o que é hipocondriase
4
respostas
o que é hipocondriase
A hipocondria é caracterizada por uma preocupação persistente com o medo de contrair ou com a crença de ter uma doença grave. O indivíduo interpreta de modo equivocado sintomas (ex: uma leve e passageira dor de cabeça significaria um tumor cerebral), mesmo após ser avaliado e receber garantias médicas apropriadas.
Essas preocupações causam sofrimento significativo e comprometem o funcionamento psicossocial, muitas vezes se refletindo até no desempenho ocupacional.
A psicoterapia é o tratamento recomendado. Porém, cerca de 80% dos pacientes com hipocondria podem ter um transtorno depressivo ou transtorno de ansiedade associado. Nesses casos, um tratamento farmacológico (com remédios) associado também está indicado.
Essas preocupações causam sofrimento significativo e comprometem o funcionamento psicossocial, muitas vezes se refletindo até no desempenho ocupacional.
A psicoterapia é o tratamento recomendado. Porém, cerca de 80% dos pacientes com hipocondria podem ter um transtorno depressivo ou transtorno de ansiedade associado. Nesses casos, um tratamento farmacológico (com remédios) associado também está indicado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Hipocondriase é medo de doença. O paciente tem a impressão de que ele tem alguma doença grave e começa a consultar profissionais de saúde para tirar duvida se ele tem ou não tal doença, e ao mesmo tempo ele não acredita nas respostas que recebe e continua a procurar as respostas, nas quais ele não crê. É uma doença psicológica, talvez associada a culpa e à autoestima baixa.
O termo hipocondria refere-se ao medo de ficar doente ou contrair doença, preocupaçao persistente sobre doenças e sintomas ansiosos associados a isso.
Olá! A pessoa hipocondríaca é aquela que tem preocupação persistente que causa interferência na vida diária, com medo de ter ou a ideia de que se tem uma doença grave. Gera uma ansiedade desordenada no organismo causando angústia e sofrimento psíquico. Auxílio medicamentoso e psicoterapia são primordiais no tratamento . Psicoterapia irá auxiliar a tomar ciência de sentimentos e conflitos que são os verdadeiros desencadeantes de seus sintomas. A disposição!! Abraços!!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais são as características de uma pessoa hipocondríaca?
- Desejaria saber se é possível prevenir a hipocondria?
- É verdade que a Hipocondria é um problema crônico?
- Gostaria de saber quais são as consequências da hipocondria?
- Boa noite. Tenho um histórico de hipocondria, mesmo não diagnosticado, apenas ansiedade diagnosticada. Eu queria saber se há como sentir sintomas inexistentes apenas psicológicos, já senti sensação de pontadas na região onde achava ter C. de pele mesmo sendo só uma mancha branca normal, dor na cervical…
- Tenho síndrome do pânico e tenho medo de ter doenças , como: botulismo e apendicite. Acho que sou hipocondríaco. Acho que um dia vou ter e fico com isso na cabeça , o que devo fazer ? Passo horas achando que vou ter apendicite e fico pensando em cirurgias , que posso morrer, que um dia poderei ter sintomas…
- Quero tanto algo que so no sonho se realiza..e Normal pois na vida real nda e assim...tou pensando muito ou É so um sonho mesmo
- Tenho um parente em coma há mais de dois meses devido a um AVC. Desde então tenho tido episódios de sentir dor, desconforto ou até formigamento na perna direita (um amigo do meu parente disse que ele reclamou de dor na perna antes de sofrer o AVC). Posso estar somatizando por causa do meu parente? Às…
- O hipocondríaco pode reproduzir fisicamente os sintomas de esclerose múltipla. Inclusive fora de crise de ansiedade? Quando ele acredita estar “tudo bem” com o seu emocional.
- A hipocondria se relaciona apenas com doenças físicas ou também com as mentais?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Hipocondríase
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.