O que é Psicoterapia Cognitivo-Comportamental? Qualquer um Psicólogo pode ser Cognitivo Comportame

10 respostas
O que é Psicoterapia Cognitivo-Comportamental?
Qualquer um Psicólogo pode ser Cognitivo Comportamental?
Algumas universidades, apesar de oferecerem uma formação que englobe várias abordagens e a entrada no campo de atuação, dão ênfase em uma ou duas dessas abordagens, especificamente, o que depende da grade que é montada e dos professores. Alguns psicólogos saem com uma formação mais sólida em uma abordagem ou outra (cognitivo-comportamental, psicanálise, etc), mas sempre é importante investir na formação e atualização, como disse o Dr. Hugo acima. Espero ter ajudado e complementado. Att.!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A Terapia Cognitivo-Comportamental tem como premissa de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos são fortemente influenciados pelo modo que nós vemos e interpretamos o mundo, as pessoas e as situações. Nossa interpretação do que acontece é dada na forma de pensamentos e ao longo do nosso desenvolvimento, existem pensamentos que vão formando as nossas crenças centrais. É uma terapia orientada em metas, observando quais as situações que expressam dificuldades e como o paciente reage diante delas.
Cada psicólogo atua segundo a sua abordagem teórica: Psicanalise, Gestalt, Humanista, Cognitivo-Comportamental (TCC), entre outras.
Normalmente é feita uma formação/especialização para se entitular com uma abordagem teórica específica.
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma das abordagens que um psicólogo pode optar usar em seu consultório por exemplo, normalmente saindo da faculdade já com sua escolha, e buscando uma especialização nesta abordagem. Nem todos os psicólogos atendem na abordagem Cognitivo Comportamental, tem várias outras como a Psicanálise, Analítica, Gestalt. O que é importante saber, é que cada profissional segue a abordagem que mais se identifica, precisando o paciente também verificar qual destas abordagens irá fazer com que se sinta mais confortável.
A Psicoterapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem da Psicologia. Ela acredita que aquilo que a gente pensa influencia em como eu me sito e resulta em como eu me comporto diante das situações. A partir desse pressuposto o/a terapeuta vai trabalhar colaborativamente como o/a paciente para compreender como essa tríade (pensamento, sentimento, comportamento) têm sido disfuncional e através de técnicas auxiliar seu/a paciente na resolução de seus problemas. Para ser terapeuta Cognitivo Comportamental é necessário ser graduado em Psicologia e após é importante investir em cursos de formação na área.
Boa tarde. A Psicoterapia Cognitivo-Comportamental é uma das abordagens desenvolvidas na grande ciência psicológica. Essa abordagem possui formação e especialização específica, uma vez que os psicólogos saem de suas respectivas universidades com formação generalizada. Essa abordagem tem como premissa que os pensamentos são centrais nas mudanças dos comportamentos. Com inúmeras técnicas e estudos publicados, é uma abordagem bastante respaldada. Contudo, não esqueça nunca que as outras abordagens, comportamentais ou não, se propõe a dar conta das questões psicológicas gerais e, ainda mais, que não é apenas a abordagem utilizada pelo psicólogo que conta no tratamento, mas a pessoa do psicólogo que faz uso dessa ou daquela abordagem. Em outras palavras, existem diferentes psicólogos e diferentes óculos utilizados por eles para enxergarem as questões psicológicas. Não é apenas esse ou aquele óculos que farão sentido para você como cliente/paciente, mas que pessoa é essa que utiliza determinado óculos.
A terapia cognitivo comportamental trabalha seus pensamentos, emoções e comportamentos frente à uma situação que lhe acomete, vem a beneficiar o paciente à partir do momento em que trabalha com o mesmo a situação, partindo do ponto de vista dos pensamentos que o paciente tem, auxiliando na modificação destes pensamentos e assim alterando suas emoções e comportamentos. Como meus colegas já disseram, para trabalhar na abordagem de terapia cognitiva comportamental, o psicólogo pode iniciar esta formação ainda na graduação em seus estágios na área clinica, onde vai poder escolher esta abordagem e também pode fazer após a graduação, uma pós graduação voltada para terapia cognitiva comportamental.
Psicoterapia Cognitivo Comportamental é um dos tipos de psicoterapias, dentre um leque de opções existentes. O foco principal desse modelo psicoterapêutico é realizar alterações na forma como a pessoa processa as informações, ou seja, nas cognições. Acredita-se que dessas forma seja possível provocar alterações nas emoções e ações do indivíduo. Um psicólogo pode apenas atuar tendo como referencial teórico tal abordagem, ou pode tornar-se um especialista por meio de uma especialização.
O Psicoterapeuta é um psicólogo que irá realizar a psicoterapia através de técnicas, para ajudar a pessoa a refletir sobre problemas, sentimentos, sintomas e a encontrar formas diferentes para aliviar e/ou sanar suas dificuldades. Para tanto, o psicoterapeuta irá utilizar de uma base teórica e científica para sua atuação, podendo ser psicanálise, terapia cognitiva comportamental, entre outras. A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicoterapêutica estruturada, objetiva, contendo metas definidas pelo cliente e psicólogo. A atuação é focada no momento presente e utilizada para tratar de diversos problemas emocionais como ansiedade, depressão, comportamentos disfuncionais (TOC), fobias (medos constantes), transtornos do pânico, dificuldade de relacionamento (timidez excessiva, problemas conjugais), habilidades sociais (medo falar em público), entre outros. A principal finalidade da terapia é a modificação dos pensamentos (crenças), buscando a alteração emocional e comportamental. Nesse processo o psicoterapeuta interage constantemente e de forma ativa com o cliente, tendo um papel colaborativo e educativo. É importante ressaltar que, o profissional não irá conceder respostas, mas ajudar a encontrá-las. Nesse processo, irá realizar várias perguntas, propor atividades sempre com a finalidade de ajudar.
Olá, o profissional precisa ter pós graduação em terapia comportamental cognitiva ou um curso que de fato instrumentalize esse psicólogo. Infelizmente existe muitos profissionais que se dizem comportamentais cognitivos mas não são, certifique-se dessa formação perguntando onde fez a pós ou curso, referencia, indicação. Espero ter ajudado.
A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem que irá trabalhar pensamentos, cognições e comportamentos. Ela compreende que tudo que pensamos irá influenciar na forma que sentimos e nos comportamos. A abordagem é uma escolha do Psicólogo, ele irá escolher pela abordagem que ele mais se identificará e que fará sentido dentro da sua prática clínica, então caso ele opte pela TCC buscará cursos, especializações e formações que solidifique cada vez mais a sua prática.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.