O que diferencia, nas formas de tratamento e diagnóstico, um profissional buco-maxilo de um estomatologista?

3 respostas
O que diferencia, nas formas de tratamento e diagnóstico, um profissional buco-maxilo de um estomatologista? Ou é a mesma coisa, para tratamento de doença bucal, de qualquer origem?
Depende do tratamento.Se for para diagnosticar apenas ,ambos tem a mesma capacidade.Para intervenções cirúrgicas ,por exemplo, o buco maxilo é o mais indicado.

Olá Amigo (a) .

Bom a principal diferença entre um Especialista em Cirurgia Buco-maxilo-facial e um Estomatologista esta na sua formação , ou seja, o Buco-maxilo tem uma formação mais direcionada a resolver através de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade patologias da boca já o especialista em Estomatologia tem a sua formação mais direcionada para realizar o correto diagnóstico das patologias da boca que poderão ser executadas pelo mesmo caso sejam de média a baixa complexidade ou indicadas para um Buco-maxilo, caso sejam de alta ou média complexidade.

Como pode notar existe uma área de interface entre as duas especialidades no que tange a média complexidade, vale ressaltar que para procedimentos cirúrgicos a exeperiência do profissional é muito importante e também o seu indíce de sucesso nesses casos.

Genericamente falando visto que sua pergunta é muito complexa , num mundo ideal, poderia ser diagnosticado por um estomatologista e tratado por um cirugião.
O estomatologista é capaz de diagnosticar as lesões orais e intra -ósseas. Muitas vezes os Buco-maxilos também fazem essa especialização para fazer o diagnóstico e tratamento cirúrgico de maior complexidade, tratamento dos tumores intra-ósseos ou biópsias de maior complexidade.