O que acontece no cérebro de um homem ao se tornar pai ?

16 respostas
O que acontece no cérebro de um homem ao se tornar pai ?
Olá! Um estudo internacional feito por pesquisadores do Instituto de Saúde Carlos III de Madri, na Espanha, revelou que o nascimento do primeiro filho provoca modificações na estrutura do cérebro dos pais. Segundo os cientistas, o órgão deles diminui em média, os homens perdem de 1% a 2% do volume do córtex após a chegada do bebê. Os pesquisadores coletaram dados e imagens cerebrais feitas por ressonância magnética de 20 homens durante a gestação de suas parceiras e até oito meses após o nascimento do primeiro filho. A pesquisa contou ainda com informações de um grupo controle formado por 17 voluntários sem filhos. Na avaliação dos especialistas, o estudo apoia a ideia de que a transição para a paternidade pode representar uma janela significativa de mudanças no órgão para adaptar o indivíduo às alterações promovidas pela paternidade. Ao descobrir que será pai, diversas sensações começam a surgir como alegria, medo, dúvida, euforia, incerteza, êxito e ansiedade. Isso tem um impacto na vida do homem com a chegada de seu filho, por isso é importante o acompanhamento terapêutico para essa mudança de vida. Ele passa a ter mais responsabilidade, preocupação e comprometimento com as coisas que tem que fazer.

Segundo pesquisas, existem várias mudanças neurobiológicas que ocorrem no cérebro de um homem ao se tornar pai, muitas das quais são similares às observadas em mulheres. Algumas das principais mudanças incluem:

Aumento da atividade cerebral: estudos de neuroimagem mostram que a paternidade está associada a um aumento da atividade cerebral em áreas que estão relacionadas ao processamento social e emocional. Isso pode ajudar os pais a reconhecerem as necessidades e emoções dos seus filhos e responderem adequadamente.

Redução da atividade em áreas relacionadas ao egoísmo: a paternidade também parece estar associada a uma redução da atividade em áreas do cérebro relacionadas ao egoísmo e ao autocontrole. Isso pode permitir que os pais se concentrem mais nas necessidades de seus filhos e sejam mais altruístas em suas ações.

Aumento dos níveis de ocitocina: a ocitocina é um hormônio que está associado ao vínculo social e emocional. A paternidade parece estar associada a um aumento nos níveis de ocitocina em homens, o que pode ajudá-los a se sentir mais conectados e envolvidos com seus filhos.

Aumento da massa cinzenta: estudos de neuroimagem também mostram que a paternidade está associada a um aumento da massa cinzenta em áreas do cérebro que estão envolvidas no processamento social e emocional, na regulação emocional e no planejamento.

Essas mudanças podem ajudar os homens a se adaptarem às novas demandas e responsabilidades que vêm com a paternidade e a estabelecer vínculos mais fortes e significativos com seus filhos.
Olá! Mesmo que seja um filho muito desejado pelo pai de primeira viagem, o mundo das preocupações pode despertar e tem seu momento culminante entre a quarta e a sexta semana após o homem tomar conhecimento da notícia, de acordo com um estudo realizado na Austrália em mais de 200 casais, as preocupações giram em torno de três eixos: a relação de casal após o nascimento do filho, o trabalho e claro o sexo (e o caso de a criança não ser desejada, o que possivelmente faria com que as preocupações se transformassem em angústia). Além disso, como cada pessoa expressa o que a inquieta de uma forma diferente, não é de se estranhar que no começo da gravidez o homem se mostre mais distante e com pensamentos difusos, não é que não queiram (em alguns casos pode ser que seja assim), mas simplesmente a química os leva a isso.
Durante a gravidez o mundo das preocupações continua, mas a química se encarrega de reduzir o interesse sexual em um momento em que a fecundação não é possível. Faz tudo isso através de dois hormônios, fundamentalmente: a testosterona e a prolactina. A testosterona é o hormônio rei do homem, que lhe traz força, domínio e agressividade. Quando a companheira está grávida, esse hormônio cai e tem seu nível mais baixo durante as três semanas anteriores ao parto, que chega até a 33% menos. A prolactina, pelo contrário, aumenta em até 20% no mesmo período de tempo. Graças a ela o homem desenvolve novos instintos paternais como aguçar o ouvido quando o bebe chora e diminuir o instinto sexual durante os meses de gestação. É também a responsável pelo fato de alguns pais, especialmente os de primeira viagem, sofrerem a síndrome de Couvade ou “gravidez empática” e que aumentem de peso como se eles também estivessem grávidos. Passado algum tempo, os dois hormônios se reajustam, curiosamente, após a quarentena e quando o filho anda chegam ao seu nível original.
A química do cérebro do homem também desperta o instinto protetor com seu filho e a sensação de satisfação. Quando o bebê sorri ao seu pai quando ele troca suas fraldas e lhe faz um carinho, o circuito de recompensa do homem é ativado, o faz sentir-se muito bem e, sobretudo, reforça seu laço de união com seu filho. Por isso, é muito importante que exista um contato diário do pai com seu filho.
Não é de se estranhar que as reações químicas do homem comecem quando chega a notícia de sua paternidade e durem por toda a vida. O objetivo é a criança, mas o fato de ser pai também tem um benefício pessoal ao homem, que o ajuda a acessar novos registros emocionais onde existe mais carinho e maior proveito das pequenas recompensas.
Mas se esses sentimentos estão lhe trazendo algum tipo de sofrimento aconselho a procurar um profissional da psicologia, ele irá lhe ajudar a passar por esse momento e entender melhor seus pensamentos e emoções.

Espero ter ajudado, fico a disposição.

Com carinho
Vanessa Masson

Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Espero que esteja bem! Vamos a pergunta, a paternidade pode levar a uma série de mudanças neurológicas em um homem, algumas das quais são semelhantes às mudanças observadas nas mulheres durante a maternidade. Aqui estão algumas das mudanças que podem ocorrer:

Aumento da atividade em áreas cerebrais associadas ao cuidado parental: Estudos de neuroimagem funcional mostraram que quando os homens se tornam pais, áreas do cérebro associadas ao cuidado parental, como o córtex pré-frontal medial e o córtex cingulado anterior, mostram aumento da atividade.
Redução dos níveis de testosterona: Vários estudos mostraram que os homens tendem a ter uma diminuição nos níveis de testosterona após se tornarem pais. Essa diminuição pode estar relacionada à necessidade de cuidar e proteger a prole.
Aumento dos níveis de oxitocina: A oxitocina é um hormônio associado à vinculação social e parental. Tanto os homens quanto as mulheres experimentam um aumento nos níveis de oxitocina após o nascimento de um filho, o que pode ajudar a fortalecer os laços entre pai e filho.
Mudanças nas áreas cerebrais associadas ao processamento emocional: Estudos de neuroimagem mostraram que os homens que se tornam pais podem experimentar mudanças nas áreas do cérebro associadas ao processamento emocional, como o córtex pré-frontal ventromedial e o córtex cingulado anterior.
Redução da massa cinzenta em áreas do cérebro associadas ao comportamento social: Um estudo de 2014 descobriu que os homens que se tornaram pais tiveram uma redução na massa cinzenta em áreas do cérebro associadas ao comportamento social, como o córtex orbitofrontal e o núcleo caudado. Isso pode estar relacionado ao fato de que os homens podem se tornar menos focados em seus próprios interesses e mais focados nas necessidades de seus filhos.
É importante lembrar que essas mudanças neurológicas podem variar de pessoa para pessoa e que nem todos os homens experimentam todas essas mudanças após se tornarem pais.
Espero ter contribuído um pouco! Abraço!
A paternidade pode trazer muitas mudanças na vida de um homem, incluindo mudanças em seu cérebro. Estudos mostram que quando um homem se torna pai, há uma série de mudanças físicas e químicas em seu cérebro que podem afetar sua cognição, comportamento e emoções. Estudos apontam para as seguintes mudanças: (1) aumento da atividade em áreas cerebrais relacionadas à empatia e afeição. Isso pode ajudar os pais a se conectar emocionalmente com seus filhos e a desenvolver um forte senso de paternidade. (2) Redução nos níveis de testosterona, hormônio associado à agressividade e competitividade. Isso pode levar a um comportamento mais paternal e menos egoísta. (3) Aumento da atividade no sistema límbico: o sistema límbico é responsável pelas emoções, e quando um homem se torna pai, há um aumento na atividade nessa região em resposta ao estímulo emocional do filho. Isso pode ajudar a fortalecer o vínculo emocional entre pai e filho. (4) Ativação de circuitos cerebrais de recompensa: quando um pai interage com seu filho e experimenta momentos agradáveis ​​e gratificantes com ele. Estas são apenas algumas das mudanças que ocorrem. A natureza é sábia, não é mesmo?
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá! Partindo do pressuposto que a gravidez e nascimento foi aceita de forma a exercer realmente a paternidade, ela traz alterações na química corporal. Não só o cérebro muda como o comportamento, alguns relatos dizem que o filho ensina o que é o amor verdadeiro. Comportamento menos egoísta, os homens se sentem mais maduros e com mais responsabilidade. Caso você se tornou pai, parabéns. Se sentir que precisa de um apoio emocional, procure por um Psicólogo.
Olá! Depende do tipo de sentimentos que esse homem tem pela ideia de ser pai e dos sentimentos pela pessoa que irá existir, as expectativas, os desejos com relação a essa futura pessoa. Depende muito de quanto ele já refletiu sobre a própria condição de homem adulto, de adulto independente que vê nas outras pessoas adultos atuais ou futuros que também podem ser independentes... ou se não consegue se relacionar de forma digamos "respeitosa" com a individualidade alheia. Depende até de fatores materiais e familiares. O cérebro reage segundo a emocionalidade experienciada ao longo das situações que a vida traz.
A paternidade, como quase qualquer vivência humana, pode ser muito positiva ou muito negativa... ou pode ficar em algum lugar no meio.
Temas interessantes para falar se você tiver questões ou conflitos com o assunto.
Olá. Isso depende bastante do quanto esse pai desejou a criança, o quão presente ele está, e qual o vinculo que ele possui ou quão conectado ele sente que está. Mas de forma resumida, há alterações na percepção das necessidades do outro pois o pai precisa estar mais atento a criança, aumenta o nivel de cortisol e adrenalina para que ele possa atender mais prontamente as necessidades da criança, aumenta a sensibilidade de perigos (reais ou imaginarios) entre outros.
Olá, seja bem vindo a plataforma. O cérebro masculino libera uma substância chamada ocitocina e o mesmo começa a desenvolver sentimentos de laços e proteção com a família. Os neurotransmissores como como dopamina e serotonina vai ajudar o bem estar e prazer para fortacelecer cada atividade desenvolvida. Diferente da MÃE o cérebro do homem so se sente completo após a formação do bebê.
Ola! Psicologicamente o acontecimento de ser pai traz muitas emoções gerando esse momento na vida de um homem muito importante assim como no da mulher.
A felicidade, alegria, medos e confusões sao sentimentos muito frequentes nessa experiencia turbulenta que e o nascimento de um filho.
Esse capitulo de sua história traz um olhar sobre si mesmo de muita relevância, tonando essa experiencia muito conflituosa.
Existem muitas mudanças que ocorrem no cérebro de um homem ao se tornar pai, principalmente na região do córtex pré-frontal, que é responsável pelo planejamento, tomada de decisão e controle emocional. Estudos mostram que essa região do cérebro passa por um processo de reorganização quando um homem se torna pai, com um aumento da densidade de matéria cinzenta em áreas específicas.

Além disso, a presença do hormônio ocitocina, que é liberado em resposta a estímulos sociais e emocionais, também aumenta em pais recentes, o que pode contribuir para a formação de laços emocionais e comportamentos parentais mais engajados e cuidadosos. Outros estudos também indicam que a paternidade pode levar a uma redução dos níveis de testosterona e a mudanças no ritmo circadiano.

Em resumo, a paternidade pode desencadear uma série de mudanças neurobiológicas que refletem a importância da figura paterna para o desenvolvimento da criança e para a manutenção de vínculos sociais e emocionais saudáveis.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Além do aspecto neurobiológico já apontado pelos colegas, as alterações que ocorrem no psiquismo impõe uma mudança na posição subjetiva do homem, de filho até então, para pai.
A forma como vai exercer a posição paterna estará intimamente relacionada a sua história como filho na relação com seus pais, familiares e contexto social em que se encontra e se relaciona nas trocas de afeto.
Acredito que é um desafio e uma oportunidade de rever sua história e estabelecer um bom vínculo afetivo que um bebê necessita para seguir bem seu desenvolvimento.

Olá, ocorrem alterações químicas cerebrais e físicas que influenciam diretamente a pessoa (pai) a se adaptar a essa nova realidade, que vai desde o amadurecimento e a afetividade para o vinculo pai e filho. No entanto, vale ressaltar o que outros colegas já disseram, a história de vida desse novo pai e suas experiências estará bem relacionada com a forma que irá exercer sua paternidade.
Pergunta ampla e importante. Imagino que você busque saber, através das mudanças cerebrais, quais seriam as mudanças comportamentais e emocionais principalmente. Nosso cérebro tem uma plasticidade muito grande, ou seja, se molda e se adapta conforme o que fazemos, praticamos, estudamos, situações de mudança na vida, etc. Porém, ao se tornar pai ou mãe, não apenas mudanças cerebrais ocorrem, mas retornam pontos muito importantes da nossa própria infância e da maternidade/paternidade que nós mesmos tivemos. Caso você queira entender melhor o que ocorre com você nesse momento, diria para buscar um psicanalista. Com esse profissional será possível falar dos seus problemas e questões ainda não resolvidas. Às vezes o impacto do nascimento de um filho é tão grande que começamos a sentir medos e ter reações que nunca imaginaríamos ter, mas que são, na verdade, reflexo de coisas que escondemos de nós mesmos de forma inconsciente. Isso é normal, todos temos esses mecanismos de defesa. Eles só precisam ser trabalhados quando situações de nossas vidas tornam esses mecanismos mal adaptados ou danosos a vida. Espero ter ajudado. Abraço!
Olá! Quando um homem se torna pai, ocorrem várias mudanças no cérebro que facilitam o vínculo com o bebê e a paternidade. Há um aumento na liberação de ocitocina, também conhecida como o "hormônio do amor", que promove comportamentos de cuidado e apego. Os níveis de prolactina e estrogênio também podem aumentar, enquanto a testosterona pode diminuir, contribuindo para um comportamento mais protetor e menos agressivo. Além disso, áreas do cérebro associadas à empatia, emoção e motivação, como a amígdala e o córtex pré-frontal, mostram maior atividade, ajudando o pai a se conectar emocionalmente com o filho e a responder às suas necessidades. Essas mudanças ajudam a fortalecer o vínculo pai-filho e a promover um ambiente familiar seguro e amoroso.
A paternidade provoca várias mudanças significativas no cérebro de um homem, influenciando seu comportamento, emoções e cognição. Estas alterações são mediadas por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Aqui estão algumas das principais mudanças que ocorrem no cérebro de um homem ao se tornar pai:

Alterações Hormonais
Aumento da Ocitocina:

Conhecida como o "hormônio do amor", a ocitocina aumenta durante a paternidade, promovendo comportamentos de vinculação e cuidado. Este hormônio é crucial para formar e fortalecer o vínculo emocional com o bebê.
Redução da Testosterona:

Estudos mostram que os níveis de testosterona tendem a diminuir nos homens que se tornam pais. A redução da testosterona está associada a um aumento na sensibilidade emocional e na disposição para cuidar do filho, ajudando a facilitar um comportamento mais nutritivo e menos agressivo.
Aumento da Vasopressina:

A vasopressina está associada a comportamentos de proteção e cuidado paterno. Este hormônio ajuda a fortalecer o vínculo entre pai e filho, incentivando a dedicação e a proteção do bebê.
Mudanças no Cérebro
Ativação da Rede de Cuidado Parental:

Áreas do cérebro associadas ao cuidado, como o córtex pré-frontal, a amígdala e o núcleo accumbens, mostram maior ativação. Estas regiões são importantes para a empatia, a tomada de decisão e a recompensa emocional, todas cruciais para o cuidado efetivo de uma criança.
Neuroplasticidade:

A paternidade pode aumentar a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro de reorganizar-se e formar novas conexões. Isso pode ajudar os pais a aprenderem rapidamente as habilidades necessárias para cuidar de um recém-nascido e responder de maneira adaptativa às suas necessidades.
Aumento da Sensibilidade ao Choro do Bebê:

Os cérebros dos pais tornam-se mais sensíveis ao som do choro do bebê, resultando em uma resposta mais rápida e eficaz para confortar e atender às necessidades do filho. Esta sensibilidade é crucial para a sobrevivência e bem-estar do bebê.
Alterações Psicológicas e Comportamentais
Maior Empatia e Sensibilidade:

Com as mudanças hormonais e a ativação das áreas cerebrais relacionadas ao cuidado, os pais muitas vezes experimentam um aumento na empatia e na sensibilidade às necessidades e emoções de seus filhos.
Mudança nas Prioridades:

Muitos homens relatam uma mudança nas prioridades após se tornarem pais, com um maior foco na família e no bem-estar dos filhos. Este ajuste pode ser refletido em decisões de vida, como trabalho e estilo de vida.
Redução do Estresse e Aumento da Resiliência:

A paternidade pode trazer uma sensação de propósito e realização, ajudando a reduzir o estresse e aumentar a resiliência emocional. O vínculo com o filho pode proporcionar uma fonte de suporte emocional e alegria, apesar dos desafios que a paternidade apresenta.
Conclusão
A paternidade provoca uma série de mudanças complexas e interconectadas no cérebro de um homem, influenciando hormônios, neuroplasticidade e redes de cuidado parental. Essas mudanças promovem o vínculo com o bebê, aumentam a empatia e a sensibilidade, e ajudam os novos pais a se adaptarem ao papel de cuidar de seus filhos. Buscar compreender e apoiar essas mudanças pode ser fundamental para o desenvolvimento de uma relação saudável e forte entre pai e filho.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!