O que é ateromatose carótida interna bilateral e vertebral direita?

3 respostas
O que é ateromatose carótida interna bilateral e vertebral direita?
O termo ateromatose é utilizado em alguns laudos de exames para idescrever a doença aterosclerótica no segmento arterial estudado. A carótida e a vertebral são artérias cuja função é conduzir o sangue até o cérebro e que tem parte dos seus trajetos no pescoço. Por serem facilmente estudadas com exames não invasivos (ultrassonografia com Doppler) e terem grande importância na avaliação clínica cardiovascular, demem ser investigadas na população com maior risco de apresentar a doença aterosclerótica. O termo ateromatose, na verdade, traduz a presença da placa de ateroma, que ao contrário do que muitos pensam, é de caráter dinâmico, constituída de diversos componentes que interagem entre si e que respondem a fatores diversos como a hipertensão, tabagismo, diabetes e outros. Por isso pode aumentar com o tempo. Como a doençá se manifesta em todas as artérias com intensidade variada, a presença na carótida pode significar também risco de infarto, AVC ou trombose arterial periférica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ateromatose seria a obstrução do vaso por placas de colesterol, que evoluem com calcificação daquele segmento. A doença das Carótidas e Vertebrais está intimamente relacionado com Acidentes Vasculares Cerebrais (os 'AVCs') pois, além do risco de obstrução completa desses vasos que irrigam o nosso cérebro e a cabeça de uma forma geral, existe o risco de se desprenderem pedaços pequenos dessas placas ou formação de microcoagulos, que podem ocluir artérias pequenas do cérebro. A indicação de cirurgia depende de avaliação criteriosa do grau de obstrução e também dos sintomas do paciente. Atenciosamente, Dr. Felipe Silva da Costa
A ateromatose carotídea é uma doença obstrutiva causada pelo depósito de placas de colesterol na parede deste vaso. Da mesma forma que atinge as coronárias (no coração), este fenômeno ocorre nas artérias que nutrem o cérebro. As causas mais comuns são o nível de colesterol elevado, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo. Somente seu médico pode avaliar o grau de estenose (entupimento) e a gravidade da mesma, propondo tratamentos, que vão desde medicamentos até desobstruções em casos mais severos.

Especialistas

Tassiana Severino

Tassiana Severino

Cirurgião vascular

Uberlândia

André Luis Ferreira Aversani

André Luis Ferreira Aversani

Cirurgião vascular

Barueri

Caroline Baschirotto

Caroline Baschirotto

Cirurgião vascular

Campinas

Rodrigo Rocha

Rodrigo Rocha

Radiologista

Caraguatatuba

José Oliveira Jr

José Oliveira Jr

Cirurgião vascular

Barra Do Garças

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 237 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.