O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

7 respostas
O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?
Olá. O ideal é buscar ajuda psicológica, para que seja feito uma reestruturação cognitiva, para haver mudanças de pensamentos e comportamentos ou até mesmo intervenção medicamentosa com ajuda psiquiátrica, mas antes disso será feito uma investigação acerca dessa demanda. Obrogada e abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150

Como psicóloga e psicanalista, ao falar sobre o Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva (TPOC), é importante destacar que se trata de um padrão persistente de preocupação com a ordem, perfeccionismo e controle. Indivíduos com esse transtorno tendem a ser excessivamente preocupados com rigidez moral e etica, muita necessidade de controle, regras, detalhes, listas, e organização, perfeccionismo e dificuldade de lidar com emocoes, ao ponto de comprometer a flexibilidade, abertura e eficiência em suas atividades e relacionamentos. Essas características, ao serem extremas e persistentes, podem causar prejuízos em diversas áreas da vida, como no trabalho, nos relacionamentos pessoais e na saúde mental do indivíduo. O tratamento envolve psicoterapia, com ênfase em técnicas psicanalíticas, visando ajudar o indivíduo a compreender as raízes inconscientes desse padrão de comportamento e desenvolver formas mais flexíveis e adaptativas de lidar com o mundo e com suas emoções.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, a psicoterapia vai te ajudar! Nesse processo será necessário analisar os muitos "porquês" de muitos comportamentos e pensamentos que você tem, assim como investigar as raízes de sua personalidade falando da sua infância e juventude, e também a formular estratégias para lidar com os sintomas que você pode estra tendo.
Estou a disposição.
Abraços.
Olá! Antes de mais nada, é muito importante reconhecer a coragem que você teve ao fazer essa pergunta, pois buscar entender o que está acontecendo é o primeiro passo para uma mudança significativa.

No caso do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva, é essencial focar em um processo de autoconhecimento profundo. A melhora ocorre gradualmente, e o tratamento envolve, em muitos casos, uma combinação de psicoterapia e, às vezes, medicação, dependendo da orientação do médico responsável. A psicoterapia, especialmente a Logoterapia, pode ajudar a identificar as raízes desses padrões comportamentais e trazer uma nova perspectiva de sentido para a vida, além de promover mais flexibilidade no dia a dia, reduzindo as preocupações excessivas e os comportamentos repetitivos.

A psicoterapia é fundamental nesse processo, pois oferece um espaço seguro para trabalhar essas questões de maneira estruturada, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais saudáveis de enfrentamento e melhoria na qualidade de vida.

Se sentir que precisa de acompanhamento especializado, fico à disposição para te atender e juntos podemos buscar as melhores soluções para sua situação. Estou aqui para ajudar no seu processo.
Olá! É muito difícil definir isso sem ser o profissional responsável pelo cuidado desse paciente, pois para a psicanálise o sintoma é uma forma do nosso Inconsciente ( parte do psiquismo que não é consciente) se presentificar, quando há possibilidade de ouví-lo, acolhê-lo, interpretá-lo e intervir o sintoma pode cair em desuso, diante disso, o sintoma que aparece tem a ver com a história do sujeito, seu modo de funcionamento no mundo. Caso esteja passando por essa situação, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para essa questão. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá,

Para que haja melhora no transtorno obsessivo-compulsivo é necessário identificar os pensamentos intrusivos (aqueles pensamentos que vem de forma indesejada) e os comportamentos obsessivos e tranquilizá-los com ajuda da Psicoterapia.

A melhora é significativa quando utilizado outros recursos em conjunto com a Psicoterapia, como as terapias integrativas (medicina integrativa, Reiki, meditação, e outras), conforme a necessidade, plano terapêutico e disponibilidade do cliente.

Alguns tratamentos necessitam de medicação para potencializar a melhora e bem-estar.

abraços
Andressa Dela Justina
Psicóloga
CRP 08/16748
Olá, transtorno de personalidade obsessivo compulsivo (TPOC) são pessoas mais rígidas e inflexíveis. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC) são caracterizados por exemplo por medo exessivo de contaminação e compulsão rituais repetivos. Sendo um transtorno de personalidade TPOC ou ansioso TOC é válido pensar em fazer psicoterapia comportamental cognitiva para auxiliar no manejo do comportamental que pode estar atrapalhando a funcionalidade do indivíduo. Espero ter ajudado. Abraço.