O que é o cateter juplo j?

3 respostas
O que é o cateter juplo j?
O cateter duplo J é um elemento utilizado para facilitar a drenagem de urina do rim para a bexiga. Introduzido no ureter, une a extremidade pélvica renal à bexiga urinária.

O cateter duplo J é um cateter, comumente de silicone, utilizado para derivação interna da urina.
É alocado dentro do ureter (estrutura que leva a urina do rim até a bexiga), com uma extremidade posicionada no rim e a outra na bexiga.
Tem por objetivo facilitar a drenagem de urina pelo rim, favorecer a eliminação de pequenos fragmentos de cálculos (comuns após cirurgias endoscópicas para remoção destes), reduzir o edema no ureter após procedimentos cirúrgicos, entre outras aplicações.
Deve ser retirado ou trocado, quando houver necessidade, em idealmente 90 dias, pelo risco de calcificação no cateter.
Costumo chamar o cateter duplo J de « canivete suíço » do Urologista. Tem esse nome por apresentar curvaturas em suas extremidades (nos Estados Unidos é conhecido como ‘rabo de porco’). Serve para drenar urina do rim diretamente à bexiga após cirurgias com manipulação do ureter, quando há infecção urinária importante com retenção de urina nos rins e em cirurgias envolvendo pelve renal e ureter. Deve ser retirado em tempo hábil para evitar calcificações. O tempo estimado depende do procedimento realizado e deve ser combinado com o médico assistente.