O que acontece no cérebro de quem tem TOC?

11 respostas
O que acontece no cérebro de quem tem TOC?
Embora não exista nenhum marcador biológico para estabelecer diagnóstico do Transtorno Obsessivo Compulsivo exames de Ressonância Magnética Nuclear Funcional apontam existência de maior atividade no lobo frontal de pessoas com TOC comparadas àquelas que não possuem o transtorno, além da existência de maior perfusão no Núcleo Caudado. Exames de SPECT (Tomografia Computadorizada por emissão de Fóton único) demonstram maior atividade no lobo frontal em relação ao lobo occiptal em pessoas sem tratamento farmacológico. Após tratamento adequado com psicofarmácos o cérebro tende a ter configuração da perfusão (atividade cerebral) uniforme em todas as áreas cerebrais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendo esquecer o cérebro. O que, imagino, lhe importa é o seu (?) comportamento. Querer saber do cérebro me parece uma fuga do problema que você, no entanto, parece que está querendo resolver.

Um comportamento indesejado o é pelos seus efeitos, seja para a pessoa seja no ambiente social, tal como a família, que ele volta como efeito indesejado à pessoa pelas reações negativas do ambiente. Ou seja, o comportamento é indesejado pelo sentido que ele faz e o sentido que ele representa e expressa.

Este é o ângulo de ataque da psicoterapia: falar sobre o comportamento e o que ele significa para você.

O tratamento química cuja repercussão se pode observar no cérebro em termos de "atividade" (nos não sabemos em quê consiste esta atividade, só a medimos pela presença de sangue) em certos lugares do cérebro. Mas ele tem efeito só enquanto age, não muda nada no TOC como comportamento normal da pessoa, não cura.
Apesar de ainda não estar claramente demonstrado como os transtornos psiquiatricos de fato se manifestam, seja o TOC como outros, sabemos que podem ser alterados, corrigidos, minimizados, estabilizados mediante o uso de Inibidores de Recaptação Seletiva de Serotonina. A serotonina é um dos inumeráveis neurotransmissores do cérebro. Se sua pergunta refere-se ao "cérebro", podemos dizer que a neuroquimica cerebral está alterada e é corrigida com medicações. As psicoterapias, especialmente as terapias cognitivas comportamentais, ajudam com que a pessoa lide melhor com suas ansiedades, temores,necessidade de controle, etc. Entretanto os estudos confirmam que o tratamento primeira linha do TOC são as medicações e são a primeira escolha.
Olá!

Do ponto de vista organico:
Estudos apontam que a neuroquimica é alterada mediante estimulação externa ou interna (acontecimentos na vida ou pensamentos). No caso do TOC, ocorre intensa ansiedade a ser eliminada e seu cérebro terá desequilibrio de serotonina, por exemplo, e outros neurotransmissores.

Do ponto de vista Psiquico:
Você condiciona seu organismo a agir de forma supersticiosa, repetitiva para garantir resultados ou aliviar seu seu pensamento sobre algo ruim de se lembrar ou pensar (ex: eu morrer, algo ruim acontecer com meu filho, etc).

Abraços!
Creio que você precise especificar melhor essa questão, pois em que sentido você gostaria de saber? No sentido dos pensamentos, há uma inundação de pensamentos obssessivos e catstróficos que há, e que precisam ter certos "rituais" que irão conduzir esses pensamentos, como se a catástrofe seja impedida devido a estes rituais. No sentido neurológico não há nenhuma evidencia que ocorra algum problema, a pessoa acometida com TOC, precisa de ajuda profissional e a terapia mais indicada é a Terapia Cognitiva Comportamental acompanhada ou não de medicações, dependendo de avaliações médicas e psicólogicas.
É simples assim: No cérebro, sempre haverá alguma atividade em função de pensamentos. O TOC, ocorre nas atividades do Aparelho Psíquico, que é uma coisa diferente de "Cérebro". Este, acomoda a Mente e o Aparelho Psíquico. Agora quanto ao TOC, é um distúrbio do Aparelho Psíquico causado provavelmente por grandes castigos para pequenos erros na infância. Por exemplo, "Você vai ficar doente e infectado se não lavar as mãos antes de comer". Dito a uma criança, soa como se "não lavar as mãos antes de comer leva a morte". É como uma grande catástrofe por um ato insignificante. É claro que é curável e deve ser feito por terapia e como digo sempre, remédio só em ultimo estágio. Procure um profissional sério e responsável.
O TOC implica um sofrimento e prejuizo significativo a si mesmo e `as pessoas com quem se relaciona.
Os sintomas obsessivos envolvem pensamentos em circulos com dúvidas ruminativas ou de controle obstinado. A compulsão se dá em atos repetitivos ,num fazer e desfazer constante ou em forma de rituais.
Há um enorme gasto de energia e uma incapacitação crescente se não houver tratamento adequado com psicoterapia e conforme a gravidade dos sintomas, medicação psiquiátrica.
Olá. O TOC é marcado por pensamentos obsessivos (ruminações -pensamentos repetitivos) seguidos de compulsões (ações que o sujeito sente-se obrigado a realizar com a ideia de que essas ações "neutralizam" ou eliminam possíveis catástrofes) que proporcionam certo alívio, ou um alívio temporário, digamos assim, até que o ciclo se reinicie. Espero ter ajudado.
Segundo modelos neurobiológicos a manifestação dos sintomas estaria ligada a hiperatividade de regiões do circuito córtico-estriado-pálido-talâmico-cortical (CEPTG).
O circuito CEPTG é a principal via envolvida nos modelos fisiopatológicos atuais do TOC, mas não a única.
Em relação ao nivel de funcionamento intelectual global, pacientes com TOC não apresentam diferenças, principalmente por suas habilidades verbais.

Como sua pergunta foi sobre o cérebro respondi o mais pontual possível.

Obrigado.
Att Daniel Lataro De Robbio - Neuropsicólogo.
Olá! A resposta mais simples e sincera que posso lhe fornecer é que não sabemos ainda o que causa o TOC. Pesquisas atuais vêm avançando e fornecendo diretrizes e modelos hipotéticos na tentativa do entendimento deste transtorno. O que sabemos é que fatores que estão envolvidos são: a predisposição genética, situações de estresse, fatores neurobioquímicos, alterações hormonais durante a evolução da gravidez e após o parto e fatores psicológicos, entre outros. A interação desses diversos fatores tem fundamental importância na formação e no funcionamento das estruturas, dos circuitos e das conexões interneuronais. Espero ter respondido a sua pergunta. Abraço Soraya Elias
No cérebro de quem tem TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), há uma comunicação anormal entre áreas que controlam pensamentos e comportamentos. Isso pode causar pensamentos repetitivos e a necessidade de realizar certas ações para aliviar a ansiedade. Com tratamento adequado, como terapia e medicação, é possível gerenciar esses sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.