O que é a depressão endógena?

8 respostas
O que é a depressão endógena?
Olá!
Essa expressão "depressão endógena" possivelmente está se referindo a uma tristeza que tem sua origem em uma causa orgânica, isto é, por algum desequilíbrio neuroquímico.
Entretanto, não há nenhum exame que detecte isso e o diagnóstico da depressão só pode ser feito clínicamente e deve levar em conta, além do aspecto biológico da pessoa que é mesmo muito importante, também a história de vida do paciente e o seu histórico familiar, os fatos que marcaram a sua vida, o seu modo de se relacionar para que se possa integrar todas as informações e compreender o sentido que os sintomas da depressão tem em sua vida e, assim, possa tratá-lo.
Sendo assim, esse trabalho pode ser realizado por um médico psiquiatra que propõe o tratamento medicamentoso e o psicólogo/psicanalista que propõe o tratamento psicoterápico, isto é, o tratamento por meio da fala. Ambos trabalhando juntos com o paciente que também tem a sua parte no tratamento podem alcançar bons resultados.

Míriam Félix Caruso

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É um tipo de depressão causada fundamentalmente por fatores constitucionais, internos, de origem biológica e/ou hereditária, não havendo conexão com a história do sujeito ou vivências específicas.
Distúrbios do pensamento, dificuldades para manifestar o motivo do abatimento e disfunções sensoriais são alguns sintomas que podem ser apresentados.
A psicoterapia e o acompanhamento psiquiátrico são tratamentos significativos para auxiliarem a elucidar, respectivamente, causas e consequências, contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio.
A ajuda especializada é um caminho possível.
Espero ter contribuído!
Respeitosamente,
Andrea Winning
Chama-se Depressão endógena, aquela que pode aparecer sem nenhuma causa externa ou psicológica identificável(ex: estresse).Nela há uma predisposicão genética, onde ocorre alteração neuroquímica nas secreçāo das sinapses destes neurotransmissores.
Entendendo que a genética não é determinante de qualquer doença, e sim indica uma vulnerabilidade maior. Nesse caso um estilo de vida mais preventivo seria bom, como uma alimentação saudável,um sono reparador, atividades física, água suficiente, e uma visão de si e do mundo saudável.
concordo com a Dra Maria P.R. Moreira, porém acredito que um bom tratamento com uma Psicanalista, diminuiria e muito, os sintomas internos de vazio e tristeza, dando a ela uma visão melhor de si e do mundo.
A depressão endógena refere-se àquela de origem provavelmente somática, sendo, portanto, resultante de fatores constitucionais biológicos e de predisposição hereditária.
Ao contrário da depressão exógena, não há relação palpável com a história de vida do depressivo, tampouco motivos vivenciais e ambientais para que se apresente assim.
Entende-se por Depressão endógena um tipo de depressão que envolvem fatores biológicos e/ou hereditários,mas que a princípio não se relacionaria com uma causa externa aparente. Atualmente os médicos psiquiatras não fazem mais esta diferenciação e o que vemos é uma maior orientação para os sintomas . Independente da causa da depressão o que é determinante para sua gravidade é maneira como cada um responderá ao ambiente, ou seja, a característica individual de cada pessoa. O diagnóstico deverá ser dado somente por um médico psiquiatra e é fundamental a parceria entre médico e psicólogo.
Depressão Endógena é causada por fatores internos, de origem biológica e/ou hereditária. Essa depressão surge sem uma causa aparente, mas essa causa se deve por um trauma inconsciente, esquecido racionalmente.
Seus sintomas são: indiferença, baixa auto estima, tristeza profunda, sentimentos de culpa, dificuldade de concentração, entre outras.
Se você estiver passando por isso, sugiro que procure um psicólogo para que possa te ajudar a encontrar a causa desse sintoma. Beijos
É uma estado emocional de extrema tristeza que vai além da razoável, causado fundamentalmente por fatores ambientais externos.

Abraços.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.