O que é psicose? E como são os surtos psicóticos?
7
respostas
O que é psicose? E como são os surtos psicóticos?
Psicose é um termo médico utilizado quando um índivíduo perde contato com a realidade, apresentando alterações no pensamento e na sua sensopercepção. De modo geral, estas pessoas apresentam alucinações e delírios, associados a comportamento desorganizado, agitado e bizarro. Os surtos psicóticos podem variar muito de acordo com a patologia do paciente. Nas depressões psicóticas o paciente pode ficar extremamente apático, com pensamentos fixos de ruina e desesperança. Na Mania psicótica o paciente pode ficar agitado, eufórico com ideias grandiosas. No surto psicótico esquizofreniforme, o comportamento bizarro e sem propósito junto aos pensamentos paranoides podem se destacar.
Isto são apenas exemplos, cada caso é único.
Se fosse suspeita que alguém da sua família esta passando por isso, leve a pessoa para uma avaliação medica de urgência. Psicose necessita de tratamento o mais breve possível. felicidades! prof, david
Isto são apenas exemplos, cada caso é único.
Se fosse suspeita que alguém da sua família esta passando por isso, leve a pessoa para uma avaliação medica de urgência. Psicose necessita de tratamento o mais breve possível. felicidades! prof, david
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A psicose é um transtorno mental em que a pessoa tem a percepção da realidade alterada. O sujeito psicótico tem alterações na percepção do mundo e apresenta uma rigidez de pensamentos, ele pode apresentar problemas de socialização e agressividade. Os principais sintomas da psicose são os delírios e alucinações. Os sintomas do surto psicótico varia de acordo com cada transtorno mental e cada sujeito, mas deve-se considerar que de modo geral o surto promove uma ruptura do sujeito com a realidade e com os laços sociais. As pessoas em surto devem ser encaminhadas para avaliação médica e psicologia diante dos primeiros sintomas. O trabalho multidisciplinar entre médicos e outros profissionais da saúde são fundamentais para a obtenção de resultados mais efetivos. Abraços, Luzlaine Carvalho.
Psicose é um transtorno mental no qual o indivíduo se distancia da realidade, ou seja, percebendo-a de forma alterada e se alienando a mesma. As pessoas que as possuem são centradas nelas mesmas, podendo desenvolver um "mundo próprio" que as distanciam do mundo externo. Por isso, existe a dificuldade de alguns psicóticos compreenderem e seguirem algumas regras socialmente impostas. Certas características dos surtos psicóticos são delírios visuais e auditivos; discursos e comportamento desorganizados. Os surtos variam de acordo com o tipo de psicose e os motivos que direcionam a isso são diversos. Geralmente, é algo que se intensifica no mundo interno do psicótico e desequilibra fortemente a psique, que já é muito fragilizada. Um indivíduo com sintomas psicóticos necessita ser encaminhado para um tratamento com psicólogos e psiquiatras, de forma particular ou em instituições públicas que ofereçam esse serviço. Abraços, Beatriz Fick.
Psicose consiste em uma terminologia médica para indicar um tipo de transtorno. Para a psicanálise, abordagem que utilizo, ela não é tida sob esta ótica, mas como uma estrutura, que confere uma série de possibilidades de relação do sujeito com os eventos cotidianos, de relacionamento interpessoal. Para nós a psicose não é uma doença ou um transtorno, mas o indivíduo pode adoecer e por isso podemos oferecer atendimento psicológico para tratar destas questões. Att, Mariana Gordilho
A psicose é um modo de estruturação subjetiva. O sujeito psicótico pode apresentar como sintomas alucinações e delírios. Não é uma doença, mas um modo de organização do sujeito no laço social. O surto psicótico ocorre quando algo vem fazer lei e o sujeito não tem condições de simbolizar e então o surto advém como uma tentativa de organização.
A psicose é um tipo de estruturação subjetiva no qual mundo interno acaba por estilhaçar o que chamamos de realidade. Em termos concretos isso aparece na forma de delírios (de perseguição, por exemplo) e / ou de alucinações (ouve-se vozes, vê-se coisas). Há vários quadros psicóticos e nem sempre a vivência de um surto implica uma estrutura psicótica. É preciso investigar uma série de questões como: idade, histórico familiar, momento de vida atual, etc. Se a psicose for diagnosticada, é importante que haja acompanhamento psiquiátrico e psicológico. Gostaria de ressaltar que muitas vezes pessoas que relatam experiências de cunho religioso, sobretudo relacionadas à umbanda ou ao candomblé podem ser diagnosticadas como psicóticas. É muito importante diferenciar relatos que contém em si uma cadeia significante que remetem a um sistema simbólico (ainda que desconhecido de muitos profissionais da área da saúde) de relatos que não se sustentam simbolicamente.
Para a Psicanálise a Psicose é entendida como uma estrutura de personalidade do sujeito e que possui uma gama de particularidades e possibilidades. Sente como se não estivesse inserido na mesma lógica de funcionamento tido como "normal". Tem a sensação psíquica de existir em fragmentos e de maneira desorganizada, assim, pode apresentar como construções delirantes e alucinações que podem servir ao sujeito para ele próprio se significar e se organizar de alguma forma. A Psicanálise se propõe em deixar o sujeito falar de si, de suas construções delirantes e relacionar à sua existência e realidade, possibilitando ao sujeito uma maneira de se organizar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- É normal uma pessoa querer ficar trancada dentro de um quarto por semanas sozinha porque está cansada de pessoas falando com ela direto e quando não fica sozinha surta
- O esquecimento de completar uma tarefa complexa e não se lembrar de nada ficou por 10 minutos, só ficou sabendo do erro por familiares. Isso poderia ser um surto psicotico?
- A pessoa quando tem surto, depois que que acaba o surto é normal ela se lembra oq aconteceu
- Um alcolatra que teve surto por abstinência e se recuperou completamente pode ter outros episódios de surto? Se beber novamente desencadeia uma nova crise?
- Como o familiar pode explicar a pessoa que ela teve um surto psicótico? E quais cuidados devem ser ditos pra ela ter?
- Há três meses atrás,meu companheiro teve um surto de esquizofrenia,sendo que essa foi a segunda crise,a primeira eu não o conhecia,então ele ficou por dias com os sintomas conhecidos da esquizofrenia e a família só conseguiu interna lo depois de dez dias.Ficou na clínica por 28 dias,quando teve alta,não…
- Quanto tempo dura um surto psicótico induzido pelo uso diário de maconha?
- Conheço uma pessoa que eu percebo as vezes ela fica inquieta, com sensibilidade ao som, irritada, como se tivesse dias em que ela deixasse de estar calma como sempre está e quisesse fugir com pensamentos confusos. O que pode ser?
- Após um surto é normal, sentir tonturas, vertigens e visão borrada ?
- A quetiapina causa esquecimento? Estou tomando a uma semana e simplesmente estou esquecendo compromissos que marquei… eu não estava assim antes do remédio.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 89 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.