O que é mais grave esquizofrenia ou transtorno esquizoafetivo tipo depressivo?

3 respostas
O que é mais grave esquizofrenia ou transtorno esquizoafetivo tipo depressivo?
Classicamente, a esquizofrenia é considerada mais grave, porque por definição, sempre envolve algum grau de prejuízo do funcionamento emocional, laborativo ou social, no decorrer da doença. Mas, ambos os transtornos são graves, o que pode haver são variações individuais. Há casos de esquizofrenia que evoluem bem, com os tratamentos atuais e há os que evoluem pior, seja por início tardio do tratamento, tratamento errado ou, simplesmente, porque o quadro de um paciente pode ser mais grave que de outro. O mesmo ocorre com o transtorno esquizo-afetivo, independente do subtipo deste, inclusive. O importante é o diagnóstico precoce e o tratamento medicamentoso e, se necessário, psicoterápico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Entendo que você está perguntando de um ponto de vista do diagnóstico, mas tem muito mais em cada caso a depender de como ele é nomeado. Ao meu ver, não é possível responder sua pergunta sem saber sobre as particularidades de cada caso e de levar em conta a singularidade de cada um. Importante também pontuar que a forma de diagnosticar um certo caso, muitas vezes também depende do tipo de profissional e do tratamento que recebe. Nem todos profissionais da saúde mental trabalham com as classificações que você menciona. Espero ter ajudado a esclarecer. Um abraço
Olá,
O Indivíduos com transtorno esquizoafetivo tem um prognóstico mais favorável que indivíduos com esquizofrenia. Porém, menos favorável quando comparado àqueles apenas com transtornos de humor.

Especialistas

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.