O que é reciprocidade socioemocional?
8
respostas
O que é reciprocidade socioemocional?
O sujeito - todo ele - adquire habilidades que o distingue das demais pessoas; habilidades que o impulsionam a desenvolver laços afetivos, primeiramente na família e depois nas relações sociais. o lugar da afetividade é, portanto, o lugar do desejo, do prazer.
No entanto, há pessoas que se distanciam desse modo de ser e de lidar com o outro, sendo necessária uma avaliação e a entrada no processo psicoterápico para, assim, se perceber e também de como essa pessoa lida com isso.
Abraço
No entanto, há pessoas que se distanciam desse modo de ser e de lidar com o outro, sendo necessária uma avaliação e a entrada no processo psicoterápico para, assim, se perceber e também de como essa pessoa lida com isso.
Abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
São as trocas emocionais no relacionamento social entre os seres humanos, ou seja, dar e receber afeto, amizade, etc.
reciprocidade emocional começa pela empatia; processo de identificação e se mantem em duração pelo processo da simpatia; continuidade, construção, sustentação do processo - encontro apoio da manutenção da reciprocidade afetiva, acontece pelas diferenças coexistindo e não mais pela idealizaçao e projeção ou uma idéia igual.
Reciprocidade sócio-emocional é a capacidade de receber, interpretar, aceitar e devolver afeto da mesma forma, ou de forma similar a dada. Ex. quando somos abraçados por alguém que gostamos, e abraçamos de volta de forma genuína, estamos trabalhando a reciprocidade sócio emocional ao interagir com o outro. Indivíduos com transtorno do espectro autista costumam ter baixa reciprocidade sócio emocional.
Reciprocidade é por isso o ato de dar em proporção ao que é recebido. Percebe-se isso em diversas relações sociais, como a fidelidade e a parceria entre amigos, o afeto entre irmãos, em resumo, pense em algo que você recebe e oferece em troca a mesma coisa como exemplo recebe amor oferece amor.
Quando falamos em reciprocidade socioemocional, pensamos logo em retribuição. Na verdade, é a capacidade que as pessoas tem em interagir socialmente. No caso do autista, por exemplo, um exemplo típico de pessoa que não consegue se relacionar.
Na verdade alem de pensarmos na troca de sentimentos , afeto ,carinho, entender o outro temos que perceber que é um transtorno que o outro tem com a falta ou melhor dizendo baixa reciprocidade(aceitar pouco).
A reciprocidade socioemocional é a capacidade de interagir socialmente nas diversas situações do cotidiano.É a capacidade do desenvolvimento da autoanálise e do autoconhecimento de suas emoções e das emoções dos outros. Isto só irá acontecer se você estiver bem com você mesmo. Fazer terapia é o melhor caminho para o desenvolvimento da reciprocidade socioemocional.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Porque não consigo me livrar da apatia e do mau-humor?
- Quais são os motivos que contribuem para habitar um louco em nós?
- Olá! E quando a mãe tem o filho como “marido/homem” mas sem desejo real em ter relações sexuais , mas todos os movimentos de enxerga-lo como homem dela e não filho? Também é complexo de Édipo, ou tem outro nome?
- Olá, sou mãe de uma recém nascida. Eu estava em um relacionamento abusivo extremo, o pai dela me desrespeitava e humilhava durante toda minha gestação, chegando algumas vezes a ser agressivo verbal e fisicamente. Eu acabei me desvinculando dele depois de um ciclo vicioso de vai e volta e ele nunca fez…
- Sinto muito medo do universo, de olhar para o céu, de ver a imagem das galáxias. Sinto como se estivesse presa ou sufocada todos os dias. Isso seria uma fobia ou algum outro tipo de transtorno?
- Olá! Sempre tive problemas com meus pais. Cresci em um ambiente totalmente disfuncional, sofri bullying por ser gordinha e cresci tentando suprir as minhas necessidades nos outros, sempre precisei da aprovação do outro. Me relacionava e beijava meninos, sempre. Até que beijei uma mulher pela primeira…
- Olá,eu sempre achava que sou louca por me sentir assim,tenho duas filhas,uma de 23 e uma de dezoito nunca consegui sentir esse arrebatamento de mãe,sou bem fria com elas,inclusive elas reclamam que não abraço ou beijo constantemente.Não consigo sentir falta delas quando viajam,e mais velha quando casou,todos…
- A atensina pode ser usada para controlar a hipertensão arterial ,de origem emocional?
- Minha filha tem 8anos, sempre amei incondicionalmente, porém ela não vem se comportando nos últimos anos.. perdi a confiança, e parece que não a amo mais... Não queria sentir isso, pois ela foi meu motivo de seguir em frente, minha joia! Mas ela anda tão mal comportada, não sente culpa dos erros que…
- Atividade física é bom pra embotamento afetivo?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.