O que é taquicardia sinusal inapropriada? Quais os sintomas?

3 respostas
O que é taquicardia sinusal inapropriada? Quais os sintomas?
Olá! A taquicardia sinusal inapropriada é uma condição benigna onde os batimentos normais do coração se elevam em situações não esperadas, no repouso ou no exercício, na qual não existe um condição secundária causando isso (p. ex hipertireoidismo, anemia, etc). Esse diagnóstico só será dado após uma avaliação clínica minuciosa e alguns exames laboratoriais e cardiológicos. Att.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A taquicardia sinusal não é uma doença do coração, mas uma resposta do coração a alguma demanda aumentada. Quando a causa não é encontrada, aí o médico dá o remédio para a frequência cardíaca diminuir e com ela os sintomas. A investigação da causa deve ser exaustiva. Procure um cardiologista para essa investigação. Um forte abraço.
A taquicardia sinusal inapropriada (TSI) é uma condição na qual a frequência cardíaca do paciente acelera para níveis superiores ao normal sem um motivo aparente, ou seja, a aceleração do coração é desproporcional à atividade física ou emocional do indivíduo. Ocorre devido a um aumento na atividade do nó sinoatrial, o "marcapasso" natural do coração, que faz com que o coração bata mais rápido do que deveria.

A TSI é diferente da taquicardia supraventricular paroxística (TSVP), que é uma arritmia cardíaca que pode causar episódios de frequência cardíaca acelerada, mas que geralmente é iniciada por um estímulo elétrico anormal em uma parte do coração e pode ser desencadeada por fatores como ansiedade, estresse, cafeína, entre outros.

Os sintomas da TSI podem incluir palpitações, sensação de coração acelerado, falta de ar, tontura, desmaio ou fraqueza. Pessoas com TSI também podem sentir fadiga e cansaço mais facilmente do que o normal. Em alguns casos, a TSI pode não apresentar sintomas perceptíveis, sendo identificada apenas durante um exame médico de rotina.

A TSI geralmente não é uma condição grave, mas pode levar a complicações se não for tratada, especialmente em pacientes com outras condições cardíacas. O tratamento para TSI pode incluir medicamentos betabloqueadores, mudanças no estilo de vida, como reduzir o estresse e evitar o consumo de cafeína e outras substâncias que podem desencadear a arritmia, e, em casos mais graves, pode ser considerada a ablação cardíaca.

É importante conversar com um médico cardiologista se você estiver apresentando sintomas de TSI ou se tiver alguma preocupação em relação ao seu coração.

Especialistas

Márcio Galindo Kiuchi

Márcio Galindo Kiuchi

Cardiologista

Recife

Adriano Marques Siqueira

Adriano Marques Siqueira

Cardiologista

Curitiba

Claudio Caetano de Faria Junior

Claudio Caetano de Faria Junior

Cardiologista, Internista

Londrina

Bruna Cogo

Bruna Cogo

Cardiologista

São Paulo

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 101 perguntas sobre Taquicardia Sinusal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.