O que acontece se uma pessoa para de tomar Rivotril de uma hora para a outra sem o desmame?

2 respostas
O que acontece se uma pessoa para de tomar Rivotril de uma hora para a outra sem o desmame?
Se a dose for baixa (uma definição que depende não apenas do quanto remédio se toma, mas também de idade, estado de saúde e tempo pelo qual a pessoa usou a droga), nada acontece ou, eventualmente, sintomas muito leves de abstinência. Se a dose for alta e o tempo de uso for prolongado, podem ocorrer sintomas de abstinência que vão desde um desconforto muito grande, com sintomas opostos àqueles que o Rivotril* (clonazepam) trata - ansiedade, insônia, tremores e mesmo convulsões. Por isto: 1. os médicos devem evitar a prescrição de clonazepam para pessoas acima dos 60 anos; 2. devem evitar o uso prolongado, a não ser em raríssimas situações (a literatura especializada recomenda o uso por um máximo de 4 a 6 semanas); 3. a retirada deve ser feita sob acompanhamento médico, de preferência por profissional com experiência na área de abuso/mau uso de tranquilizantes e de técnicas comportamentais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Rivotril (clonazepam) é um medicamento que tem alto potencial de dependência, portanto pode gerar síndrome de abstinência (sudorese, fadiga, irritabilidade, náuseas, tremores) se retirada de forma abrupta. Em casos mais graves, em que estão sendo utilizadas doses altas e por longo período pode haver até mesmo convulsões. Portanto o desmame sob orientação médica sempre é o mais seguro e recomendado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.