O que é instabilidade articular?
2
respostas
O que é instabilidade articular?
Os ossos do corpo conectam-se através de estruturas que permitem movimentos - esses movimentos devem ocorrer apenas nas articulações. Existem planos anatômicos para os movimentos articulares - qualquer movimento que ocorra nas articulações, que não são considerados normais (ou anatômicos) promovem instabilidade articular. Em caso de extrema instabilidade, os ossos deixam de articular-se entre si - são as chamadas luxações.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A estabilidade articular é um requisito para o bom funcionamento de uma articulação. Ela pode ser dada por várias estruturas que fazem parte da anatomia articular como, por exemplo, o formato das superfícies em contato, a cápsula da articulação, os ligamentos, os músculos, os tendões, os meniscos, etc... Quando uma ou mais dessas estruturas falham, dizemos que há instabilidade articular. Um exemplo comum: jogador de futebol que sofre entorse do joelho e rompe o ligamento cruzado anterior. Sem esse ligamento o joelho fica instável, ou seja, se for forçado o paciente sentirá que o joelho sai do lugar, o famoso "falseio", um dos sinais da instabilidade articular! Obrigado pela pergunta!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá! Tenho 19 anos (caso seja importante) e tenho essa característica a vários anos e nunca me deu problema. Realizando um movimento específico, eu consigo movimentar meu Úmero do lado direito; isso pode me gerar problemas futuros?
- Qual o tratamento para instabilidade articular?
- A instabilidade articular é assintomática?
- Quais fatores podem afetar as estabilidade articular?
- O que é estabilidade articular?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Instabilidade Articular
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.