o que caracteriza um diagnostico de demencia precoce? quais remedios devem ser tomados nesse caso?

7 respostas
o que caracteriza um diagnostico de demencia precoce? quais remedios devem ser tomados nesse caso?
Na suspeita de um quadro demencial são aplicados testes que avaliam o cognitivo do indivíduo e se confirmado quadro demencial outros exames são realizados para obter o diagnóstico correto. Se for confirmado antes dos 65 anos trata se de quadro precoce. A medicação será de acordo com cada caso.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Diversas doenças podem causar demência, por isso é fundamental avaliar a causa.
Alguns quadros clínicos, como deficiência de vitaminas, problemas de tireoide ou mesmo depressão podem ser tratados e curados, ou seja, a pessoa pode livrar-se da demência e retornar à sua vida normal.
Outros quadros são degenerativos, podendo ser tratados com remédios específicos, porém não curáveis.
Portanto, os remédios podem variar muito de caso a caso.
A demência precoce é a diminuição da capacidade cognitiva (principalmente da memória) em pessoas que ainda não entraram na velhice (antes dos 60 anos) e que não sofrem de nenhuma outra doença que afete o sistema cognitivo.
O diagnóstico é realizado por meio de testes neuropsicológicos e investigação clínica (uma consulta detalhada). Não há um exame fisiológico que garanta o diagnóstico.
Quanto ao medicamento, varia muito dependendo do caso e das demais condições de saúde. Apenas o médico que acompanha o paciente poderá receitar o remédio.
A Neuropsicologia contribui no diagnostico de doenças neurológica por meio da avaliação de comprometimentos e da reabilitação dos mesmos. Na demência precoce o sinal principal é rebaixamento de memória, muitas vezes confundido como pertencente ao quadro normal de envelhecimento. O diagnóstico precoce favorece tratamentos de minimização de progressos dos comprometimento, sendo a reabilitação uma das possibilidade de constituir estratégias que preservem a rotina do paciente.
Uma avaliação minuciosa realizada por profissional com experiência em demências é necessária para estabelecer o diagnóstico de demência precoce. A avaliação envolveria entrevista extensa, análise da cognição e função, inventário medicamentoso, solicitação de exames complementares incluindo possivelmente testes genéticos e solicitação de avaliação neuropsicológica ampla. Caso confirmado o diagnóstico, as opções terapêuticas são individuais e cabe ao médico decidir junto à família de acordo com as peculiaridades do caso em questão. Abraços!
Sugiro que busque um neurologista e psiquiatra e paralelamente para descartar hipóteses cognitivas ou emocionais exames de neuroimagens e uma avaliação neuropsicologica urgente para lhe proporcionar o menor tratamento. Boa sorte!
Uma avaliação feita por um Neurologista e um Neuropsicólogo é fundamental para o diagnóstico e tratamento de demência.

Especialistas

Irlane de Deus

Irlane de Deus

Neurologista

São Luís

Victor Cintra

Victor Cintra

Neurologista

Belo Horizonte

Carolina Moreira Feijó

Carolina Moreira Feijó

Geriatra

Fortaleza

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Anaisa Carneiro Ruas

Anaisa Carneiro Ruas

Geriatra, Médico clínico geral

Uberlândia

Camila Araújo Prudente

Camila Araújo Prudente

Neurologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.