O que é idealização e desvalorização ?

5 respostas
O que é idealização e desvalorização ?
idealização é um fenômeno em que algo, ou mais geralmente, outra pessoa, é considerada na maior estima possível, seus defeitos são relevados e é vista como um ser perfeito. Já a desvalorização é o extremo oposto, em que algo ou pessoa é vista somente com suas características negativas, só seus defeitos são perceptíveis e não há nada de bom para se exaltar. Essa é uma característica clássica do transtorno de personalidade Borderline, resultante de um "vício do pensamento" chamado dicotomização. Por conta disso, o indivíduo Borderline não consegue enxergar a pessoa como detentora de qualidades mas também de defeitos; ou a pessoa é a melhor possível, ou é a pior possível. Costuma-se dizer na clínica psiquiátrica que não há meio termo com pacientes borderline, ou é oito, ou é oitenta. Sugiro que discuta isso com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Uma característica bem marcante das pessoas com esse tipo de transtorno de personalidade é instabilidade das relações. Apresentam instabilidade também na própria auto imagem, nos afetos e acentuada impulsividade de maneira geral. A questão da idealização e desvalorização é justamente essa mudança rápida e bastante intensa do que ele sente para com os outros: hora extrema importância, zelo, necessidade de ficar junto, medo absurdo do abandono real ou imaginado, hora distanciamento, simplesmente deixa de se importar por achar que a outra pessoa não está sendo suficiente. Essa transição ocorre de maneira abrupta e com certeza prejudica as relações interpessoais.
O tratamento desse transtorno no processo terapêutico envolve aumentar o nível de autoconhecimento e autopercepção relacionado a esses comportamentos. Com o passar do tempo, as pessoas passam a se distanciar dos pacientes Borderline pela dificuldade de lidar com a instabilidade das relações. Nessa perspectiva, novas formas de interação precisam ser aprendidas para minimizar as perdas.
Pois bem, esses termos podem ser vistos na descrição do transtorno de personalidade borderline. "Idealização" e "desvalorização" referem-se à tendência que essas pessoas têm de desenvolver relacionamentos intensos e instáveis com as outras pessoas, de modo que o outro (seja um amigo, conhecido, parente, namorado etc) ora é percebido de maneira idealizada ("ele é tudo pra mim, ele é perfeito, só tem qualidades") ora é tido como alguém totalmente sem valor ("ele é péssimo, ridículo, não vale nada"). Uma pessoa com transtorno de personalidade borderline pode ter uma visão idealizada de uma outra pessoa e, pouco tempo depois, passar a percebê-la como alguém sem valor. Ou da desvalorização passar à idealização. Isso costuma ocorrer em vários dos relacionamentos que essa pessoa estabelece na vida e ocorre junto com outras características de comportamento que geram sofrimento para si e para os outros. Porém "idealização" e "desvalorização" não são características exclusivas do TP borderline.
A idealização e a desvalorização no Transtorno de Personalidade Borderline , significa que a pessoa dá demonstrações de que ama muito alguém, e no mesmo dia ou instantes depois, passa a rompantes de ódio e agressividade para com o ser amado, pelo que interpretou como desamor, exclusão ou abandono. O mínimo sinal do parceiro pode ser percebido como desprezo ou distanciamento, o que leva o indivíduo da idealização à desvalorização.
É a alternância de sentimentos, muito rápida e intensa.

Especialistas

Amara Santos

Amara Santos

Psicólogo

Alto Paraíso de Goiás

Renata Bitar

Renata Bitar

Psicólogo

São Paulo

Victor Prates Soares

Victor Prates Soares

Generalista

Santa Cruz Do Sul

Andressa Almeida Mesquita

Andressa Almeida Mesquita

Psicólogo

São Paulo

Karina Aimee Ouchana

Karina Aimee Ouchana

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 261 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.