O que é ser bi sexual ? sinto atração fisica por ambos os sexos mas afetivamente somente pelo sex

24 respostas
O que é ser bi sexual ?
sinto atração fisica por ambos os sexos mas afetivamente somente pelo sexo aposto . sou bi ?
Olá. Espero que estejas bem nestes dias complicados que estamos passando por conta dessa pandemia.

Na minha perspetiva ser bissexual, o que apontaria para uma orientação sexual (bi, homo, hétero, assexuada, entre outras), é algo muito particular.

Assim, se interessar sexualmente por pessoas de ambos os sexos, pode ser algo mais geral. Porém, só tua experiência vai te dizer o que é ser bissexual, do teu jeito, com as tuas particularidades.

A sexualidade humana é tão rica e exuberante que cabe inclusive sentir atração sexual por um gênero e mais afinidade afetiva por outro e vice-versa.

Só você pode dizer se é ou não bissexual, ainda que haja esses referenciais do que é e do que não é. Só você vai decidir se quer publicizar ou não sua orientação sexual, imposição alguma, interna ou externa definem quem somos.

Bom, espero poder ter provocado alguma reflexão em ti. E se quiser conversar mais estou à disposição. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ser bissexual a princípio é ter afinidade sexual tanto com o sexo masculino quanto o feminino, no entanto a bisexualidade possui suas particularidades do ponto de vista de quem se reconhece bi. Seria interessante conversar com um profissional sobre algumas de suas vivências para chegar a um esclarecimento melhor sobre sua sexualidade.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Porque você precisa se definir dentro de uma nomeação "bi" ou "não-bi"? Não é o suficiente dizer que sente atração física por ambos os sexos e afetivamente apenas pelo sexo oposto? Me preocupa a necessidade que as pessoas têm de "nomeações" no dia de hoje, pois cada um tem sua vivência singular, não tem como padronizar tudo! Se desprenda um pouco disso, foque na singularidade da sua história! Abs
Ola! Concordo com a profissional acima. Porque é tão importante saber se é bi ou não? Curta e viva sua sexualidade na plenitude. Entretanto se isso te incomoda a ponto de te deixar confusa e viver em conflito, busque por ajuda profissional para te ajudar com essa questão. Não importa o que é ou faz, importante é ser feliz! Coragem
A expressão "sou bi" vem cada dia mais crescente e presente nas terapias e trata se de um tema muito particular que deve ser bem analisado para depois ser orientado.
Há tantas classificações hoje em dia. Me pergunto se é de fato importante se nomear e se a gente está numa fase de experimentação precisa se enquadrar. Vc divide a atração em afetos e biológica. Mas como você lida e se entrega a sua potência erótica? No seu grupo de amigos e colegas esse tema é tratado de que forma? Como vivencia e significa isso na sua família? Será que olhar para o todo não te ajudaria a criar um nome que te represente de forma singular ou te permita no seu tempo acolher uma classificação, se for importante para você?
Existem vários tipos de bissexuais e é comum existir desejo sexual, mas não amor real, ou seja, uma mulher pode ficar fisicamente atraída por outra mulher e ter relações sexuais, mas não irá ter uma relação de amor necessária para uma relação a longo prazo.
Não há uma regra! E concordo com os colegas acima, na questão de não precisar se prender a essas nomeações!
Olá, encontrar um rótulo pode ser reconfortante e ao mesmo tempo limitador. Reconhecer que sente atração física por ambos os gêneros já é um passo importante, requer a quebra de algumas barreiras e preconceitos. Considerar a atração afetiva me parece ainda mais relevante para a escolha de parceiros/as. Sinta-se livre para amar a pessoa, independente do gênero. Na relação você pode conversar sobre essas atrações e como administrar desejos e afetos. Mais do que BI, seja feliz!
Bom dia!
o Bissexual é uma pessoa que estabelece desejos, vontades sexuais com ambos os sexos.
A sexualidade é um pilar importante nas nossas vidas, por isso caso esetja se sentindo confuso busque uma terapia! forte abraço!
A sexualidade pode ser pensada de diversas formas, em uma gradação de graus de atração pelo sexo oposto e pelo mesmo sexo. Além disso, sabe-se que o quanto você se sente atraído por um ou outro sexo pode variar ao longo da vida. O mesmo vale para a afetividade "amorosa" que é um fenômeno relacionado à atração, mas não restrito a ela. Você pode sentir que nunca se apaixonaria por alguém do mesmo sexo e de repente ser surpreendido (e que bela surpresa se apaixonar, não?). Ou pode manter essa atração apenas no escopo das relações casuais. O que importa é estar atento ao que se sente para poder ser fiel ao que se sente e se deseja, conforme as experiências se apresentarem para você!
A sexualidade humana pode ser considerada fluida. Em diferentes contextos e contingências do nosso ambiente o desejo sexual pode se dirigir para figuras femininas ou masculinas ou pessoas do sexo feminino ou masculino. Compreender a própria sexualidade é um trabalho continuo que pode ser levado a cabo sem grandes conflitos ou sofrimentos desnecessário. Busque um Psicólogo e para conversar um pouco sobre sua sexualidade e sua orientação sexual. Um profissional habilitado poderá ajudá-lo a se compreender melhor. Seja feliz! Faça Psicoterapia.
Atração física é algo construído ao longo de nossas vidas. Não há nada mais natural do que sentir atração por pessoas, lugares e contextos. Nossa sexualidade é plural e não precisa ser controlada. Porém ao escolhermos nos relacionar afetivamente, a dinâmica de um relacionamento perpassa por várias formas de atração, não só física. Existe atração por intelecto, por personalidade e por admiração. Caso esteja lidando com sentimento de culpa em algum momento, recomendo procurar um psicólogo. Espero ter ajudado.
Olá

Ser bissexual a princípio é ter afinidade sexual tanto com o sexo masculino quanto o feminino, no entanto a bisexualidade possui suas particularidades.
Por outro lado nossa sexualidade é algo de nossa particularidade não se prenda tanto a essas denominações, viva a sua sexualidade, Precisando entender mais sobre o assunto, e auto conhecimento, converse com um psicólogo sobre.
Abç
Oláa! Acredito que nesse momento mais do que te responder o que seria ou não a bissexualidade, é importante ressaltar que a orientação sexual é autodeterminada, ou seja, somente você através das suas experiências, desejos e sentimentos é capaz de determinar e validar sua sexualidade, independente do que pessoas de fora digam!
Espero ter ajudado
Olá, pela definição ser bissexual é sentir atração e desejo por pessoas tanto do gênero feminino quando do gênero masculino. Quem poderá se nomear bissexual, ou não, é você mesma. Se a questão lhe causa angustia, é importante buscar uma profissional onde você poderá se questionar acerca das nomenclaturas, pensar sobre seu desejo e assim decidir o que para você é melhor. A sexualidade é algo totalmente pessoal e particular e cada um expressa de uma maneira.
Busque um profissional para que vc consiga se aprofundar mais nesta questão . Te ajudará mto
As questões de ordem sexual comumente suscitam dificuldades de aceitação para a sociedade dentro de um paradigma histórico cultural. Devido a isto, estudos psicanalíticos sofreram perseguições desde sua gênese. A perspectiva psicanalítica atribui à sexualidade as mais diversas modalidades de prazer (oral, anal, fálica, escópica, genital, corporal e etc). Nesse sentido, subtende-se que também possa estar atrelada ao discurso, às fantasias, aos ideais. Em síntese, a sexualidade permeia um vasto campo de estudo alusivo aos principio de intrusão e que atravessam o desejo humano. Nessa perspectiva, a psicanálise se dedica a tudo que move o sujeito em suas mais diversas esferas e configurações psíquicas. Socialmente, o inaceitável perante à sexualidade advém das fantasias psíquicas subjetivas e coletivas. O sujeito tem a certeza de que se for de encontro ao desejo não será bem quisto ou aceito. Portanto, há neste ponto um conflito psíquico instaurado, para solucioná-lo recusa-se com veemência os traços e/ou comportamentos homossexuais. A saída para este conflito é o recalcamento do desejo. O que é insuportável no outro é o que é insuportável em mim, essa seria o principio do mecanismo de defesa que intitulamos projeção. Claro que dentro de uma análise seria mais palpável a obtenção de uma maior clareza diante dessa estrutura conflitante. Considerando-se arcar com nossos desejos mais profundos. Mas é interessante ter em mente que isso não pressupõe a escolha amorosa perante um dos sexos. Mas sim o não sufocamento daquilo que somos.
Olá! Ser bissexual é aquela pessoa que sente atração por homens e mulheres. Procure um profissional que irá ajudá-lo a aprofundar no âmbito da sexualidade. Estou à disposição.
Olá,
Se definir sexualmente parece algo bastante importante na atualidade, temos uma porção de siglas que atestam isto... Se fechar em nominações pode ser mais importante para conter a angústia que tais situações nos causam. Mas, cada pessoa vai sentir de forma única o que se passa consigo. A liberdade sexual dos nossos tempos trouxe a possibilidade de experimentações bem mais abertas que algumas décadas atrás. Em potencial, podemos sentir prazer das mais diversas formas, com as mais variadas pessoas. Porém, falar sobre isto ainda contém tabus. Ter um espaço em que possas falar abertamente sem ser julgado parece bem importante. Acredito que a psicanálise pode te ajudar nisto.
Olá, como vai?
Acho muito interessante sua pergunta, e o jeito que você a construiu. Me deu a sensação de estar perdida/em busca de poder se conhecer de uma forma mais assertiva. Não sei se existe um consenso, seja ele teórico, vivencial, científico, etc. que "bata o martelo" em uma definição do que é existir como uma pessoa bissexual. Diante disso, e concordando com algumas das respostas acima, seria interessante você se permitir estar confortável com o fato de sentir atração física por ambos os sexos, mas somente se sentir disponível afetivamente pelo sexo aposto, conforme seu relato. Não há um certo ou errado para viver sua sexualidade, ela é como é, e o importante é você se sentir autorizada a existir deste modo. Após isso você pode até se definir como "bissexual" ou não se assumir com nenhum rótulo, ou ainda se assumir como "bi", mas compreender que você vai experienciar sua sexualidade de uma forma "sua", sem necessidade se encaixar em algum grupo.
Espero ter contribuído com minha resposta.
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! A bissexualidade pode ser compreendida enquanto a atração afetivosexual por ambos os gêneros. Vale ressaltar que esta atração não é, necessariamente, 50% para homens e 50% para mulheres, podendo haver preferências. Além disso, vale ressaltar que a sexualidade humana é complexa e pode ser dinâmica, sendo essas denominações apenas a nível de categorização. Neste sentido, mais importante do que se enquadrar na categoria bissexual é que você tenha uma vivência plena de sua sexualidade, independente do nome ou enquadramento que suas práticas possuam.
Sim.
Olá!
Atualmente estamos vivenciando algo que acho um problema grave, a necessidade de ter uma nomenclatura para a forma com que cada um escolhe vivenciar sua sexualidade. O desejo é livre e particular de cada sujeito e vive se deslocando de tempos em tempos quando se é saciado. Se existe algum incomodo seu em relação a sua sexualidade ou identidade de gênero, procure ajuda de um terapeuta que trabalhe com os temas relacionados a sexualidade para poder entender esse momento seu. A sexualidade deve ser vivida de forma leve para que possamos aproveitar ao máximo tudo que ela pode nos proporcionar, se não está sendo assim, é preciso ressignificar tudo isso.
O bissexual sente atração afetivo-sexual pelos dois sexos, não há uma restrição quando a sentir apenas uma das duas. Espero ter ajudado.

Especialistas

Tathiane Moscoski

Tathiane Moscoski

Psicanalista

Ubatuba

Geisiane Gois

Geisiane Gois

Psicanalista, Psicólogo

Pará de Minas

Rafael Andrade Santos

Rafael Andrade Santos

Psicanalista

Vitória da Conquista

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 63 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.