O que acontece com o cérebro de uma pessoa com essa doença?

6 respostas
O que acontece com o cérebro de uma pessoa com essa doença?
Para uma descrição mais adequada, deve-se identificar o tipo de demência (Alzheimer, vascular, etc), pois cada uma tem um substrato anatomopatológico diferente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse cérebro apresenta um decréscimo progressivo das funções cognitivas referentes à memória , ao pensamento, à linguagem, ao raciocínio e também ao comportamento.
Há pesquisas com o exame pos-mortem do cérebro de pessoas com mal de Alzheimer que apontam a presença de placas de uma proteína específica (beta-amiloide), que bloqueiam sinapses, geram inflamações e ativam ações do sistema imunológico que destroem células nervosas. A enzima responsável por degradar essa proteína parece estar ausente ou inativa no cérebro das pessoas com a doença.
Existe vários tipos de demências. Em cada uma delas há alterações anatômicas e cognitivas específicas. Por isso, uma avaliação detalhada é importante.
O cérebro sobre uma retrogênese! É como se ele fosse perdendo de maneira gradual tudo aquilo que levamos uma vida inteira para aprender. E quando afirmamos isso, devemos considerar as memórias, as histórias... As paixões, os medos! Tudo que somos.Um forte abraço!
A demencia é uma sindrome onde ocorre um declínio progressivo das funções cognitivas (memória, linguagem, funções executivas, etc.) Existem vários tipos de demência, Alzheimer, demência vascular, DM por corpos de Lewy, Demencia frontotemporal, doença de Huntington, etc). As alterações encontradas no cérebro são placas senis e emaranhados neurofibrilares (depósito de beta-amilóide e proteina Tau ou outro) que comprometem o funcionamento dos neurônios gerando uma atrofia no córtex ou em regiões de substancia branca (depende do tipo de demência). Também as proteínas envolvidas e a região podem ser diferentes dependendo do tipo de demencia. A falta de oxigenação também pode ser causa de demencia (vascular). Abraço

Especialistas

Camilla Ribeiro de Oliveira

Camilla Ribeiro de Oliveira

Neurologista

Alfenas

Poliana Chueri Lima

Poliana Chueri Lima

Geriatra, Especialista em clínica médica, Especialista em dor

São Paulo

Isadora Góis

Isadora Góis

Geriatra

Natal

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.