O que é superdotação? E quem pode fazer o diagnóstico de altas habilidades e superdotação (AHSD)?

1 respostas
O que é superdotação? E quem pode fazer o diagnóstico de altas habilidades e superdotação (AHSD)?
Superdotação, ou Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), é um termo usado para descrever indivíduos, frequentemente crianças, que mostram capacidades significativamente acima da média em uma ou mais áreas de desenvolvimento cognitivo, criativo, artístico ou de liderança. Essa definição se alinha com a Teoria dos 3 Anéis de Joseph Renzulli, segundo a qual indivíduos superdotados possuem três características principais: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa (motivação).

Segundo Renzulli, a superdotação não é meramente uma questão de alta inteligência. Envolve a interação desses três elementos, criando um potencial para desempenho ou realizações excepcionais.

Outros teóricos, como Robert Sternberg com sua Teoria Triárquica da Inteligência, e Howard Gardner, com a Teoria das Inteligências Múltiplas, expandem essa visão. Sternberg fala de três aspectos da inteligência: analítica, criativa e prática. Gardner, por sua vez, propõe que existem várias inteligências independentes, como a linguística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Ambas as teorias destacam que a inteligência é multifacetada e que a superdotação pode se manifestar de diversas maneiras.

O diagnóstico de AH/SD geralmente é feito por profissionais especializados, como psicólogos, neuropsicólogos ou pedagogos, através de avaliações detalhadas que incluem testes de inteligência, avaliações comportamentais e análises do desempenho escolar e criativo da criança. É importante um diagnóstico preciso, pois crianças com altas habilidades muitas vezes requerem abordagens educacionais diferenciadas para atender às suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento emocional.

Se você suspeita que seu filho possa ser superdotado ou se deseja saber mais sobre AH/SD, uma teleconsulta com um neuropediatra especializado nesta área pode oferecer um bom ponto de partida. Este profissional pode orientá-lo sobre as próximas etapas, incluindo avaliações mais detalhadas e recomendações para suporte educacional e emocional adequado.

Lembrando sempre que cada criança é única, e entender suas necessidades individuais é fundamental para seu desenvolvimento pleno e saudável.