O que é a Epilepsia tipo ausencia ? Quais os sintomas?

4 respostas
O que é a Epilepsia tipo ausencia ? Quais os sintomas?
É uma perda de consciência que geralmente dura em torno de 30 segundos ou menos. Ao invés de cair, o indivíduo pára de andar ou falar, fica parado em pé sem expressão no rosto e não responde às perguntas feitas por outra pessoa. Quando termina o ataque epiléptico, o indivíduo retoma suas atividades normais sem perceber e sem lembrar o ocorrido.
As crianças são as que mais sofrem a crise de ausência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Concordo com Christina Morotomi, acrescentando que, muitas vezes, um grande choque emocional, pode causar ausência de reação na pessoa, tanto motora quanto da linguagem, sem necessariamente ser uma crise epiléptica de ausência. Uma avaliação clinica é de importância fundamental.
Tipo de epilepsia mais comum em crianças, melhorando na adolescência, habitualmente com boa resposta ao tratamento, em paciente normal. Deve ser diferenciado de crises parciais complexas, mais duradouras, pode ocorrer em qualquer idade, podem estar associadas à lesões e nem sempre respondem bem aos medicamentos, A availação clínica é essencial.
Epilepsia tipo ausência é a chamada epilepsia de pequeno mal ou epilepsia do lobo temporal. Ela difere da epilepsia de grande mal porque não ocasiona convulsões tônico-clônicas (quedas bruscas com membros rígidos e com boca espumando), mas apenas breves períodos de ausência de consciência que duram poucos segundos e passam despercebidas por quase todas as pessoas. O portador não percebe que está tendo uma crise. A epilepsia tipo ausência afeta apenas o lobo temporal, região responsável pela audição e pela memória principalmente, enquanto as epilepsias generalizadas ou de grande mal afetam todas as regiões cerebrais. Há na epilepsia tipo ausência uma intensa descarga elétrica no lobo temporal. Para o devido tratamento deve-se procurar principalmente um neurologista que prescreverá um anti-convulsivante mais adequado ao quadro.

Especialistas

Samir Câmara Magalhães

Samir Câmara Magalhães

Médico do sono, Neurologista, Neurofisiologista

Fortaleza

Rafael Pires de Sá Valeriano

Rafael Pires de Sá Valeriano

Neurologista, Neurofisiologista

Maceió

Igor Bruscky

Igor Bruscky

Neurologista

Recife

Pedro Medalha Neto

Pedro Medalha Neto

Neurologista

Assis

Carolina Farias

Carolina Farias

Neurologista pediátrico, Pediatra

Salvador

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista pediátrico, Pediatra

Santo Ângelo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Epilepsia Tipo Ausência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.