O que é Síndrome de Asperger?
6
respostas
O que é Síndrome de Asperger?
A síndrome de Asperger segundo CID-10 F84.5 é um transtorno nosológico incerto caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, semelhantes ao autismo. Com repertório e interesses e atividades restritas, estereotipadas e repetitivas. MAS DIFERE DO AUTISMO principalmente pelo fato de que não se acompanha de um retardo ou de uma deficiência de linguagem ou do desenvolvimento cognitivo. O portador desta síndrome em geral são desajeitados. As anomalias persistem na adolescência e na idade adulta e pode vir acompanhado por episódios psicóticos no inicio da idade adulta. A orientação é sempre buscar informação e consulte com pediatra, neurologista, psicólogo e psiquiatra. È PRECISO SEMPRE FICAR ATENTO A TODO INVESTIGAÇÃO.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Síndrome de Asperger hoje é uma condição que se enquadra dentro dos Transtornos do Espectro Autista (TEA) de forma branda. Entre as características que pode apresentar estão a dificuldade no relacionamento social, comportamentos repetitivos ou rotineiros, interpretação literal da linguagem, rigidez de pensamento e hipersensibilidade aos estímulos sensoriais. Cabe lembrar que existem muitas outras características comumente associadas a essa condição. Normalmente, a psicoterapia cognitivo comportamental é indicada como parte do tratamento.
A síndrome de Asperger, antes considerada condição clínica particular, é uma desordem do neurodesenvolvimento , atualmente incluída no transtorno do espectro autista, uma vez que não foram identificadas características clínicas específicas que estabeleçam o transtorno de Asperger como distinto do espectro do autismo como um todo.
O transtorno do espectro austista é caracterizado por sintomas que englobam déficits na interação social, na comunicação e comportamento restrito e repetitivo.
Atenciosamente,
O transtorno do espectro austista é caracterizado por sintomas que englobam déficits na interação social, na comunicação e comportamento restrito e repetitivo.
Atenciosamente,
Olá
A Síndrome de Asperger não é facilmente identificada, há muitas informações incorretas sobre o assunto atualmente. O Asperger faz parte do transtorno autista (TEA), porém com várias diferenças, principalmente, a cognição e a linguagem não são afetadas. A avaliação de um Psicólogo é essencial.
A Síndrome de Asperger não é facilmente identificada, há muitas informações incorretas sobre o assunto atualmente. O Asperger faz parte do transtorno autista (TEA), porém com várias diferenças, principalmente, a cognição e a linguagem não são afetadas. A avaliação de um Psicólogo é essencial.
A síndrome de Asperger envolve diminuição da capacidade de interação social, juntamente com alguns comportamentos restritos e esteriotipados, porém sem grave atraso na aquisição da linguagem ou outras aptidões cognitivas.
A sindrome de asperger trata-se de uma desordem neurobiológica, marcada por dificuldades na interação social, na comunicação e pode apresentar interesses limitados e específicos. Apesar de seu vocabulário ser extenso, tem dificuldade em se expressar e na pragmática da linguagem. Tem dificuldade em interpretar e entender o que é necessario para se estabelecer uma comunicaçao efetiva, (cogniçao social), dificuldade em interagir com as crianças da sua idade; interesses restritos, apego a rotina (se irritam se mudam sua rotina(,. Pode apresentar estereotipias e tiques, ter sensibilidade a sons e texturas, pode ter problemas de coordenaçao fina e ampla. Dificuldade em manter contato visual, linguagem corporal desajeitada. Entre outras...
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.