O que é laborterapia na psicologia?

24 respostas
O que é laborterapia na psicologia?
É um tipo de terapia muito utilizado em casas e/ou residências terapêuticas para dependentes químicos, visando algum benefício para o sujeito pela via do trabalho. Normalmente está vinculada a outros tipos de auxílio como psicoterapia. Em determinados casos também se faz uso de medicação prescrita por um(a) médico(a) psiquiatra. Espero ter ajudado a esclarecer um pouco sua dúvida.

Laborterapia é o tratamento de doenças psicoemocionais através do trabalho, terapia ocupacional. Dentro da Psicologia podemos utilizar técnicas artística, arteterapia, como ferramenta e processo terapêutico. O movimeto, como a dança, teatro pode ser ferramentas potentes na melhora de quadros ansiosos, depressivos, entre outros. A clínica ampliada como proposta psicoterapêutica que enxerta a arte, o movimento, dinâmicas como instrumentos de tratamento.
Laborterapia é a terapia pelo trabalho ou terapia ocupacional. O trabalho é um elemento constitutivo é fundamental da vida humana em sociedade. Assim, na boa reabilitação psicossocial, é importante incluir o trabalho adequadamente escolhido segundo o interesse e vocação, dimensionado segundo capacidade e limitações da pessoa.
Laborterapia é um tipo de Terapia por meio do trabalho.
Geralmente é desenvolvida em instituições fechadas ou em locais específicos em situações de dependência química, sistema prisional e asilos, entre outros, para diminuir a ociosidade. O objetivo é que a pessoa se realize e se gratifique através do trabalho intelectual e físico (artístico ou manual).
Este trabalho não é remunerado, o que trás bastante discussões sobre a forma de como é realizado em algumas instituições.
O propósito desta Terapia está relacionado à idéia de que o trabalho é um fator de saúde mental.
Abs.
Olá ! É um tratamento terapêutico feito através de trabalhos manuais onde o indivíduo reflete sobre seus comportamentos inadequados .Um abraço .
O termo "laborterapia" é utilizado para definir um método, geralmente, muito utilizado em comunidades terapêutica (muitas de orientação religiosas com direções de tratamento estranhos à Política de Saúde Mental vigente no Brasil) como o objetivo de "tratar" pessoas com quadros de dependência química. Sem entrar nas discussões acerca da eficácia deste método (ponto muito delicado e merecedor de uma análise mais ampla), é importante destacar, que no tratamento institucional de quadros de dependência química, é fundamental um acompanhamento por equipe multiprofissional composta por psicólogos, psiquiatras, profissionais de enfermagem, terapeutas ocupacionais, dentre outros. O uso do trabalho por si só, não pode ser legitimado como método terapêutico. Se assim o for, fere o código de ética do psicólogo.
É um tratamento terapêutico por meio de trabalhos manuais de acordo com a capacidade e preferência do paciente.
É um processo terapêutico realizado através do trabalho, ou seja, elaborar conflitos através do manuseio de alguma tarefa! Através do trabalho manual pode acontecer significativas melhoras psicológicas no estado geral do paciente, porque muita coisa pode ser significada.
Olá! A Laborterapia é um tratamento das doenças psicoemocionais através de T.O. (Terapia Ocupacional).
São diversos os tipos de trabalho utilizados para afastar a sensação de falta de ocupação, gerados pelo ócio e tédio. Geralmente, são utilizados na T.O., trabalhos como: trabalhos manuais, horticultura, limpeza, manutenção, jardinagem e outros, sem fins lucrativos. São OCUPACIONAIS.
Estas técnicas, possuem vários objetivos que beneficiam e ajudam os pacientes em seus problemas do dia a dia.
Podem além destes objetivos, fazer com que o paciente descubra habilidades que não estavam despertas, valorização dele como pessoa, desenvolvimento e disciplina.
A elevação da auto-estima, é fundamental em todo e qualquer tratamento.
No mundo atual, onde o indivíduo está cada vez mais antenado e conectado às tecnologias, mas também, o ser humano nunca teve tão isolado, aliado demais aos adoecimentos, a Laborterapia pode ser aplicada nos mais diversos contextos, sempre com o objetivo de colaborar com a pessoa por meio de algo ocupacional com o viés terapêutico.
É uma terapia que usa do trabalho manual, geralmente é muito usada em "casas de recuperação" de dependentes químicos.
É mais um nome para terapia ocupacional. Na clínica, também é muito importante no desenvolvimento humano, reabilitação etc.
O processo de desenvolvimento de técnicas que visam aprimorar um determinado saber científico ocorre, por vezes, em função de contribuições e práticas de outras áreas da ciência e da vida. Uma contribuição interessante para a psicologia e áreas afins foi a metodologia criada por São Bento na qual aplicava em sua ordem monástica o binômio ORA ET LABORA (oração e trabalho). Por meio destas duas bases se estimulava a construção de uma subjetividade espiritualista com base na vivência objetiva da realidade humana. A laborterapia busca por meio da atividade laboral estimular nos indivíduos práticas e vivências que estimulem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e relacionais que possam produzir ganhos na busca da auto estima e auto conhecimento. Uma técnica que deve estar apoiada em um projeto terapêutico ampliado e específico para cada paciente.
Laborterapia é a Terapia através do trabalho.Considerando que terapia é o ato de cuidar, então é cuidar através do ocupar-se com o trabalho.
O trabalho pode ser através da Música e do Teatro,resignificando os assistidos.
Assistidos são as pessoas que recebem Assistência Psicológica.
.
De modo geral, a Laborterapia é um método de tratamento por meio de trabalhos manuais, comumente empregado em comunidades terapêuticas para pessoas com adição ao álcool e outras drogas.
Cabe notar que a laborterapia deve ser utilizada de modo responsável, jamais sendo uma desculpa para se valer da força de trabalho dos pacientes para satisfazer necessidades institucionais (ex.: limpeza ou cultivo de hortas).
É o tratamento de transtornos mentais através do trabalho de forma estratégica.
é um tratamento para dependentes químicos.
Labor significa trabalho, tarefa, labuta. É uma palavra com origem do latim "labore".
A Loborterapia é um tipo de psicoterapia que tem como princípio o trabalho (manual) como ferramenta, podemos entender também como terapia ocupacional. Normalmente utilizado em comunidades com quadros de dependências químicas (álcool e drogas), mas também para outras formas de comunidades terapêuticas sociais, onde o trabalho manual promove muitos benefícios ao estado emocional.
Olá! Laborterapia é a terapia através do trabalho. Seja o método que for, ocupa o corpo e a mente numa tentativa de melhora. Aliado a psicoterapia e a psiquiatria tem efeito mais efetivo.
Olá! Laborterapia é terapia ocupacional. Espero ter ajudado!
Thamara Cristina Bianchi Galiotto
Psicóloga Especialista em Comportamento Alimentar
CRP 07/29311
(54) 9 9992.0108
Dentro da Psicologia podemos utilizar técnicas artísticas para a melhora do paciente , como pintar (arte terapia) desenhar, dançar, cantar. ouvir musicas, até mesmo cozinhar, plantar entre outras, o importante na técnica é ocupar o corpo e a mente ...
É o tratamento de doenças psicoemocionais, através da psicoterapia e trabalha o paciente com técnica de reeducação dele por meio da valorização do trabalho
A laborterapia é uma abordagem terapêutica que usa atividades laborais para ajudar as pessoas a lidar com problemas psicológicos. Esta abordagem é baseada na teoria de que o trabalho pode ser usado como um meio de alcançar o autoconhecimento, desenvolver habilidades e promover o bem-estar. A laborterapia pode ser usada para tratar problemas como depressão, ansiedade, estresse, transtornos de personalidade e transtornos relacionados ao uso de substâncias. Esta abordagem pode ser usada em conjunto com outras formas de terapia.
Tratamento terapêutico feito por trabalho manual. Muito eficaz para casos de saúde mental, muito utilizado pela terapia ocupacional.