O que é um mioma com conteúdo hemorrágico e degenerado? A indicação cirúrgica para retirada de

3 respostas
O que é um mioma com conteúdo hemorrágico e degenerado? A indicação cirúrgica para retirada de um mioma degenerado de 11cm? Pode-se viver com mioma nesse estado ou há risco de ruptura ou necrose também do útero?
O mioma quando é de tamanho grande ou de localização de pouca vascularização sofre o que chamamos de degeneração que pode ser rubra (ou sanguínea), hialina, calcificado e etc. Esse mioma que você refere parece ser bem grande e mesmo não tendo sintomas aconselho que seja retirado. Converse com seu ginecologista para decidir. Boa sorte !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem dois grupos principais de mioma degenerado
1. Degeneração benigna: hemorrágico, cístico, mixoide, etc
2. Degeneração maligna ou sarcomatosa.

Apesar da raridade da degeneração ser sarcomatosa (<1%) existe sempre essa possibilidade, ou seja, não estamos frente a um caso no qual podamos dizer com total certeza que não tem possibilidade de malignidade.

E com um mioma degenerado de 11cm com chances de crescer e comprimir outras estruturas eu optaria por oferecer o tratamento cirúrgico.

Consulte seu cirurgiao oncologico / ginecologista / ginecologista oncologico. Para ter um melhor esclarecimento. Fazer uma avaliação clínica e talvez solicitar algum exame que tenha melhor acurácia para o diagnóstico.

Espero ter ajudado, fico a disposição.
Olá. O mioma é um tumor benigno do útero, com risco de malignidade muito baixo, presente em 40 a 80% das mulheres. Apenas 20% das mulheres com mioma tem algum sintomas e necessitam de algum tratamento, como sangramento uterino anormal, dor pélvica, dor na relação, cólicas menstruais, infertilidade, etc.
O tratamento do mioma não necessariamente é cirúrgico. A degeneração e o tamanho do mioma, por si só, não indicam o tratamento cirúrgico.
A degeneração ocorre quando falta adequada nutrição e oxigenação para o mioma. Existem diversos tipos de degeneração: gordurosa, mixoide, hemorrágica, cística, hialina, etc.
Um mioma de 11 cm pode exercer efeito compressivo sobre outros órgãos acarretando dor pélvica. Apesar do tamanho não indicar cirurgia, miomas grandes podem depender do tratamento cirúrgico para o tratamento. Os anticoncepcionais e hormônios assim como a embolização não serão eficazes no tratamento.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Ariely Haenke

Ariely Haenke

Ginecologista

Americana

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1063 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.