O que é a doença de legg_perthers?
3
respostas
O que é a doença de legg_perthers?
A doença de Legg-Calve-Perthes não tem causa conhecida e consiste na necrose (morte do osso) da cabeça do fêmur (osso que faz parte da articulação do quadril) por uma interrupção passageira do fluxo de sangue para o osso. Como essa interrupção é passageira, quando o fluxo de sangue é restabelecido, começa o processo de cicatrização. É uma doença auto limitada, e geralmente dura em torno de 3 anos. Acomete principalmente meninos entre 4-8 anos. As sequelas são variáveis, indo desde apenas alteração no raio x, até artrose (desgaste) em uma idade precoce. Deve ser acompanhada por um ortopedista especialista para o seguimento clínico então e eventual procedimentos cirúrgico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A doença de Perthes, ou Legg-Calvé-Perthes, é uma doença do quadril infantil causada pela falta transitória de sangue no osso (cabeça do fêmur), ocasionando a morte do tecido ósseo. Como é transitória e a circulação de sangue se reestabelece com o tempo, o tecido morto é renovado e a cabeça do fêmur se refaz. Nesse intervalo é preciso fazer acompanhamento com exames de imagem e com o especialista para evitar que o osso se deforme ou saia do lugar (Luxação do quadril).
Legg Perthes, doença descrita por três médicos no mesmo período e por isso recebeu a denominação, é uma doença autolimitada, geralmente em crianças brancas e com idade próxima dos 8 anos. Uma forma de osteocondrite, sem etiologia conhecida apesar de várias teorias tentarem explicar a etiopatogenia da doença.
A principal função do especialista, é fazer acompanhamento clinico que cause a menor deformidade residual possível na articulação,
A disposição para maiores esclarecimentos.
A principal função do especialista, é fazer acompanhamento clinico que cause a menor deformidade residual possível na articulação,
A disposição para maiores esclarecimentos.
Especialistas
Alexandre Henrique Santos Pereira
Ortopedista - traumatologista, Cirurgião da mão, Especialista em dor
São Luís
Perguntas relacionadas
- A Doença de Legg Calvé Perthes tem cura?
- Uma gestante com a doença De Legg Perthes vai ter algum problema durante a gestação? Se sim, quais? Minha doença poderia trazer algum tipo de doença, ou problema físico ao meu bebê? Meu bebê teria algum tipo de doença por conta da minha doença ?
- Eu tenho a doença de LCP desde os meus 4 anos, agora estou com 18. Estava sentindo muitas dores e retornei ao médico, ele pediu para eu evitar o máximo a jogar bola, não tem outra solução para eu poder continuar fazendo as coisas que eu gosto?
- Li em uma das respostas sobre o uso de prótese para tratamento da doença De Legg-Perthes : "É preciso ter em mente que a prótese tem tempo de duração limitado". Pergunto : quanto tempo? Qual idade (mínima e máxima) aconselhável para o uso da prótese? Grata!
- portador de Legg-Perthes que não sente mais dor alguma, pode fazer academia? quais as recomendações?
- Há alguma relação entre a doença de LCP e infertilidade feminina? A doença de LCP aumenta a probabilidade de morte do feto?
- Tenho uma diferenca de uma perna para outra devido a uma sequela da doenca legg perthes a protese corrigi isso?
- Queria saber qual remédio tomo para doença legg perthes
- Quem tem doença de Legg-Perthes, no caso de adulto, pode fazer uso de bebidas alcoólicas?
- Tenho LCP desde dos meus 11 anos, tenho uma vida normal apesar das limitações de uma das pernas. Hoje tenho 38 anos e ultimamente venho sentindo fortes dores na perna e também sinto a perna pesada dificultando a minha caminhada...existe algum tratamento para isso?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Doença De Legg-Perthes
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.