O que é ficar lembrando de imagens de pessoas que já morreram que eu nunca vi e nunca tive contato?

17 respostas
O que é ficar lembrando de imagens de pessoas que já morreram que eu nunca vi e nunca tive contato? É toc? O toc causa isso de ficar com imagens de coisas contra a nossa vontade?
Olá, boa tarde! Pelo relato pode sim se tratar de transtorno obsessivos compulsivo TOC. Pessoas com TOC muitas vezes têm pensamentos automáticos associados com imagens ou impulsos que não conseguem controlar e que são incômodos. Esses pensamentos podem ser sobre muitas coisas diferentes, incluindo imagens de pessoas que já morreram. Se precisar de mais ajuda ou de uma consulta para discutir esses sentimentos mais a fundo, estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50

Olá, sentir-se perturbado por lembranças intrusivas de pessoas que você nunca conheceu pode ser uma experiência confusa e desconcertante. Porém, apenas com esse recorte de relato, não é possível determinar se é Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno caracterizado por obsessões (pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e recorrentes) e compulsões (comportamentos repetitivos ou atos mentais realizados para neutralizar as obsessões). E embora o TOC possa causar imagens mentais e pensamentos indesejados, é importante considerar que outras condições ou fatores também podem contribuir para essas experiências. Por exemplo, a mente humana é complexa e às vezes cria imagens ou lembranças que parecem aleatórias ou desconectadas da nossa experiência direta. Isso pode ocorrer devido a várias razões, incluindo sonhos, a influência de histórias ou informações que consumimos, ou até mesmo como resultado de nosso cérebro tentando processar e entender o luto ou a morte. Por isso, compreender a sua história de vida, seus sintomas e como isso impacta no seu cotidiano é essencial. Isso porque se essas imagens estão causando um desconforto significativo ou interferindo na sua vida diária, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental. Um psicólogo ou psiquiatra pode ajudar a identificar a causa desses pensamentos e trabalhar com você para desenvolver estratégias para gerenciá-los. Lembre-se de que, independentemente de ser TOC ou outra condição, você não está sozinho e há apoio disponível. Entender e aceitar que a mente pode produzir pensamentos e imagens involuntárias é um passo importante para lidar com eles de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 190
Olá, algumas pessoas com TOC experimentam imagens mentais indesejadas que podem ser perturbadoras. Essas imagens podem ser de situações, pessoas ou eventos que a pessoa não gostaria de pensar. Isso pode incluir imagens de pessoas que já morreram, mesmo que a pessoa nunca tenha tido contato com elas.

Porém, podem existir outras explicações. Se você está preocupado com esses pensamentos ou imagens intrusivas, é importante consultar um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Pode ser, pois uma das características do TOC é a presença de pensamentos obsessivos intrusivos egodistonicos (pensamentos em excesso contra a nossa vontade). Mas pode também não ser, pois pessoas "normais" também podem ter esse tipo de pensamento em algumas circunstâncias. Eu precisaria entender melhor como esses pensamentos estão se desenvolvendo, frequência, etc., as vezes, até fazer alguns testes são necessários para fechar o diagnóstico. Aconselho procurar algum profissional com experiência em TOC, porque a terapia pode piorar os sintomas no caso do TOC, aumentando alguns pensamentos obsessivos.

Hoje a terapia com maior eficácia comprovada para pessoas com TOC é a Terapia de Exposição e Prevenção de Rituais da TCC. Espero ter ajudado.
Olá! É um pouco difícil definir se é TOC ou não apenas pelo seu relato, mas uma coisa me intrigou na sua fala: como você sabe se essas pessoas que lembra, mas não conhece morreram? De qualquer forma considero importante que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, pois essa situação que está acontecendo fora da sua vontade parece ter se tornado um incômodo. Caso queira marcar uma entrevista, estou á disposição!
olá ,como vai?
Essa experiência de lembrar de imagens de pessoas que já morreram, mesmo sem ter tido contato com elas, não é necessariamente um sintoma de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O TOC é um transtorno mental caracterizado por pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos que geram ansiedade e interferem na vida diária da pessoa.

No entanto, se essas lembranças de imagens de pessoas já falecidas estiverem causando sofrimento ou interferindo significativamente na sua vida, é importante buscar ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada.

É possível que essas lembranças estejam associadas a outras questões emocionais, traumas ou ansiedades que podem ser trabalhadas em terapia. Em casos mais graves, o profissional de saúde mental poderá avaliar se há a necessidade de um tratamento específico para o TOC ou outro transtorno relacionado. Te desejo um feliz dia!!!
Olá! Somente com esse relato não é possível realizar uma avaliação completa, mas pode não ser TOC, mas sim algo relacionado a experiências ou questões não resolvidas em você. É importante consultar um profissional para juntos, criar estratégias para lidar com essa situação. Estou a disposição.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem.
Entendo que ficar lembrando de imagens de pessoas que já faleceram, especialmente aquelas que você nunca conheceu, pode ser uma experiência negativa. Tudo indica, no seu relato, que essas imagens recorrentes e indesejadas, possivelmente estão causando desconforto e ansiedade.
É importante ressaltar que, com base apenas nesse sintoma, não é possível determinar se isso é Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou outra condição. As imagens intrusivas podem ser resultado de diversos fatores, incluindo ansiedade, resposta ao estresse, ou até mesmo outras questões emocionais além dessas descritas. No TOC (uma breve explicação) as obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos recorrentes e indesejados que causam grande ansiedade, e as compulsões são comportamentos repetitivos realizados para neutralizar esse mal estar. No entanto, é necessário uma avaliação mais específica para identificar o que precisamente está acontecendo, as razões e formas de tratamento para sua melhoria emocional.
Ter pensamentos ou imagens indesejadas não necessariamente indica um diagnóstico específico. É natural, em momentos de estresse maior ou ansiedade, que a mente produza imagens ou pensamentos desconcertantes como uma forma de processar emoções ou lidar com situações difíceis. Porém, não deixe de buscar auto conhecimento e meios de melhorar. Cuidar bem de si é fundamental.
Buscar ajuda profissional pode ser um passo importante para entender melhor o que está acontecendo e encontrar maneiras eficazes de lidar com tudo isso.
Durante as sessões de psicoterapia você poderá explorar as causas dessas imagens intrusivas e trabalhar com você mesmo para desenvolver estratégias de manejo da ansiedade, do estresse e desse desconforto. Além disso, um diagnóstico adequado com um plano de tratamento personalizado são essenciais para abordar esses sintomas de maneira eficaz.
Havendo interesse, me mande uma mensagem, fale comigo, agende uma consulta. A terapia pode ser um ótimo começo para entender melhor suas experiências e encontrar formas de melhorar seu bem-estar emocional. Dê esse passo importante na direção do seu auto cuidado.
Estou aqui para ajudar e oferecer um espaço psicoterapêutico significativo, não apenas seguro e acolhedor, mas único, especializado e diferenciado para que você possa explorar melhor essas questões para um bem-estar maior. Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços,
Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Olá! Imagino o quanto seja angustiante a experiência que você relata. Parece se tratar de pensamentos invasivos e repetitivos os quais você não tem conseguido controlar. Seria muito precoce afirmar que se trata de TOC. Sem conhecimento de todo o contexto e de sua história de vida, como por exemplo experiências na sua infância em relação à morte, conscientes ou não, e que podem ter sido traumáticas, talvez, sejam a causa destes pensamentos invasivos e sem controle.
A nossa mente busca o tempo todo processar e dar um significado para tudo o que vemos, ouvimos e sentimos.
Por isso a ajuda de um profissional, informado para o trauma, para investigar junto com você buscando a causa , seria de imensa ajuda! Pois tudo o que entendemos e nomeamos, se torna consciente e nos permite ter controle.
Espero ter podido te ajudar um pouco que seja.
Desejo que você melhore o mais rápido possível e que sinta paz.
Um forte abraço!
Compreendo o seu estranhamento em notar pensamentos como este surgindo na sua mente, e rapidamente se questionar "Será que é TOC"? É uma preocupação válida. Entretanto, afirmar se é ou não uma psicopatologia exige um exame aprofundado. Qualquer afirmação que não seja feita a partir de uma avaliação psicológica é superficial e inválida. Ter pensamentos desafiadores não define um quadro de TOC. O TOC é acompanhado por padrões de comportamento repetitivos e rígidos, que podem ir desde ações simples até rituais complexos, que tem como papel eliminar os pensamentos desafiadores.
Olá!
Lembrar de imagens de pessoas que já morreram e que você nunca conheceu pode ser angustiante, mas não necessariamente é um sintoma de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O TOC pode causar pensamentos e imagens intrusivas e indesejadas, mas esses sintomas também podem estar relacionados a outros fatores, como estresse, ansiedade ou experiências passadas.
É importante conversar com um psicólogo ou psiquiatra para avaliar melhor seus sintomas e receber um diagnóstico adequado. Eles poderão ajudar a entender o que está causando essas imagens e oferecer estratégias para lidar com elas.
Estou à disposição para ajudar no que precisar. Abraço!

Olá! Ficar lembrando de imagens de pessoas que já morreram e que você nao conheceu pessoalmente pode ser uma experiência perturbadora. Esse tipo de pensamento pode estar relacionado a várias causas, incluindo transtornos de ansiedade, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

O TOC pode causar pensamentos intrusivos e imagens mentais que aparecem contra a nossa vontade. Esses pensamentos podem ser angustiantes e difíceis de controlar. No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Recomendo procurar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar sua situação específica e oferecer o tratamento adequado.

Além disso, a hipnoterapia também pode ser uma ferramenta complementar útil para ajudar a gerenciar esses pensamentos intrusivos, trabalhando com as partes mais profundas da mente.

Se precisar de mais informações ou quiser marcar uma consulta, estou à disposição.
Olá... Boa tarde! Primeiramente respira e se acalme. Nem tudo parecer ser um transtorno mental. Para sabermos de fato o que se passa, necessitamos avaliar melhor. Por isso seria favorável que marque uma consulta com psicólogo para que se sinta confortável e acolhido para falar sobre esses sintomas. Obrigado pela pergunta. Fique Bem.
Olá!
Pelo seu relato é difícil definir se trata de um TOC. É necessário observar a frequência e os gatilhos em que essas sensações acontecem. Parece ser pensamentos intrusivos. Recomendo a terapia para você aprender a lidar e regular seus pensamentos, emoções e comportamento.
Olá! Compreender o surgimento de imagens de pessoas falecidas em sua mente requer uma análise individualizada, pois as causas podem ser diversas, dentre elas podemos citar:

Luto não reconhecido: É possível que você esteja passando por um luto não elaborado, gerando imagens como forma de processar as emoções reprimidas.

Ansiedade ou estresse: Situações de ansiedade ou estresse elevado podem gerar pensamentos e imagens intrusivas, inclusive de pessoas falecidas.

TOC: O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) pode causar imagens e pensamentos obsessivos, frequentes e indesejados, que geram angústia. No entanto, outros sintomas do TOC também precisam estar presentes.

Outras causas: Em casos raros, as imagens podem estar relacionadas a outras condições, como distúrbios neurológicos ou psicóticos.

O que fazer?

Buscar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra é crucial para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Lembre-se: você não está sozinho(a). Existem diversos métodos eficazes para lidar com essas imagens e cuidar da sua saúde mental.
Olá! Somente por este relato é impossível definir. O diagnóstico de TOC só pode ser confirmado através da análise de profissionais de saúde mental. São utilizados critérios clínicos definidos por manuais de diagnóstico, como o DSM-5, que incluem: a presença de obsessões e/ou compulsões; um impacto significativo na vida do indivíduo; sintomas que não são atribuíveis a substâncias ou condições médicas; e a distinção de outros transtornos mentais.
O processo diagnóstico é clínico, fundamentado na história e nos sintomas relatados pelo paciente, bem como nas observações do comportamento feitas pelo profissional de saúde. Portanto, é crucial que o diagnóstico seja realizado por um profissional qualificado, capaz de avaliar adequadamente os sintomas e excluir outras condições possíveis.
É importante olhar para além do momento presente, considerando em que momentos isto lhe ocorre, quem é lembrado, ao que remete, dentre outros questionamentos que possibilitem a construção de um saber sobre quem está sentindo e sobre o que isto diz. O trabalho em (psic)análise se dirige a quem busca a construção de saberes sobre o que persiste e seus destinos possíveis.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!