O que e um transtorno passivo-agressivo? Um autista leve pode ter esse transtorno?

4 respostas
O que e um transtorno passivo-agressivo? Um autista leve pode ter esse transtorno?
O autismo se apresenta num espectro, desde aqueles casos associados a deficiência intelectual, muito graves, até pessoas que, além de apresentarem dificuldades de comunicação social típicas dos autistas (dificuldades de expressar emoções e de percebê-las nos outros, dificuldades de contextualizar comportamentos) e alguns comportamentos rígidos e repetitivos, conseguem ter excelente desempenho intelectual e razoável sucesso social. O comportamento passivo-agressivo, por outro lado, caracteriza-se por comportamentos que impedem a realização de expectativas interpessoais de outras pessoas, seja através de resistência a pedidos, teimosia, procrastinação, falhas propositais repetidas que são feitas propositadamente. É, basicamente, uma agressividade velada. Na medida que a pessoa autista tem dificuldades para representar a mente de outra pessoa, não teria como ter comportamentos propositadamente direcionados para frustrar e criar dificuldades para o outro, para agredi-la de modo relativamente sutil e passivo, o que caracteriza o comportamento passivo-agressivo. Falando numa linguagem mais "tosca", para "sacanear" é preciso saber o que é "sacanagem" para com o outro, do ponto de vista dele. Se não tenho como saber o ponto de vista do outro, fica mais difícil. É necessário um certo refinamento mental justamente na área (de expectativas interpessoais) em que o autista tem dificuldade. Entretanto, como o autismo é um espectro, pessoas na extremidade menos grave do espectro talvez possam ter algum comportamento passivo-agressivo. Para dar uma resposta mais precisa, seria necessário conhecer o caso específico, para se tentar entender se os comportamentos que você tem observado podem ser explicados por uma postura passiva-agressiva.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi, uma pessoa com Asperger tem dificuldade no entendimento das emoções de si mesmo e dos outros o que dificulta sua interação social. Existem muita amplitude desde casos bem leves até mais limitantes.
Para ter atitudes passivo agressivas a pessoa precisa entender que algo de ruim que ela sente é culpa do outro, ou querer que o outro sinta culpa por algo de ruim que essa pessoa sente, sempre numa posição de vítima de quem está sendo responsabilizado.
Seria necessário realizar uma avaliação mais detalhada desse paciente para saber qual a intensidade da sua dificuldade social devido ao Asperger para ter certeza se existe alguma possibilidade dele estar manipulando emocionalmente outras pessoas intencionalmente.
O transtorno passivo agressivo se carateriza por uma oposição velada, uma resistência em satisfazer as expectativas interpessoais através de comportamentos negativos indiretos como vitimização, teimosia, procrastinação, ironia, atitude de desprezo para com o outro, erros recorrentes com intenção de não corresponder a determinada expectativa. Como se fosse uma forma escondida de hostilidade. O Transtorno do Espectro Autista, como o próprio nome diz é um espectro, ou seja, vários sintomas podem classificá-los. Muito comum apresentarem comorbidades, ou seja, outro transtorno associado, porém é necessário uma avaliação clínica para fechar o diagnóstico. À disposição.
O autismo, como qualquer outro quadro de "transtorno", apresenta inúmeras possibilidades. Os indivíduos envolvem toda uma complexidade que não pode ser reduzida à comportamentos que são taxados. Um autista pode ser muitas coisas, e hoje há uma excessiva nomeação/classificação que só é prejudicial para as pessoas. Um sujeito autista terá muitas dificuldades com a linguagem (formas de expressão no geral), com os laços sociais e em estar em ambientes sociais. Mas cada autista terá questões singulares também, que são de seu caso em particular. É essencial que isso seja tratado diretamente com um especialista!

Especialistas

Ana Cristina Ribeiro de Melo

Ana Cristina Ribeiro de Melo

Psicólogo

Brasília

Hugo Harthu Panes Souza

Hugo Harthu Panes Souza

Psicólogo

São Paulo

Moisés Silas

Moisés Silas

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Passivo-Agressiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.