O que e himenotomia ?

2 respostas
O que e himenotomia ?
Olá. Obrigado por perguntar. Como já dito, tecnicamente, o termo himenotomia significa apenas abertura (ou corte) do hímen. Porém, pode haver um significado mais amplo, indo além do termo técnico. O hímen (ou membrana himenal) pode ser normal, com perfuração central como manda o figurino, e a paciente, mesmo assim, pode se submeter ao alargamento dessa perfuração quando seu diâmetro é pequeno. Ou ainda, após rotura completa da membrana, o hímen pode apresentar suas carúnculas (pontinhas ou extremidades cicatrizadas) muito aumentadas, ou irregulares, ou grudadas umas nas outras, necessitando de correção cirúrgica. A plástica do hímen confunde-se com a himenotomia. Ainda existem casos em que a mulher submeteu-se à reconstrução da membrana himenal(revirginização), com consequente cicatrização fibrótica difícil de transpor durante o coito, o que obriga à himenotomia. Nos dias de hoje, o conceito de himenotomia não pode se restringir apenas à imperfuração himenal congênita.

Himenotomia é a cirurgia que se realiza quando o hímen encontra-se imperfurado. O normal é que exista um orifício na membrana himenal , por onde o sangue menstrual possa sair, sem resistência. Quando o hímen encontra-se fechado, chamamos de imperfurado e a paciente tem que sofrer a himenotomia. Quando ocorre essa patologia, o sangre represado vai acumulando dentro da vagina, útero e às vezes, trompa, gerando dores cíclicas importantes na menina, além de alterações nos órgãos acometidos. É um quadro que necessita boa avaliação para o sucesso garantido. E, quanto mais rápido a intervenção, melhor é o resultado.