O que é ansiedade?

7 respostas
O que é ansiedade?
Olá! A ansiedade é um sentimento normal, que pode ocorrer diante da expectativa de uma situação (apresentação de um trabalho, proximidade de um evento ou viagem, etc) e tem o intuito de nos preparar para o que está por vir. Porém, em alguns casos o nível de ansiedade diante de algumas situações da vida, torna-se extremamente alto, causando inclusive diversos tipos de desconfortos físicos, como por exemplo palpitação, tremores, insônia, fadiga, etc. Há ainda alguns casos mais graves, nos quais a pessoa afetada já não consegue mais identificar os eventos desencadeadores da crise de ansiedade. Diante desses casos mais graves, seja diante de uma situação identificável ou não, sugere-se a busca de atendimento psicológico com o intuito de investigar as causas psíquicas dessa reação excessiva e em alguns casos recomenda-se também o uso de medicamentos que irão colaborar com a diminuição e até eliminação dos sintomas físicos. Vale ressaltar que o acompanhamento psicológico juntamente com o uso de medicamentos para redução da ansiedade têm se mostrados bastante eficaz no tratamento dos transtornos de ansiedade. Espero ter ajudado. Att. Carolina.

A ansiedade é uma resposta natural do corpo para situações de perigo iminente, onde você luta ou foge, ela é necessária para a manutenção da vida. É comum que com a correria do dia a dia, esse perigo passe a não ser real ou palpável, e seja somente imaginário. Isso faz com que seu corpo tenha as mesmas reações físicas, cognitivas e emocionais do perigo real, e isso trás sensações ruins de falta de controle, associado a pensamentos catastróficos sempre pautado no pior que pode acontecer. Mas tudo isso tem tratamento, o psicologo pode te ajudar a tratar esses sintomas e o psiquiatra pode te indicar o uso de medicamentos para regular a química cerebral.
Olá, a ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça. É comum que todos os seres humanos em algum momento da vida sintam mais ou menos ansiosos dependendo do que aconteça de positivo ou negativo em suas vivências. O que pode acontecer muitas vezes é a ansiedade se constituir em um transtorno, onde começa a se agravar e acaba paralisando ou impossibilitando muitos acontecimento na vida do ser humano. O transtorno tem principalmente efeitos psicológicos, mas também produz muitos efeitos somáticos corporalmente falando, como por exemplo: taquicardia, mãos suadas com grande facilidade, tensão muscular principalmente nos ombros.
Recomendo que se há um indício de uma ansiedade mais acentuada, busque iniciar uma Terapia para que isso seja tratado devidamente correto e que a tensão da ansiedade possa ser melhorada.
Cuide-se !
Ola,
ansiedade é uma reação de inquietação, aflição e expectativa elevada, frequentemente associada a um temor. Trata-se de uma reação emocional comum a todos nós, especialmente diante de algum evento ansiogênico, um fator estressante.
Algumas perguntas podem te ajudar a se questionar se sua ansiedade está fugindo de seu controle e se seria interessante buscar auxílio psicológico.
Tente, por exemplo, entender se esse estado ansiogênico se refere a um evento bem específico em sua vida, com uma solução encaminhada, ou se é um estado que se tornou difuso, cujas causas fogem de seu controle ou conhecimento.
Caso seu estado de ansiedade esteja se prolongando por muito tempo e sua causa esteja obscura ou difícil de solucionar, a busca por um auxílio psicológico com algum profissional capacitado pode lhe servir de boa ajuda.
Ansiedade é uma reação natural do nosso corpo. É uma expectativa apreensiva com relação ao que está por vir. Funciona como um mecanismo de sobrevivência para lidar com as situações de perigo, que na maioria das vezes não existe ou está sendo super exagerado. Até certo ponto, a ansiedade é positiva, porque nos impulsiona a agir. Mas ela se torna um problema quando passa a causar sintomas físicos e emocionais (medos, tristeza, dores de cabeça, sensação de falta de ar, taquicardia, entre outros), podendo se tornar um transtorno mental (síndrome do pânico, TOC, fobias). Há uma diferença entre estar ansioso e ser ansioso. Estar ansioso refere-se a um período, temporário, de ansiedade, porque passa quando os problemas são resolvidos – exemplo entrevista de emprego, falar em público, quando esperamos por uma notícia.
Ser ansioso é quando uma sensação constante, frequente e intensa não te deixa em paz, chegando ao ponto de afetar todas as esferas da sua vida, fazendo com que não consiga sentir-se feliz, bem, no momento presente. Nessa situação, a ajuda de um psicólogo torna-se necessária.

A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras. A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!
ansiedade nada mais é que excesso de pensamentos, e geralmente pensamentos disfuncionais que deixam as emoções serem dominantes, fazendo com que a pessoa perca a capacidade de identificar o que é , e o que não é de fato realidade.