O que é reciprocidade socioemocional?

8 respostas
O que é reciprocidade socioemocional?
O sujeito - todo ele - adquire habilidades que o distingue das demais pessoas; habilidades que o impulsionam a desenvolver laços afetivos, primeiramente na família e depois nas relações sociais. o lugar da afetividade é, portanto, o lugar do desejo, do prazer.
No entanto, há pessoas que se distanciam desse modo de ser e de lidar com o outro, sendo necessária uma avaliação e a entrada no processo psicoterápico para, assim, se perceber e também de como essa pessoa lida com isso.

Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
São as trocas emocionais no relacionamento social entre os seres humanos, ou seja, dar e receber afeto, amizade, etc.
reciprocidade emocional começa pela empatia; processo de identificação e se mantem em duração pelo processo da simpatia; continuidade, construção, sustentação do processo - encontro apoio da manutenção da reciprocidade afetiva, acontece pelas diferenças coexistindo e não mais pela idealizaçao e projeção ou uma idéia igual.
Reciprocidade sócio-emocional é a capacidade de receber, interpretar, aceitar e devolver afeto da mesma forma, ou de forma similar a dada. Ex. quando somos abraçados por alguém que gostamos, e abraçamos de volta de forma genuína, estamos trabalhando a reciprocidade sócio emocional ao interagir com o outro. Indivíduos com transtorno do espectro autista costumam ter baixa reciprocidade sócio emocional.
Reciprocidade é por isso o ato de dar em proporção ao que é recebido. Percebe-se isso em diversas relações sociais, como a fidelidade e a parceria entre amigos, o afeto entre irmãos, em resumo, pense em algo que você recebe e oferece em troca a mesma coisa como exemplo recebe amor oferece amor.
Quando falamos em reciprocidade socioemocional, pensamos logo em retribuição. Na verdade, é a capacidade que as pessoas tem em interagir socialmente. No caso do autista, por exemplo, um exemplo típico de pessoa que não consegue se relacionar.
Na verdade alem de pensarmos na troca de sentimentos , afeto ,carinho, entender o outro temos que perceber que é um transtorno que o outro tem com a falta ou melhor dizendo baixa reciprocidade(aceitar pouco).
A reciprocidade socioemocional é a capacidade de interagir socialmente nas diversas situações do cotidiano.É a capacidade do desenvolvimento da autoanálise e do autoconhecimento de suas emoções e das emoções dos outros. Isto só irá acontecer se você estiver bem com você mesmo. Fazer terapia é o melhor caminho para o desenvolvimento da reciprocidade socioemocional.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Natalia Elisa Rocha

Natalia Elisa Rocha

Psicanalista

Indaiatuba

Raquel Moret

Raquel Moret

Psicanalista

Duque de Caxias

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.