O que é endometriose?
3
respostas
O que é endometriose?
Endometriose é uma doença em que células de dentro do útero, do endometrio, se implantam fora do útero. Essa implantação pode acontecer em diversos locais diferentes, sendo mais comum o acometimento dos ovários, das tubas, e da região entre o útero e o reto. Pode também acometer vagina, bexiga, intestino, ureteres, pulmões, ...
Há diferentes graus de acometimento desta doença, gerando assim condutas bem diferentes caso a caso.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Estamos aprendendo muito sobre está doença, que também para a classe médica ainda apresenta várias interrogações.
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum
Há diferentes graus de acometimento desta doença, gerando assim condutas bem diferentes caso a caso.
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Estamos aprendendo muito sobre está doença, que também para a classe médica ainda apresenta várias interrogações.
Atenciosamente
Dr Renato Gil Nisenbaum
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
É uma doença crônica, com predisposição genetica e hereditária , de etiologia imunológica. O diagnóstico de suspeição é clínico e complementar com exames; e de certeza cirúrgico com anatomopatológico. Tratamento variável desde medicamentos até cirurgia
Endométrio é o tecido que reveste o útero por dentro e que descama mensalmente com a menstruação. Endometriose é esse tecido fora da cavidade uterina mas dentro da cavidade abdominal; de modo que todo mês quando a mulher menstrua, esse tecido também menstrua para dentro do abdome. Esse sangue irrita o peritônio, inflama e pode causar muita dor. Algumas mulheres podem até cursar com náuseas. O tratamento consiste em bloquear a menstruação para impedir a progressão da doença, atrofiar os focos de endometriose existente e preservar a fertilidade impedindo as aderências pelvicas. Tenho obtido muito bons resultados com o tratamento clínico de implante hormonal subcutâneo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estou tomando dionegeste e estou sangrando a duas semanas devo interromper o tratamento?
- Olá! Algumas vezes eu costumo sentir dor na região pélvica do lado esquerdo, também sinto dor durante a relação sexual, e estou tendo uma quantidade de gases muito grande. Poderiam ser sintomas relacionados a endometriose?
- Se eu NÃO tenho endometriose posso tomar dionogeste para não menstruar tendo 17 anos?
- Comecei a tomar o dionegeste a quase três semanas , e agora está vindo um corrimento marron escuro e estou com muita dor pélvica alguém sabe o porquê ?
- É normal sangrar depois de 3 meses de uma cirurgia de endometriose com histerectomia?
- Tenho endometriose e estou usando o anticoncepcional a 3 meses, nesses meses todos eu menstruei 3 vezes no mês com intervalo de 5 a 6 dias, fluxo intenso e dores fortes de cólicas. Isso é normal? A algum tratamento a ser feito para que isso não ocorra, principalmente as dores pois, são bem fortes e intensas?
- Bom dia eu faço o tratamento da endometriose há 3 anos com Alurax mas as dores voltou muito forte estou sentindo azia e a menstruação apontou e depois foi embora é normal isso acontecer?
- tomo alurax, pra endometriose, e quando comecei tomar sinto muita dor nos peitos, é normal?
- estou me tratamento com dionegeste a tres meses e ja estou a quase 40 dias sangrando,é normal ou paro a medicação
- Olá, Tenho endometriose, sou assitomatica. Ano passado fiz a cirurgia, e foi tirado vários focos (tinha bem mais do que a ressonância mostrava), não tomei a medicação para bloquear a mestruação, pois o meu desejo é engravidar! Após 1 anos, fiz novamente a ressonância, e mostra mais focos de endometriose.…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.