-se o risco de você ganhar um rótulo e começar a explicar as causas do seu comportamento a parir deste rótulo. Com isso você elimina a mensagem importante que seu corpo estava lhe trazendo e, consequentemente, deixa de acessar informações úteis para o seu processo de autoconhecimento. Mas cada caso é um caso, em alguns deles a medicação pode ser bastante útil. A depender da gravidade do impacto da ansiedade na sua vida, busque também um(a) psiquiatra. Fundamental é a sua qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 180
Então, primeiramente é importante entender que a ansiedade é uma emoção, uma reação natural e saudável. Geralmente, ela está associada à percepção de algum tipo de ameaça e incerteza, seja no presente ou no futuro. É comum quando estamos ansiosos termos reações físicas (sudorese, formigamento, taquicardia, respiração ofegante, entre outros) e psicológicas (por exemplo, preocupações/previsões negativas do futuro, atenção focada no que é ameaçador, dificuldade de concentração). De maneira geral, esses sinais surgem em uma intensidade moderada e logo passam. Uma "crise de ansiedade" é um nome dado quando esses sintomas são intensos e agudos: não duram muito tempo, mas afetam bastante o nosso funcionamento e bem-estar. Sobre o diagnóstico: "ansiedade" não é um transtorno psicológico; como disse, é uma emoção natural e esperada. Quando os sintomas são muito intensos, frequentes e afetam consideravelmente seu dia-a-dia, é possível haver algum transtorno de ansiedade. Existem vários, cada um com seus critérios e espeficidades. Quem pode diagnosticar uma ansiedade patológica é um profissional da área da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. É importante uma avaliação com esses profissionais para determinar um possível diagnóstico e tratamento. Espero que encontre ajuda e fico à disposição!
Olá, espero que esteja bem.
Quando falamos em crise de ansiedade, estamos falando de um momento em que a pessoa sente um medo ou preocupação muito intensa que aparecem do nada.
Ela causa vários sintomas físicos, como o coração acelerado, suor, tremores, falta de ar, tontura, náusea e muitos outros. E, ao mesmo tempo, a pessoa também pode ficar apavorada, com medo de enlouquecer ou até mesmo de morrer.
O diagnóstico é feito por um profissional de saúde mental, tipo um psiquiatra ou psicólogo, que conversa bastante com a pessoa para entender o que está rolando. Se a pessoa tem crises frequentes e isso tá atrapalhando a vida dela, pode ser que ela tenha um transtorno de ansiedade.
Espero ter ajudado.
À disposição
Abraço
A ansiedade é parte integrante da nossa existência, uma resposta normal do ser humano a uma série de situações ou eventos, onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Entretanto, quando se apresenta de forma extremada, pode se manifestar através de diversos sintomas somáticos, como: tremores, fraqueza, tensão muscular, problemas para dormir, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados, problemas digestivos, náuseas, dores de cabeça frequentes, dores de estômago, ataques de pânico, entre outros. O diagnóstico é feito por um profissional da saúde mental - psicólogo ou psiquiatra.
Uma crise de ansiedade é um episódio agudo e intenso de ansiedade, caracterizado por sintomas físicos e emocionais intensos. Pode ser desencadeada por uma variedade de situações ou eventos estressantes, e os sintomas podem ser avassaladores e debilitantes. As crises de ansiedade podem variar em duração e gravidade de pessoa para pessoa.
É importante ressaltar que uma crise de ansiedade é uma resposta do organismo a uma situação de estresse e não é necessariamente um diagnóstico de transtorno de ansiedade. O diagnóstico de um transtorno de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno do pânico, transtorno de ansiedade social, entre outros, é feito por um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, com base em uma avaliação clínica completa.
O profissional de saúde mental irá avaliar os sintomas, a duração e a gravidade dos episódios de ansiedade, bem como o impacto desses sintomas na vida cotidiana da pessoa, para determinar se um diagnóstico de transtorno de ansiedade é apropriado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 130
CRISE É QUANDO A PESSOA FICA TOMADA OU POSSUÍDA POR UMA AGITAÇÃO INTERNA INTENSA QUE GERA O PAVOR DE NÃO CONSEGUIR REALIZAR ALGO OU QUE ALGUMA TRAGÉDIA VAI ACONTECER; ESSA EMOÇÃO FAZ A PESSOA SENTIR QUE ESSA É UMA QUESTÃO DE VIDA OU MORTE E ELA NÃO VÊ SAÍDA E ENTRA NUMA AGONIA QUE É QUANDO A GENTE SENTE QUE: “NUNCA MAIS VOU SAIR DESSA SITUAÇÃO, VOU FICAR ASSIM PRA SEMPRE”
ESSE ESTADO CAÓTICO DE ALTA INTENSIDADE É UMA CRISE. ENTÃO A SITUAÇÃO MENTAL E EMOCIONAL TRANSBORDA PARA O CORPO; ESSE TRANSBORDAMENTO SE APRESENTA EM FORMA DE GRITOS, CHORO, TAQUICARDIA, TREMEDEIRA, etc.
Um abraço,
Lea
O diagnóstico é feito geralmente por um psicólogo ou psiquiatra.
Olá! Concordo com as respostas dos colegas acima. Acrescento que, a crise de ansiedade pode ocorrer em qualquer lugar, sem aviso prévio. Uma simples compra no shopping pode ser um problema se a pessoa tiver uma crise. A duração pode ser de 1 a 3 minutos até de 10 a 20 minutos, variando de pessoa para pessoa, além disso alguns sintomas podem ser sentidos horas depois da crise passar. O medo de reviver a crise é tão grande, que a pessoa irá evitar qualquer situação ou local que a faça sentir novamente aquela sensação. O diagnóstico pode ser realizado pelo psiquiatra ou psicólogo. O tratamento pode ser por meio de medicação (para alguns casos) e psicoterapia. O transtorno de ansiedade pode trazer grande sofrimento para a pessoa, por isso, é muito importante procurar ajuda de um psicólogo para conseguir ter o controle da ansiedade e melhoria na qualidade de vida.
Uma crise de ansiedade ou um ataque de pânico é o momento em que os sintomas da ansiedade ( taquicardia, sudorese, falta de ar, tremores, etc) se manifestam de forma repentina e muito intensa, porém nem sempre esta manifestação indica um possivél trastorno de ansiedade.
É natural sentirmos ansiedade em determinados momentos, por exemplo, numa experiência nova, como uma prova, um teste, ou algo que temos que expor uma ideia ou apresentação.
Então se faz necessario uma investigação para de fato compreeneder se foi algo dentro de uma certa razoabilidade. profissionais de saude mental, como psicólogos e psiquiatras, podem dar um diagnostico.