O que é um transtorno de ansiedade?

6 respostas
O que é um transtorno de ansiedade?
A ansiedade é um medo irracional, inexplicável, com perda de controle sobre o próprio corpo, que cursa com sintomas autonômicos(taquicardia, sudorese, dispnéia, fala de ar, tontura) e estado de hiper-alerta ou hipervigilância. Quando isto interfere na funcionalidade da pessoa, daí chamamos Transtorno de ansiedade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto.

A ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos quando são exagerados, desproporcionais em relação ao estímulo.

De modo geral o tratamento é multidisciplinar. terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia dinâmica, uso de psicofármacos e intervenções familiares.

Exemplos de transtornos: transtorno de ansiedade de separação; transtorno de ansiedade generalizada TAG; fobias específicas; fobia social; transtorno de estresse pós traumático TEPT.

abçs,
Ansiedade define-se como uma "sensação de medo sem causa evidente" e dá-se o nome de transtorno quando este medo torna-se excessivo e passa a trazer prejuízos importantes para o indivíduo (vida afetiva, social e profissional).
Os transtornos de ansiedade variam em sua intensidade e como se apresentam, por exemplo: fobias, pânicos, manias e outros.
Os transtornos de ansiedade apresentam sintomas físicos (sudorese, taquicardia, falta de ar) e psíquicos (insônia,irritabilidade,inquietação) e a boa notícia é que há tratamento,sendo possível atenuar ou extinguir sintomas com possibilidades medicamentosas e psicoterápicas.
O medicamento vem para melhorar os sintomas e a psicoterapia, entender as causas.
Um ESTADO de ansiedade se caracteriza por um "receio" de algo que está por vir. O "receio" se configura como uma variação do medo. O medo aparece como um estado de alerta ou preocupação, muitas vezes desconfortável. É um estado emocional ou sentimento que, naturalmente, está presente em todos nós assim como outros sentimentos como amor, raiva e culpa, por exemplo.

Ansiedade e medo servem para nos proteger de situações que nos ameaçam. Ansiedade e medo são bons quando são PROTETORES.

Há, no entanto, o momento em que parece que a ameaça é constante. Ansiedade e medo tornam-se muito presentes. Ansiedade e medo não são bons quando são PRIVADORES. Aqui muitas vezes se encontram os transtornos de ansiedade.

É o momento de buscar ajuda de um especialista.
É um transtorno caracterizado por preocupações excessivas e difíceis de controlar, acompanhada de diversos sintomas somáticos como: cefaleia, dificuldade de respirar, palpitação, sudorese, tontura, ondas de frio e calor, micção frequente, náusea, insônia, irritabilidade, etc.
Olá, a ansiedade é necessária para todas as pessoas, porém em uma dose moderada, controlada, que não prejudica a dinâmica da vida do sujeito. Quando falamos em transtorno de ansiedade já é um nivel extremo, que causa muito desconforto e prejuízos sociais, profissionais e pessoais. Dentro dos transtornos de ansiedade existem: Transtorno do pânico, ansiedade generalizada, fobia social, fobias específicas entre outros. Para todos os transtornos de ansiedade existe tratamento e se necessário medicação.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.