O que é transtorno afetivo sasonal?
7
respostas
O que é transtorno afetivo sasonal?

O Transtorno Afetivo Sazonal, SAD, embora ainda não seja reconhecido amplamente pelos profissionais de saúde mental, é um transtorno relacionado a determinada época do ano. As pessoas costumam alterar seu comportamento cotidiano de acordo com as estações, assim como no inverno podemos sentir mais fome, mais sono e menos disposição, no verão, também podemos sentir mais dispostos, tendemos a tirar férias e a estar com outras pessoas, enfim, não se trata de regra, mas são mudanças comuns. Algumas pessoas estão mais sensíveis a essas mudanças, principalmente se estão passando por momentos importantes ou eventos nodais e acabam manifestando sintomas análogos ao transtorno depressivo com picos no inverno ou no verão, por exemplo. É mais comum em mulheres e uma percentagem bem pequena manifestam sintomas mais graves. O tratamento varia de acordo com o profissional e com o paciente. É comum o uso de antidepressivos e psicoterapia. Outras terapia também podem contribuir para melhora.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

É um transtorno que pode acontecer em determinadas épocas do ano, por exemplo o inverno,a falta de luminosidade, da temperatura mais baixa um isolamento social. Algumas pessoas podem apresentar esse tipo de transtorno também conhecida como depressão de inverno.

Esse transtorno ainda é pouco 'conhecido' por muitos profissionais. É um transtorno que se assemelha-se a depressão, muitos o chamam de depressão de inverno, pois seus sintomas ocorrem em um período mais específico, que é o inverno. A falta de luminosidade, de calor, as baixas temperaturas, acabam provocando alterações de humor e podendo levar assim a uma depressão e posteriormente ao TAS.

Trata-se de alterações afetivas que ocorrem em determinados períodos do ano. Vários estudos correlacionam o evento de rebaixamento afetivo ao período de inverno, dada a queda da luminosidade e maior probabilidade de isolamento social em locais frios.

É um transtorno de humor ligado a uma variação conforme as estações de ano. Nesta condição o humor varia conforme a época do ano. Abraço!

Tem como um dos sintomas o sentimento de melancolia.
Também conhecido como depressão de inverno porque a pessoa tem necessidade de luz e nessa época tem menos exposição a luz solar.
Não é tão simples assim.
A busca pela psicoterapia para elaborar essa angústia seria o mais indicado.
Também conhecido como depressão de inverno porque a pessoa tem necessidade de luz e nessa época tem menos exposição a luz solar.
Não é tão simples assim.
A busca pela psicoterapia para elaborar essa angústia seria o mais indicado.

Gostaria muito de responder esta dúvida pessoalmente. Agende uma consulta para conversarmos mais a respeito!
Especialistas

Nathalia Silveira Castelan
Psiquiatra, Especialista em administração em saúde, Generalista
Belo Horizonte





Perguntas relacionadas
- Um psiquiatra pode diagnosticar uma patologia/transtorno ?
- É possível evitar o amor transferencial? Recentemente, me apaixonei por uma terapeuta e foi uma experiência um pouco dolorosa, por envolver tanto rejeição de expectativas afetivas quanto interrupção de um processo terapêutico que estava indo bem. Hoje, o que me desperta receio de procurar outra pessoa…
- Meus batimentos cardíacos sobem a 170 e voltam a 100/80 rapidamente. Já marquei cardio mas estou preocupada. Já sofri de TAG, e tenho tido no último mês alguns sintomas. Posso estar entrando neste quadro novamente? Faz sentido ambas as coisas?
- Me tornei uma pessoa fria, calculista, arrogante e sozinha. Todo ano, algo acontece comigo que me deixa muito mal, desde traumas, frustrações amorosas, falsidades de amigos. Queria ser leve como antes. É possível reverter isso em quanto tempo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Transtorno Afetivo Sasonal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.