o que é neoplasia cerebral maligna?
2
respostas
o que é neoplasia cerebral maligna?
Neoplasia cerebral maligna é sinônimo de câncer cerebral.
Ele pode ser primário, ou seja, ter origem no próprio encéfalo ou pode ser secundário, e nesse caso ele já configuraria metástase cerebral.
Converse com seu oncologista e radio-oncologista para maiores informações.
Ele pode ser primário, ou seja, ter origem no próprio encéfalo ou pode ser secundário, e nesse caso ele já configuraria metástase cerebral.
Converse com seu oncologista e radio-oncologista para maiores informações.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É uma neoplasia que surge das células do cérebro, como astrócitos, oligodendrogliócitos (OLIGO), meninges, células ependimárias (que fazem o liquor), etc. As que se originam dos astrócitos, uma célula muito comum no cérebro, e é hoje o tipo de tumor primário cerebral MAIS FREQUENTE e são chamados astrocitomas. Se surgem dos OLIGO, estas neoplasias são chamadas oligodendrogliócitos; se do epêndima = ependimoma; meninges = meningioma, etc. A vasta maioria destes tumores é categorizada em graus pela OMS. Os Os astrocitomas, por exemplo, podem ser de graus 1 (astrocitoma pilocítico), 2 (astrocitoma difuso), 3 (astrocitoma anaplásico) e 4 (Glioblastoma ou GBM). Os de graus 1 e 2 são ditos astrocitomas de baixo grau e o 3 e o 4 são o considerados de grau grau. Quanto mais elevado o grau, mais agressivo o tumor. De uma forma geral, as neoplasias intracranianas primárias devem ser sempre manejadas com cirurgia, quando possível. A necessidade de RT isolada ou de radioquimioterapia adjuvante (isto é, após a cirurgia) dependerá de alguns fatores, como se a cirurgia só tiver retirado parcialmente o câncer, idade e grau da neoplasia. Quando a QT é necessária, usamos muito uma droga chamada temozolamida, mas também se usam PCV, avastin + irinotecano, carmustina. O melhor momento para uso de cada uma delas será definido pelo oncologista. Infelizmente, imunoterapia ainda não pegou em tumores cerebrais, mas terapia-alvo e terapias celulares (ai incluindo vacinas) paracem promissores formas de tratamento pra alguns deles. Para mais informações, visite minha página instagram.com/oncopedia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Neoplasias Cranianas
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.