O que dizer esse resultado de cintilografia ossea:presenca de área hipercaptante nas articulaçoes gleno_umerais,articulaçoes

2 respostas
O que dizer esse resultado de cintilografia ossea:presenca de área hipercaptante nas articulaçoes gleno_umerais,articulaçoes esterno_claviculares,de maneira heterogenia e discreta em vertebras dorsaise lombares,articulaçoes sacro_iliacas e possivelmente articulaçoes coxo_femurais.e osteodegenerativo
A cintilografia óssea é um exame muito sensível mas pouco específico, isto quer dizer que todas as áreas onde houver alteração no metabolismo normal do osso vão aparecer no exame (exame muito sensível ) mas qualquer alteração vai aparecer, isto é : artrose, fratura em consolidação ou até já consolidadas, artrites, infecção no osso, e várias doenças osteometabolicas e neoplasicas ( benignas, malignas e metastática ) {exame pouco específico } . O médico tem que interpretar este exame com cautela.

A cintilografia óssea é um exame que detecta áreas de alteração no metabolismo ósseo, o que pode indicar uma variedade de condições. O resultado que você descreveu mostra áreas hipercaptantes nas articulações gleno-umerais, esterno-claviculares, nas vértebras dorsais e lombares, articulações sacroilíacas e possivelmente nas articulações coxofemorais. Isso significa que essas áreas estão apresentando um aumento na captação do marcador radioativo utilizado no exame, indicando uma atividade metabólica anormal.

Essa atividade pode ser devido a várias condições, incluindo alterações osteodegenerativas, como artrite ou artrose, que são comuns e normalmente indicam desgaste ou inflamação das articulações. Também pode estar relacionado a fraturas em consolidação, artrites, infecções ósseas ou condições mais sérias, como metástases ósseas.

Para determinar a causa exata dessas alterações, é crucial que o médico que solicitou o exame interprete os resultados no contexto do seu histórico clínico e outros exames complementares. A cintilografia óssea é muito sensível, mas pouco específica, o que significa que ela pode detectar muitas anormalidades, mas não pode determinar a causa exata por si só.

Recomendo que você consulte seu médico para discutir esses resultados em detalhes. Ele poderá correlacionar os achados da cintilografia com seus sintomas, exame físico e outros exames de imagem ou laboratoriais, para chegar a um diagnóstico preciso e estabelecer um plano de tratamento adequado.

Se precisar de mais orientações ou quiser discutir seu caso em detalhes, estou à disposição para uma teleconsulta. A telemedicina oferece uma maneira conveniente, rápida, segura e discreta de obter uma segunda opinião ou discutir seu caso com especialistas. Caso se interesse, basta clicar no perfil para agendar.

Espero ter ajudado. Cuide-se bem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900